Passo a passo: descubra como tirar passaporte

A documentação é a parte mais sem graça na hora de organizar uma viagem, mas não adianta fugir: ela é indispensável. Se você não sabe como tirar passaporte, fique ligado nas dicas a seguir para descobrir como emitir o seu e embarcar para outros países.

Inicialmente, vale lembrar que o passaporte é um documento pessoal e intransferível, essencial para os brasileiros que desejam conhecer países fora da América do Sul. A boa notícia é que o processo de emissão é bem simples, especialmente se você solicitar com antecedência.

Descubra, a seguir, toda a documentação necessária para tirar passaporte e como funciona a solicitação.

Como tirar passaporte no Brasil
Tirar o passaporte é a parte chata da preparação para a viagem. Foto: iStock, Getty Images

Documentos indispensáveis para requerer o passaporte

Para tirar seu primeiro passaporte ou requerer um novo, caso o atual esteja com prazo de validade expirado, você precisa ter em mãos uma série documentos essenciais. Eles são exigidos tanto no momento da solicitação, quanto no posto da Polícia Federal quando você for retirá-lo. São eles:

1. Documento de Identidade

São válidos como documentos de identidade: a própria Carteira de Identidade (RG),  Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho, Passaporte Brasileiro Anterior ou carteira funcional reconhecida por Lei Federal

Atenção: caso você tenha alterado seu nome recentemente, em função de casamento, separação ou divórcio, precisa levar também a Certidão de Casamento atualizada.

2. Título de Eleitor

Para emitir o passaporte, você vai precisar do Título de Eleitor e dos comprovantes de votação da última eleição (quando houver, dos dois turnos). Na falta dos comprovantes, é preciso apresentar a certidão de quitação eleitoral, que pode ser obtida no site do TSE, ou justificativa eleitoral.

3. Quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para homens)

Os requerentes masculinos precisam apresentar, também, o documento de quitação com o serviço militar obrigatório. Ele é exigido a partir do dia 01 de janeiro do ano em que o solicitante for completar 19 anos, até o dia 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

4. Certificado de naturalização

No caso de estrangeiros naturalizados no Brasil, é necessário apresentar também o certificado de naturalização para requerer o passaporte.

5. CPF

Se o número não constar no documento de identidade apresentado para a solicitação do passaporte, é exigida a apresentação do CPF original.

6. Passaporte antigo

Se você está fazendo um novo passaporte, deve levar o documento anterior – com prazo expirado – para realizar o cancelamento físico.

Informações mais detalhadas sobre a documentação necessária para emissão do passaporte estão disponíveis no site da Polícia Federal.

Veja como tirar passaporte em 5 etapas

Agora que você já sabe quais são os documentos que precisa ter em mãos na hora de solicitar o passaporte, confira a seguir os próximos passos:

1. Preencher o formulário

No Brasil, a tarefa de emitir passaportes comuns fica a cargo da Polícia Federal. Por isso, para requerer o documento, inicialmente, é preciso preencher o formulário eletrônico direto no site do órgão. Você vai precisar informar dados pessoais, complementares e referentes aos documentos exigidos.

Na última tela, pode escolher o posto em que deseja ser atendido. Ali, é possível pesquisar as opções mais próximas de você. Depois de preencher todos os campos, você poderá emitir o protocolo.

2. Pagar a GRU

Com o formulário preenchido e o número de protocolo em mãos, o sistema vai gerar o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente, a taxa cobrada pela emissão do passaporte é de R$ 257,25. Lembre-se de pagar até o dia do vencimento e levar o comprovante quando comparecer à Polícia Federal.

3. Agendar a data de atendimento

A próxima etapa é agendar a data do seu atendimento. Você pode fazer isso direto no site da Polícia Federal.

4. Comparecer ao posto de atendimento

O fim do processo consiste em comparecer ao posto, na data agendada, munido de toda a  documentação original exigida. Leve também o comprovante da GRU paga e do agendamento, mais o protocolo de solicitação.

Atenção: você não precisa levar fotografia, ela será coletada no momento do atendimento.

5. Retirar o passaporte

Quando o passaporte ficar pronto, basta comparecer novamente ao posto, com seu documento de identidade original, para fazer a retirada. Atualmente, a validade do documento é de 10 anos.

E aí, entendeu como tirar passaporte? Está com o seu em dia para a próxima viagem? Deixe um comentário!

Leia também

Guia para planejar sua viagem internacional

4 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta