Como tirar visto para o Japão: confira as orientações

A Ásia está nos seus planos para a próxima viagem? Então é hora de verificar como tirar visto para o Japão, pois o documento é exigência obrigatória para que brasileiros possam entrar no país. A burocracia pode ser um pouco chatinha, mas o processo de solicitação é simples e ajuda a evitar quaisquer dores de cabeça na sua trip.

Para entrar no país a passeio, é necessário fazer a solicitação do visto de turismo. A boa notícia é que, para emitir o documento, não é preciso fazer entrevista. Basta preencher o formulário exigido e levar ao consulado do Japão mais próximo da sua residência, ao à Embaixada do Japão no Brasil, que fica em Brasília.

Abaixo, você confere mais detalhes explicando como solicitar o visto japonês. 😉

Toquio
Visto é exigência obrigatória para brasileiros entrarem no Japão. Foto: Cesar I. Martins, CC BY 2.0

Como tirar visto para o Japão: passo a passo

Para solicitar o visto japonês, é preciso seguir estas quatro etapas:

1. Preencher o formulário de solicitação

O primeiro passo é disponibilizar as informações solicitadas no formulário disponível no site da Embaixada. Você pode baixar o modelo neste link. Imprima e preencha os campos solicitados, como dados pessoais e informações sobre a viagem, em letra de forma.

No formulário, é preciso acrescentar uma fotografia de 4,5×4,5 ou 3×4. A imagem deve ser recente, tirada no máximo há 6 meses, com fundo branco e sem data. Quando finalizar, assine e coloque a data em que preencheu o documento.

2. Separar a documentação

Antes de solicitar o visto, certifique-se de que você tem os seguintes documentos em mãos: passaporte com, no mínimo, seis meses de validade; formulário impresso da solicitação do visto; uma foto 4,5×4,5 ou 3×4 recente; comprovante da compra de passagem (ida e volta); cópia da Carteira de Identidade e cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

É importante, também, levar algum documento que comprove a finalidade da sua viagem. No caso do visto para turistas, a Embaixada disponibiliza um modelo de cronograma de viagem, onde é possível informar as cidades que você vai conhecer e os hotéis onde vai ficar, por exemplo.

3. Comparecer ao Consulado ou Embaixada

Munido de tais documentos, compareça ao Consulado mais próximo de você ou à Embaixada de Brasília para dar entrada no visto. O tempo de análise o visto de curta permanência é de dois dias úteis. Importante: para dar entrada ou retirar o visto, o próprio requerente deve estar presente no ato.

Caso seja impossível para você comparecer ao local, somente é admitida a solicitação ou retirada por parentes de primeiro grau – mediante apresentação de documento que comprove o grau de parentesco.

4. Pagar a taxa de emissão

No ato de solicitação do visto na Embaixada ou Consulado, é preciso pagar o valor de R$ 77 referente à taxa de emissão do documento. O pagamento deve ser feito no momento da solicitação, em dinheiro, no guichê do Setor de Visto.

Como tirar visto para o Japão: outros casos

Se você vai viajar ao Japão por algum motivo além de turistar pelo país, é necessário prestar atenção a algumas outras exigências específicas. O formulário de solicitação também precisa ser preenchido e entregue no Consulado, mas ao invés de apresentar um roteiro de viagem, você terá de portar outros docs obrigatórios.

No caso de uma viagem a negócios, por exemplo, é necessário portar uma Carta da Empresa, relacionando nomes, telefones e endereços de eventuais empresas a serem visitadas. Já se você viajar ao Japão para participar de um congresso, por exemplo, precisa apresentar uma Carta Convite Individual, como a deste modelo aqui, explicando sobre o evento.

No site oficial da Embaixada do Japão no Brasil estão listados todos os tipos de vistos existentes e as respectivas exigências para cada um deles. Se ainda restarem dúvidas, entre em contato pelo telefone: (61) 3442- 4200.

E aí, entendeu como tirar visto para o Japão? O artigo foi útil para você? Deixe um comentário! 🙃

 


Deixe uma resposta