História de Miami

Miami é a cidade mais recente dentre todas as cidades grandes dos EUA e sua história é pra lá de original. Ao sabermos como tudo aconteceu nos faz entender melhor do por quê Miami ser como é hoje, uma cidade bem diferente das demais do país.

Miami – tudo era selva e pântano

Os primeiros habitantes chegaram à região 10.000 anos atrás. Naquela época, esta área era plena selva e pântano, vazia e sem desenvolvimento algum. Para poderem viver no local, esses habitantes começaram então a construir assentamentos ao longo da baía e do rio. Eles chamaram a área de Mayaimi, que era o antigo nome do lago Okeechobee. Mayaimi significava “água vasta” para o povo da época.

A terra pertencia aos espanhóis, e somente após o ano de 1821 foi adquirida pelos Estados Unidos. Os americanos então, deram o nome de Flórida, criaram um novo Estado e o anexaram ao restante do país. Marinheiros das Bahamas, assim como índios da tribo Seminole, que haviam sido expulsados de suas terras em outros estados dos EUA, também começaram a estabelecer suas vidas na Flórida neste período.

E como Miami se desenvolveu?

Visionários começaram a se interessar pela área

Durante alguns anos, nada foi feito pela região. As pessoas que lá estavam viviam praticamente isoladas. O acesso até a Flórida era bastante difícil, porém, tudo mudou quando um grupo de pessoas conheceu o local e instantaneamente acreditou em seu potencial.

Julia Tuttle foi uma dessas pessoas. Em 1891, ela comprou 640 hectares de terra. Logo em seguida, outras famílias fizeram o mesmo, como os Brickells, que compraram uma enorme área de 2.500 hectares, os Flaglers, os Merricks e os pescadores. Julia Tuttle, visando o progresso da região, prometeu repassar metade de suas terras a Henri Flagler se ele estendesse sua ferrovia até Miami, para assim dar à cidade condições de se desenvolver.

O primeiro trem chegou a Miami em 1896. Até o início do século 20, Miami era uma pequena cidade que atraía somente pessoas ricas que estavam dispostas a fazer parte de uma grande aventura.

Em 1913, Carl Fisher, um investidor, construiu a primeira ponte de madeira ligando Miami à ilha de Miami Beach e este foi o nascimento da cidade.

Nos anos 20, Miami sofreu intensa expansão e desenvolvimento imobiliário. Durante esse tempo, George Merrick, um lendário promotor imobiliário dos EUA, criou Coral Gables, a primeira comunidade planejada da área. Carl Fisher desenvolveu hotéis de luxo e áreas de lazer, as quais incluíam pólo aquático e campos de golfe para agradar seus clientes endinheirados.

O furacão de 1926 destruiu quase tudo

Infelizmente, em setembro de 1926, um furacão atingiu Miami Beach e quase destruiu tudo o que havia sido recentemente criado. Somente 9 anos depois, em 1935, que o desenvolvimento se recuperou. Hotéis e edifícios residenciais foram construídos na área,  dando vida ao que hoje conhecemos como o distrito Art Deco.

 

 

 

Hotel Fontainebleau

Pouco depois, a Segunda Guerra Mundial estourou e Miami foi tomada pelo exército dos EUA para acomodar as necessidades de guerra. Os veteranos voltaram depois da guerra e contribuíram para o desenvolvimento desta nova cidade. Mais hotéis de luxo foram construídos, como o Fontainebleau e o Eden Roc, e Miami ressuscitou novamente.

 

 

cubanos

Cubanos Invadem Miami

Não muito distante dali, Fidel Castro chegou ao poder em Cuba. Muitos cubanos começaram a fugir pelo mar, invadindo principalmente a Flórida, o que fez o perfil de Miami mudar mais uma vez.  Estima-se que dentre as décadas de 60 à 80, meio milhão de cubanos mudou-se para Miami. Foi a partir daí que  Miami tornou-se uma cidade extremamente latina e internacional, pois outros países do Caribe e da América do Sul fizeram o mesmo e fixaram residência na cidade. Todas essas pessoas, das mais diversas nacionalidades e etnias,  foram participantes-chave na construção desta cidade mágica que é Miami.

Todo esse interesse e persistência dos visionários em fazer Miami acontecer, juntamente com a dinâmica influência dos imigrantes que elegeram a cidade como suas, fazem de Miami uma das cidades mais interessantes do mundo para se conhecer. Como podemos perceber na foto abaixo, a evolução da região foi bem rápida, não!? Sua história, por ser relativamente recente, não parará por aqui e muitas transformações ainda estão por vir.

Miami Beach

Miami Beach

Um comentário para “História de Miami”

  1. Ângela Lovato
    02/07/2014 às 16:33 #

    Fiquei paralisada….. nossa Miami é tão tão………. linda.
    ja tiha vontade de ir pra MIAMI por ser nos EUA. agora que vi essa imagem fiquei querendo ir… mais do que eu já queria. meu pai que não queria ir, agora já quer ir.
    happ!

Deixe um comentário