Encontre os melhores preços de passagens aéreas com 6 dicas pontuais

Descobrir os melhores preços de passagens aéreas exige grande perícia. A boa notícia é que, com alguns truques, você pode se aprimorar nessa ciência. Para encontrar valores acessíveis, não basta apenas fazer uma pesquisa rápida. Quer economizar? Então é preciso mergulhar na busca pela economia mais significativa.

Não importa qual é o seu estilo de viagem: mesmo que você tenha um orçamento amplo, é sempre melhor gastar o dinheiro em passeios turísticos, hotéis e bons restaurantes – e não em valores exorbitantes de passagem, certo?

Se você concorda, bem-vindo ao clube dos “caçadores de passagens baratas”😜😂. A seguir, entregamos todas as dicas para você encontrar os melhores preços de passagens.

Airplane
Voar sem gastar muito é uma arte. Foto: iStock, Getty Images

Como descobrir os melhores preços de passagens aéreas

Tome nota destes truques (nós já testamos e aprovamos):

1. Pesquise muito antes

Se você quer uma passagem com precinho camarada, a dica mais genérica é: não deixe para comprar de última hora. O voo já estará praticamente lotado e as companhias sabem que os últimos assentos serão disputados. No quesito dinheiro, isso significa que os preços vão às alturas.

Já se você pesquisa com bastante antecedência (até quatro meses antes, por exemplo) ocorre o contrário: as companhias estão com os voos vazios e procuram já começar a vender os assentos. Por isso, costumam lançar boas promoções e preços em conta. Nunca é cedo demais para simular as opções em sites como Skyscanner, Momondo, Viajanet e Kayak.

2. Fique de olho em datas promocionais

Muitas companhias aéreas estipulam datas específicas para disponibilizar passagens baratas, geralmente aquelas em que menos pessoas costumam viajar. São descontos muito significativos. Por isso, se você pode flexibilizar as datas, procure ajustar seu roteiro aos dias de chegada e partida mais baratas ofertadas pelas empresas de aviação.

Mas como vou saber quais são os melhores dias? Fique de olho em sites como o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos, que fazem uma curadoria recorrente das promoções que as companhias disponibilizam.

3. Procure passagens de madrugada

Pode fazer o teste: em um simulador de voos, é possível detectar variações nos preços dependendo da hora e do dia em que você está buscando passagens. Afinal, eles são espertinhos: sabem muito bem quando mais pessoas pesquisam e compram por passagens – e nesses momentos os valores costumam elevar um pouco.

Mas, então, qual é o melhor horário para achar os preços mais econômicos? Experimente de madrugada, entre 2h e 5h.

4. Rastreie datas em terças, quartas e quintas

Especialistas na arte de procurar passagens baratas chegaram à conclusão de que estes são os melhores dias para encontrar valores mais baixos e promoções: terças, quartas e quintas. Não custa tentar, né? Já sobre a data do voo, os menores preços são para embarque em quartas e sábados.

5. Assine newsletters

Além de acompanhar sites que divulgam promoções de passagens, pode ser uma boa assinar a newsletter das companhias com as quais você costuma voar para receber direto no e-mail quando há algum desconto relâmpago. Também é uma forma de saber que se trata de uma divulgação autêntica.

6. Verifique os preços na baixa temporada

Esta dica é básica, mas valiosa. No fim de dezembro, em janeiro e julho, a busca por passagens aumenta e os preços sobem muito. Tente buscar passagens para março, maio ou setembro, quando costumam aparecer promoções bem melhores.

Onde comprar passagens aéreas pelos melhores preços?

Resposta: direto no site da companhia aérea. Não que você não possa adquirir bilhetes em sites de simuladores, mas há cada vez mais plataformas oferecendo esse tipo de serviço – e algumas cobram comissão em cima. Em termos de segurança contra fraudes, comprar no site oficial da empresa que faz o trajeto é a melhor opção.

As dicas valem não somente para voos, mas também outras formas de transporte. Você pode pesquisar opções de trens e ônibus, por exemplo, através do Google e sites especializados. Depois, localize o site da empresa responsável pelo trajeto e compre direto lá. Assim, você pode ficar bem tranquilo quanto à autenticidade do bilhete.

Gostou das dicas para encontrar os melhores preços de passagens aéreas? Tem mais alguma a compartilhar? Conte para a gente nos comentários. 😎

Deixe uma resposta