Como fazer intercâmbio na Europa: dicas e destinos

Visitar a Europa a passeio é uma experiência incrível. Mas não é como fazer intercâmbio. Passar mais tempo em um país, estudando e aprendendo outro idioma, é o que realmente possibilita um choque cultural profundo. Viver outros costumes no dia a dia faz qualquer um rever conceitos e se transformar.

Se você tem o sonho de estudar em um país da Europa, mas não tem a mínima ideia de como fazer intercâmbio, fique de olho nas dicas deste artigo. Aqui, vamos apresentar algumas opções de destinos e cursos para você viver momentos de aprendizagem incríveis em um continente belíssimo.

Vamos lá? ✈✈✈

Estudar em Paris
Em Paris, você pode estudar e conhecer mais de 120 museus. Que tal? Foto: iStock, Getty Images

Como fazer intercâmbio na Europa: 4 opções

Cidades com excelente infraestrutura e ampla diversidade cultural, gastronômica e artística não faltam para o seu intercâmbio no continente europeu. Difícil é escolher a melhor.

Para ajudar nas definições do seu intercâmbio na Europa, selecionamos aqui o top 4 dos melhores destinos para estudantes no Velho Continente. Essas cidades apareceram entre as mais procuradas pelos brasileiros em estudo da Association of Language Travel Organizations.

1. Londres

Londres
Londres: onde história e modernidade se misturam. Foto: iStock, Getty Images

A Inglaterra é o destino certo para quem deseja fazer um intercâmbio em uma cidades que é, ao mesmo tempo, histórica e moderna. Se você quer aprimorar o inglês britânico, que tal passar um tempo em Londres? A metrópole tem um transporte público eficaz e oferece vários atrativos para o tempo livre: museus, galerias, shows, pubs, parques e por aí vai.

Há, ainda, outras opções de cidades próximas que podem ser ideais para um intercâmbio, como Cambridge, Liverpool, Manchester e Brighton.

Várias dicas sobre Londres você encontra no Mapa de Londres 😉

2. Barcelona

Barcelona
Barcelona: estudo e agito na dose certa. Foto: iStock, Getty Images

Além de ter uma clima acolhedor, Barcelona é repleta de universidades renomadas e conta com uma cultura rica. Isso sem falar na beleza da cidade, com ar cosmopolita e diversas opções de lazer, vida noturna e gastronomia à disposição. Não é à toa que o destino é um dos preferidos entre os jovens que desejam aprimorar o espanhol.

Outras cidades muito procuradas para intercâmbio na Espanha são Madrid, Salamanca, Valência e Navarra.

3. Dublin

Dublin
Dublin abriga estudantes de todo o mundo. Foto: iStock, Getty Images

Procura uma opção de destino com custo de vida relativamente baixo, regado a deliciosas cervejas, alternativas de lazer nas horas livres e paisagens incríveis? Então o melhor lugar para o seu intercâmbio é Dublin, na Irlanda. Moderna, a capital oferece qualidade de vida e ótimas opções de cursos de inglês.

Outro atrativo de Dublin é o fato de que o visto de estudante também permite que você trabalhe no país em vagas de meio período. Além da capital da Irlanda, cidades como Cork, Limerick, Galway e Ennis também têm alta procura por intercambistas.

4. Paris

Paris
Paris: nada como estudar entre aulas e macarons, não é? Foto: iStock, Getty Images

Já imaginou estudar francês em Paris? Très chic! 🗼 Sem dúvidas, a capital da França é um dos maiores polos mundiais de negócios, arte, gastronomia e cultura. Representa um destino elegante e repleto de atrações para as horas vagas: a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, os parques da cidade, além de diversos outros pontos turísticos.

Opções de cursos para o seu intercâmbio na Europa

Há muitas opções de intercâmbios na Europa. Alternativas existem tanto para quem tem por objetivo aprimorar um idioma, quanto para quem deseja cursar uma faculdade, se especializar em determinada área, ou realizar um mestrado ou doutorado.

Se você quiser consultar opções de bolsas de estudo, neste post entregamos várias dicas sobre como conseguir uma e quais são os principais programas para se inscrever. Quando o assunto são escolas de idiomas, também existem várias que podemos citar.

Por exemplo: LSI Paris e Sprachcaffe Paris na capital da França, don Quijote Barcelona e Enforex Barcelona, na Espanha, ATC Dublin e a Atlantic Language Dublin, na Irlanda.

Agência de intercâmbio na Europa

E para quem busca uma agência de intercâmbio que pode ajudar nesse planejamento, nós recomendamos a Global Active Study, que organiza diversas modalidades de intercâmbio em todo o mundo. A empresa fica em Brighton, cidade universitária pertinho de Londres. O dono, o gaúcho Luciano Baldauf, é muito solícito, tem grande experiência na área e ajuda em todos os passos para a realização do sonho de estudar fora do Brasil.

A agência Global Active Study oferece muitos cursos interessantes, não apenas para quem quer aprender inglês, mas também para quem busca uma pós-graduação ou um curso em áreas como Medicina, Moda, Design, Comunicação e Direito.

Em Londres, por exemplo, a agência oferece cursos de Inglês jurídico para jovens advogados, com visitas a cortes cíveis e criminais. Outro exemplo: para estudantes de moda, a empresa oferece cursos de curta duração no Istituto Marangoni. Demais, né?

E aí, descobriu como fazer intercâmbio na Europa? O que achou das dicas? Em qual país você gostaria de estudar? Comente 😀

Deixe uma resposta