Onde fica Machu Picchu? Entenda a localização

O Peru é um país histórico e recheado de sítios arqueológicos. Por isso, antes de fazer uma viagem, é bom entender bem onde fica Machu Picchu, como chegar até lá, quais são as cidades vizinhas e onde se hospedar. A logística é importante para não tornar sua viagem extremamente cansativa. 👍

Se você pensa que Machu Picchu fica bem pertinho de Cusco, está enganado. Trata-se de uma cidade perdida dos Incas, descoberta pelo historiador Hiram Bingham, em 1911. Para acessá-la, há muitas possibilidades, incluindo trilhas longas, médias e curtas.

Descubra, a seguir, mais alguns detalhes sobre a localização de Machu Picchu.

Viagem para Machu Picchu
A viagem para Machu Picchu é uma experiência intensa. Foto: iStock, Getty Images

Entenda onde fica Machu Picchu

As ruínas de Machu Picchu estão localizadas no topo de uma montanha, a cerca de 2.400 metros de altitude. Elas ficam no chamado vale do rio Urubamba, situado a 112 km de Cusco. A distância entre ambos os locais é de, aproximadamente, quatro horas. 

Não é possível ficar hospedado nos arredores do Machu Picchu, pois ele é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Na prática, isso significa que é proibido haver hotéis e acomodações ali. A alternativa mais próxima é um vilarejo chamado Aguas Calientes, onde a maioria dos viajantes se hospedam. 

Já chegar ao Machu Picchu pode ser uma experiência diferente para cada pessoa – dependendo da forma escolhida. Partindo de Aguas Calientes, a opção mais ousada é acessar a montanha a pé, pela Trilha Inca. Há várias rotas a partir da ferrovia (onde passam os trens que fazem o trajeto Cusco – Machu Picchu), que levam em torno de quatro dias.

Para quem não tem muito preparo físico, a dica é chegar até a base da montanha percorrendo um trecho de trem, para então acessar os degraus que levam ao pico. É bom treinar: são cerca de três a cinco horas de subida. Mas a vista de cima compensa. Sem falar que é uma daquelas aventuras inesquecíveis. 

Rotas alternativas para Machu Picchu

Se você quiser ir além do passeio tradicional e contemplar de forma completa a cidadela dos Incas, também há opções. É possível, por exemplo, escalar as montanhas de Huayna Picchu, em um trajeto que leva entre 45 e 90 minutos, ou percorrer o caminho que leva à Ponte Inca, nos arredores de Machu Picchu.

Pessoas aventureiras, acostumadas com trilhas e montanhistas podem achar interessante percorrer outras montanhas no percurso, antes de chegar efetivamente ao Machu Picchu. Warmiwañusqa e Runkuraqay, por exemplo, ficam a mais de 3.800m acima do nível do mar.

Mas mesmo quem já tem certa experiência precisa ir bem preparado: enjoo e tontura são sintomas do mal-estar popularmente chamado de soroche, ocasionado por conta da altitude das ruínas. A solução pode ser experimentar o famoso chá de coca, que ajuda a amenizar um pouco o problema.

Apesar de ser óbvio, vale lembrar: quando for subir o Machu Picchu, certifique-se de usar roupas esportivas e bem confortáveis. Água e um lanchinho também podem cair bem, já que o passeio é longo.

Conseguiu entender melhor onde fica Machu Picchu? Pretende conhecer a cidadela em breve? Conte para a gente nos comentários. 😎


Deixe uma resposta