Conheça 10 comidas típicas do México

As comidas típicas do México são consideradas patrimônio cultural da humanidade.

Parece mentira, né? Mas é verdade: a gastronomia do México ganhou esse título da Unesco.

Populares em todo o mundo, os pratos típicos do México são marcantes, e alguns deles são realmente irresistíveis.

Pelo bem de sua cultura (gastronômica, pelo menos), vamos conhecer a seguir quais são as principais comidas típicas do México.

Como são as comidas típicas do México

As comidas típicas do México surgiram a partir de práticas e ingredientes dos povos pré-colombianos. Em particular, os Astecas foram quem deixaram a maior herança gastronômica para o país. Com a chegada dos espanhóis posteriormente, outros costumes e produtos também foram introduzidos, dando origem à culinária tradicional mexicana.

Os povos nativos consumiam pratos a base de milho, a tortilla com feijão e ervas é um bom exemplo. Uma série de outros produtos como vinho, arroz e carne de gado foram trazidos pelos colonizadores, além de especiarias e outros temperos.

A maioria dos ingredientes típicos mexicanos são de origem pré-colombiana e junto com outros alimentos trazidos por europeus, constituem a base dos pratos principais. Por exemplo, na Quesadilha, o queijo e a carne de vaca foram introduzidos pelos europeus. Já a tortilla e  chilli são feitos a base de milho, o ingrediente nacional principal.

A comida mexicana é marcante, com sabor mais picante e muito característico. É muito popular em todo o mundo. Devido a algumas das práticas tradicionais usadas no cultivo de ingredientes e outras técnicas pré-colombianas, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010.

Vamos conhecer agora 10 dos pratos mais representativos do México.

10 comidas típicas do México

Os ingredientes mais usadas nos pratos mexicanos são o milho, chamado de maíz, o feijão e a pimenta. Carnes, tomate, abacate e temperos diversos também são muito comuns. Vamos ver 10 comidas típicas que usam esses ingredientes e mais alguns doces e bebidas tradicionais.

Guacamole

Guacamole é um dos pratos típicos mexicanos. Foto: Domínio Público

Um dos pratos mais populares no México e também nos restaurantes mexicanos ao redor do mundo. O ingrediente principal é o abacate. Também leva pimenta(você vai ver ela em muitos pratos), cebola, tomate e temperos a gosto do cozinheiro. Geralmente é consumido com Nachos(que também estão na nossa lista) ou como recheio para outros pratos. Consiste em uma espécie de purê de abacate bem apimentado.

Chilli con Carne

O Chilli é feito de carne moída com feijão, acrescido  de  um molho de tomate bem apimentado. Também é uma comida que serve de acompanhante para Nachos, Tortillas e outras mais.

Tortillas

A Tortilla é um pão em forma de disco, normalmente servido como entrada. Pode ser feito com milho ou trigo e o recheio é o que caracteriza o tipo da Tortilla. Dentre as mais consumidas estão:

  • Quesadilla:Tortilla com recheio de queijo
  • Enchillada: tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo. É cozinhada no Chilli, o que a deixa bem apimentada
  • Tostada: Tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e coentro
  • Panucho: Tortilla frita com purê de feijão.

Burrito

Também pode ser considerado um tipo de Tortilla. É preparado com a massa tradicional de tortilla e servido com recheios diversos. Os mais comuns são carnes, queijo, feijão, chilli, , tomate e outros mais.

Taco

O Tacoé outro derivado das tortillas. É feito com a tortilla de milho e recheado geralmente com carne, alface, queijo e outros ingredientes a gosto. O Taco é um ótimo lanche para ser comido no intervalo da manhã ou da tarde.

Nacho

Os nachos podem ser feitos com a tortilla frita. São bem crocantes possuem um formato triangular que lembra os Doritos. Inclusive, é comum restaurantes mexicanos servirem doritos para comer com molhos diversos, como Chilli e guacamole. Os Nachos também são servidos com vários molhos e acompanhantes, como pimenta, Chilli, carne moída e cheddar.

Mixiote com carne

Esse prato é uma refeição completa. Trata-se de um guisado de carne que tem um aspecto especial devido às folhas de Agave usadas no prato. Na verdade, o guisado é servido em uma película que se desprende das folhas de Agave, o que dá uma aparência diferenciada para o prato.

Mole Poblano

O Mole Poblano não é exatamente uma refeição. É um molho tradicional mexicano feito com chocolate e pimenta. É consumido principalmente em casamentos e festas de aniversário, bem como outros eventos familiares.

Pozole

O Pozole é um prato com origens pré-colombianas, e como tal, é o milho o seu ingrediente tradicional. Consiste em uma sopa de milho e carne de porco, tradicionalmente servida em datas comemorativas como o Natal. O milho usado é o da variedade cacahuacintle.

Cochinita Pibil

Prato originário de Yucatán. O ingrediente principal é a carne de porco, que é temperada com molho a base de laranja, cebola roxa e achiote. Uma de suas características principais e mais charmosas é o fato de ser cozinhado no forno de terra.

Doces e bebidas Mexicanas

O México também é famoso por suas bebidas tradicionais. A principal e mais conhecida internacionalmente é a Tequila. Há também o Mescal, menos conhecida e mais exótica. Essa é uma bebida  produzida a partir do sumo fermentado do agave.  Alguns fabricantes têm o costume de introduzirem uma larva de borboleta nas garrafas(imagina só!). Consta que é uma larva típica das plantas de agave. Há também o Pulque, também produzida a partir do agave e menos conhecida que a Tequila.

Agora, quando o assunto é açúcar os mexicanos também são bons de garfo. Vários doces artesanais fazem parte da culinária local. Há a Palanqueta, versão mexicana para o nosso pé de moleque, a Alegría, doce feito de amaranto e mel (ou açúcar) e os Garapiñados, amendoins recobertos em calda de açúcar quente. Frutas cristalizadas também são muito comuns, até um doce quase igual a nossa goiabada eles também têm.

Tudo dá água na boca, não é? Comidas típicas, bebidas tradicionais e doces e artesanais, o México não deixa nada a desejar quando o assunto é gastronomia. Certamente você já experimentou algum prato mexicano, se não, não perca tempo! Com as opções que você acabou de conhecer, ir a um restaurante mexicano vai ser bem mais legal!

Deixe uma resposta