5 comidas típicas da Irlanda que não podem faltar na sua viagem

Se você chegou a este artigo buscando descobrir com quais comidas típicas da Irlanda vai se deparar no seu intercâmbio ou viagem turística, nós temos boas notícias. O território irlandês é recheado de delícias disponíveis em pubs, restaurantes ou mesmo feirinhas de rua. Prepare-se para explorar uma gastronomia surpreendente. 😊

É fato que a Irlanda, assim como a Inglaterra, não tem uma fama excelente quando o assunto é culinária. Seus pratos mais rústicos contrastam com o glamour da cozinha francesa ou italiana, por exemplo. Mas, acredite: nem por isso são menos deliciosos. Com ingredientes e temperos marcantes, as receitas típicas irlandesas vão conquistar seu paladar.

Irish Stew
Irish Stew é um clássico irlandês. Foto: iStock, Getty Images

5 comidas típicas da Irlanda

Então, preparado para conhecer as comidas típicas da Irlanda que você precisa experimentar? 👌

Já vamos avisar que, ao provar um desses pratos, ninguém sai passando fome. Compostas por ingredientes densos como batatas, diferentes tipos de carnes, grãos e legumes, tais receitas são capazes de saciar qualquer um:

1. Irish Stew

Os ensopados são muito consumidos na Irlanda e elaborados em inúmeras variações (alguns inclusive levam a cerveja Guinness na receita). Mas o mais tradicional, o Irish Stew, é um guisado elaborado a partir de carne de carneiro ou cordeiro, batatas, alho, cenoura, alho e aipo.

O toque final são temperinhos, como pimenta, manjerona e salsa, que tornam essa espécie de sopa perfeita para consumir no inverno e aquecer o corpo. Com muito sabor.

2. Irish Breakfast

Dizem que o Irish Breakfast cura até a ressaca do dia anterior. Então, depois de curtir a noite em um pub, você precisa provar esse café da manhã reforçado. Na lista de ingredientes entram salsicha irlandesa, bacon, chouriço, ovo, feijão adocicado e torradas. Como acompanhamento, você ainda vai receber um chá preto com leite.

3. Dublin Coddle

Como o nome já sugere, esse é um prato bem típico de Dublin. Perfeito para o almoço ou jantar (acompanhado de uma Guinness geladinha), ele é elaborado com batatas cortadas em rodelas, bacon, linguiça defumada e cebola. O resultado da mistura dos ingredientes é para ninguém botar defeito.

4. Boxty

A batata é um dos ingredientes básicos das receitas irlandesas. A Boxty nada mais é do que uma panqueca frita, só que feita com batatas. Ela pode ser consumida em qualquer hora do dia e receber outras iguarias deliciosas como acompanhamento: bacon, cogumelos ou linguiça estão entre as opções.

5. Fish & Chips

Não é só em Londres que você vai encontrar o saudoso Fish & Chips. Por aqui, a mistura do peixe frito empanado com batatas fritas crocantes também está presente e é uma das comidas típicas da Irlanda. Trata-se de um prato básico, mas absolutamente delicioso. Sugerimos que não deixe de provar.

Guinness, a cerveja típica da Irlanda

Impossível falar em gastronomia na Irlanda sem mencionar a Guinness: a mais deliciosa cerveja do mundo. A cervejaria típica irlandesa, que iniciou suas atividades em 31 de dezembro de 1759 no coração de Dublin, hoje é famosa ao redor do mundo. Mas nada se compara a tomar um pint na cidade onde a história da bebida icônica começou.

A Guinness é famosa por diversos motivos, mas seu sabor e aparência incomparáveis são os principais: a espuma cremosa e densa no topo em contraste com a cor da cerveja preta no topo do copo são de deixar qualquer um com água na boca. Você vai encontrar a bebida em praticamente todos os pubs de Dublin.

E, se quiser descobrir um pouco mais sobre a história da Guinness, sugerimos este artigo: “4 motivos para declarar seu amor à Cerveja Guinness”.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas da Irlanda? Quais você quer provar? Comente. 🍻


Deixe uma resposta