5 pontos turísticos de Madri para incluir no roteiro

Catedrais, palácios, museus, estádios, praças e jardins. Esses são alguns itens que entram na lista de pontos turísticos de Madri para incluir no seu itinerário pela capital da Espanha. Assim como no restante da Europa, a cidade possui um patrimônio histórico que transporta o viajante ao passado, com seus monumentos imponentes e arquitetura em estilo medieval.

Se você não tem a mínima ideia de quais pontos turísticos visitar na sua estadia por Madri, vamos dar uma ajudinha com algumas dicas. A boa notícia é que, por ser multicultural e diversificada, a capital espanhola agrada aos mais variados perfis de viajantes: dos amantes das artes até os apaixonados por esportes.

Preparado para conhecer os cantinhos mais incríveis de Madri? 💕

Top 5 pontos turísticos de Madri

Como estamos falando da maior cidade de toda a Espanha, é claro que cinco pontos turísticos são apenas o início de tudo o que há para explorar. Mas, se você quer visitar aqueles lugares essenciais que exprimem a essência da capital, não deixe de passar pelos listados abaixo.

Plaza Mayor

Plaza Mayor
Plaza Mayor é um dos recantos apaixonantes de Madri. Foto: iStock, Getty Images

Grande e repleta de lojas e restaurantes, a Plaza Mayor é um dos símbolos de Madri – e um daqueles lugarzinhos “onde a vida acontece” na cidade. Trata-se de uma praça muito frequentada pelos moradores locais, que lá curtem a noite e se reúnem para tomar um café e jogar conversa fora.

Além de um passeio interessante, nessa praça é possível observar a arquitetura antiga da Espanha, com pórticos e estruturas em pedra. Isso porque suas origens remontam ao século 15.

Mercado de San Miguel

Mercado_de_San_Miguel-
O charmoso Mercado de San Miguel. Foto: Tamorlan , CC BY 3.0

Parada obrigatória para um lanche, o Mercado de San Miguel é um símbolo da vida agitada na capital da Espanha. Ele opera dia e noite e pode ser o local certeiro para saborear deliciosas tapas e outros pratos típicos do país, por um precinho camarada. Isso sem falar que faz parte do cenário da cidade desde a segunda metade do século 19.

Puerta del Sol

Puerta del Sol
Puerta del Sol é parte da alma de Madri. Foto: iStock, Getty Images

Palco de celebrações e eventos, Puerta del Sol é o principal ponto turístico de Madri, o verdadeiro coração da capital. É nessa praça que ocorrem as principais comemorações de ano novo na cidade, quando os madrilenhos comem 12 uvas como um rito de boa sorte.

O local também marca o km 0 da Espanha, onde iniciam as maiores rodovias que cortam o país, além de abrigar a famosa estátua de Oso y Madroño. Não deixe de conhecer.

Palácio Real

Royal palace, Madrid, Spain
Palácio Real é um dos cartões-postais da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Sem dúvidas, um dos mais importantes pontos turísticos de Madri. O Palácio Real é uma das diversas residências oficiais do Rei Juan Carlos, mas como só é utilizado em recepções importantes ou momentos solenes, pode ser visitado pelos turistas que desbravam a Espanha.

Como a maioria dos palácios europeus, o Palácio Real de Madri é repleto de esculturas, quadros e pinturas. Sua arquitetura barroca riquíssima em charmosos detalhes é outro fator que chama atenção.

Estádio Santiago Bernabéu

Santiago Bernabéu Stadium
Santiago Bernabéu é um dos sagrados templos do esporte da Espanha. Foto: iStock, Getty Images

Imperdível para os amantes de futebol, o Estádio Santiago Bernabéu também faz parte do cenário de Madri. A casa do Real Madrid, um dos clubes mais famosos e notáveis da história do futebol, é repleta de atrativos.

A dica é fazer uma visita guiada e explorar os cantinhos desse templo esportivo: o campo, os vestiários, o banco de reservas e todas as principais áreas dos bastidores. Aproveite também para contemplar a sala de troféus, que exibe algumas das principais conquistas do Real Madrid. Uma experiência para ficar na memória.

Roteiro cultural pelos pontos turísticos de Madri

Se você é fã de arte, deve estar se perguntando: onde estão os museus na lista de pontos imperdíveis de Madri? Estamos chegando lá. São tantos acervos incríveis, que vale dedicar uma parte do artigo só para eles. Começando pelo Museu do Prado, certamente o mais incrível da cidade.

No acervo do Museu do Prado, o visitante encontra mais de 15.000 objetos de arte, além de obras de artistas como Goya, Velázquez e El Greco. O grande destaque é o quadro “As Meninas”, de Velázquez, considerado uma obra-prima no meio artístico. A dica é focar nos quadros que você deseja ver, porque o acervo inteiro só poderia ser percorrido em pelo menos três dias.

O segundo museu mais visitado de Madri é o Reina Sofia, de extrema relevância por sua notável coleção contemporânea, incluindo obras de artistas como Picasso e Dalí. A grande estrela do acervo, sem dúvidas, é a famosa “Guernica, de Picasso.

Por fim, sugerimos ainda uma visita ao Thyssen-Bornemisza, um museu com obras referentes a diferentes épocas, distribuídas em salas temáticas. Lá você encontra desde Van Gogh e Tiziano, até El Greco e Monet.

E aí, gostou de conhecer os principais pontos turísticos de Madri? Quais você pretende incluir no roteiro? Comente. 😊

 

Deixe uma resposta