O que visitar na Itália: confira uma dica de roteiro

Roma, Florença, Bolonha, Milão, Veneza…com tantas cidades incríveis, não faltam opções do que visitar na Itália. O país, no centro-sul da Europa, exala história e grandiosidade, seja através de seus imponentes monumentos ou mesmo da natureza que o cerca. Do Coliseu à Ilha Sicília, o território italiano surpreende. 😍

Devido às cidades clássicas incrivelmente românticas, a Itália é sempre uma opção incrível de destino para os apaixonados. Fãs de gastronomia também sabem que não vão se decepcionar com os fartos risotos e tortellis italianos. Já quem viaja em busca de belas paisagens, descobre cidades surpreendentes como Volterra e Nápoles.

Resumindo: é difícil alguém não se apaixonar pela Itália. Se você pretende explorar o país em breve, confira abaixo as nossas dicas. 😉

Venice.
Veneza merece entrar no seu roteiro pela Itália. Foto: iStock, Getty Images

O que visitar na Itália em 7 dias

Há muitos roteiros possíveis pelo território italiano, basta olhar o mapinha em formato de bota e estudar as rotas – sempre lembrando que o ideal é dedicar mais dias para as cidades grandes, onde há muito para se ver. Se você não tem a mínima ideia do que visitar na Itália, vale também consultar uma sugestão de roteiro. ✌️

Para quem vai ao país pela primeira vez, a dica é começar por Roma, a milenar capital italiana. Só para conhecer essa cidade enorme e todos os seus monumentos, como o Coliseu, o Palatino, o Fórum Romano, o Panteão, a Basílica de São Pedro e a Fontana di Trevi, sugerimos que você reserve três dias.

Depois, vale pegar um trem até Florença (cerca de 1h30 de distância), outra cidade incrível com seus contrastes arquitetônicos medievais e renascentistas, que precisa entrar no itinerário. Você vai precisar de pelo dois dias para explorar todas as atrações da cidade, como o Duomo de Santa Maria del Fiore, símbolo de sua riqueza entre os séculos 13 e 14, além da Piazza della Signoria e da Igreja de Santa Croce.

De Florença, você vai partir com destino a Veneza. De trem, são cerca de 2h de distância. Se quiser, você ainda pode fazer algumas paradas estratégicas pelo caminho. Nessa rota, ficam cidades belíssimas como Bolonha e Padova. Já na cidade das gôndolas, atrações não faltam. 

Reserve o dia para visitar alguns dos pontos turísticos mais famosos de Veneza, como o Palácio Ducal, o Palácio dos Prisioneiros, a Basílica de São Marcos e a Ponte dos Suspiros. Para finalizar de forma incrível sua viagem, sugerimos que reserve um dia para fazer um bate-volta e explorar Montepulciano, na região da Toscana, com seus vales e vinhedos.

O que visitar na Itália: lugares incríveis fora da rota tradicional

Vernazza village, aerial view on sunset. Cinque Terre, Ligury, I
Todo o charme de Manarola. Foto: iStock, Getty Images

Se você já conhece as principais cidades da Itália e seus pontos turísticos mais famosos, agora é a hora de ir além e explorar aqueles recantos incríveis fora do circuito tradicional. E acredite: há muitos deles espalhados pelo solo italiano.

Uma ótima alternativa é conhecer a pequena Manarola, a mais antiga e menor cidade de toda a região de Cinque Terre. Ali, nem mesmo carros podem entrar. A melhor pedida é saborear frutos do mar fresquinhos, pescados direto do Mar da Ligúria, enquanto degusta um delicioso vinho de Sciacchetrà. 🍷

Na região da Toscana, há muitos cantinhos incríveis que às vezes passam batidos pelos viajantes. San Gimignano, por exemplo, é uma cidade que abriga nada menos do que 72 torres, erguidas nos séculos 12 e 13. Já Montalcino é um belíssimo vilarejo de apenas cinco mil habitantes, que vivem da produção do vinho Brunello di Montalcino.

E aí, gostou das dicas do que visitar na Itália? Já montou seu itinerário? Conte para a gente nos comentários! 🙂


Deixe uma resposta