Roteiro básico: descubra o que fazer em Jericoacoara

Em um cenário decorado por belos coqueiros, dunas, falésias e praias de águas transparentes, descobrir o que fazer em Jericoacoara – ou simplesmente Jeri – não é tarefa difícil. O destino tem atrações tanto para quem só busca um pouco de sossego quanto para quem deseja praticar esportes mais intensos. 🌞🌊

A cerca de 300 km da capital do Ceará, Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara é um simpático município – hoje essencialmente turístico. Mas quem conhece um pouco do passado do local o vê de forma ainda mais apaixonante: há pouco mais de 20 anos, Jeri era apenas uma vila de pescadores isolada do mundo.

Se você pensa em programar uns dias de folga por lá, aproveite para descobrir agora todas as opções do que fazer em Jericoacoara.

Jericoacoara
Jeri é um pedacinho do paraíso na terra. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer em Jericoacoara: 5 opções

Tome nota das principais opções de entretenimento na cidade:

1. Se aventurar em um passeio de bugue

Além de uma praia, Jericoacoara abriga diversas lagoas de águas cristalinas e areia fininha. Um passeio clássico é o de bugue, que percorre o trajeto entre a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Na primeira, é possível curtir uma atmosfera mais rústica e fazer um passeio de jangada. Na segunda, você pode almoçar frutos do mar e depois relaxar nas espreguiçadeiras.

O roteiro ainda pode percorrer as dunas da Barrinha, além das praias do Preá e Riacho Doce.

2. Contemplar o entardecer na Duna do Pôr do Sol

Imagine o espetáculo: em meio a um cenário paradisíaco digno de filme, o sol se põe de encontro ao mar. Bem, em Jericoacoara você pode ver isso ao vivo e a cores. Por volta das 17h, basta ir até a chamada Duna do Pôr do Sol (bem no canto esquerdo da praia) que, em seus 30 metros de altura, garante a visibilidade perfeita.

3. Caminhar até a Pedra Furada

Um dos principais cartões-postais de Jericoacoara é a Pedra Furada, uma formação rochosa esculpida pela natureza. Uma dica é fazer o passeio até lá para tirar algumas fotos: o “monumento” fica a 30 minutos de caminhada, seguindo pelo lado direito da praia. No caminho, vale dar um mergulho na Praia Malhada.

4. Praticar kitesurf

Se você não tem intimidade com esportes aquáticos como Wind e Kitesurfe, Jeri pode ser um bom lugar para aprender. A praia é considerada um dos melhores pontos do litoral brasileiro para a prática, por conta dos ventos favoráveis. O melhor é que por lá você encontra escolinhas que ensinam mesmo quem não tem a mínima ideia sobre como manusear os equipamentos.

5. Andar de quadriciclo

Outra boa opção para quem busca uma dose extra de aventura em Jeri. Há vários pontos do município onde é possível fazer passeios de quadriciclo, incluindo a Lagoa da Torta, em Tatajuba. Entre as alternativas, também está o trajeto até a Lagoa do Cavalo Marinho, que passa pela praia de Mangue Seco e dura, aproximadamente, duas horas.

Explore as praias e lagoas de Jericoacoara

Pedra Furada
Pedra Furada é cartão-postal da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Natureza, natureza, natureza. Essa é a essência de Jeri. A vila é cercada por praias e lagoas, como já mencionamos em algumas das atrações acima. Mas, para você descobrir os recantos verdadeiramente imperdíveis da cidade, separamos aqui alguns dos principais:

Praia Malhada

Fica à direita da vila e é o local perfeito para um banho de mar. Lá também é possível fazer aulas de surf e kitesurf. Você ainda vai encontrar excelentes restaurantes com o melhor da culinária nordestina.

Lagoa Azul

O trecho conhecido como Lagoa Azul, próximo da praia de Preá, é perfeito para contemplar águas que parecem caribenhas e curtir os passeios de quadriciclo. A área tem boa infraestrutura para turistas, com vários barracões.

Lagoa do Paraíso

Se você busca um recanto mais isolado, deve conhecer a Lagoa do Paraíso. Ela fica pertinho do centro de Jericoacoara, mas concentra um número bem menor de turistas – e ainda tem quiosques charmosos e boa comida à disposição.

Praia do Preá

É o point para a prática do kitesurfe, onde a galera apaixonada pelo esporte se reúne. Também vale um banho de mar – mas, nesse caso, tome cuidado para não tombar com os equipamentos.

E aí, gostou das dicas sobre o que fazer em Jericoacoara? Qual das atrações parece a melhor? Comente! 😎

Deixe uma resposta