Descubra o que levar na mala de viagem ideal

Fazer a mala de viagem pode ser angustiante ou delicioso. Na verdade, tudo depende do seu nervosismo, da antecedência com a qual você está planejando o que levar e de quanto tempo tem pela frente até precisar embarcar.

Para quem não quer esquecer o básico, criamos um post com tudo o que você precisa levar na mala de viagem.

Preparado? Vamos lá!

O que levar na mala de viagem

Os itens que vão na mala de viagem dependem do destino e do perfil do viajante. Mas, às vezes, naquela ansiedade antes de uma jornada, a gente fica um pouco perdido. Então, é bom dar uma olhada na nossa lista básica.

Antes, você deve pesquisar sobre o destino da viagem. As informações principais são:

  • A temperatura do local. Talvez o principal item para escolher as roupas. Destinos frios e de inverno exigem roupas adequadas. Cidades quentes e litorâneas pedem roupa leves e confortáveis.
  • As características do destino. Por exemplo, se você vai para um hotel fazendo ou uma cidade interiorana, não há necessidade de levar salto alto ou roupas de festa;
  • O tipo de passeio. Alguns lugares possuem restrições, por exemplo, algumas igrejas na Europa não permitem a entrada com saias ou vestidos curtos. Se você vai para passar o dia na praia, tem que levar roupas de banho adequadas e toalhas extras, além de itens de praia como chapéu de sol e toalhas de chão;
  • Infraestrutura local. Lugares com pouca infraestrutura, como hospitais e transporte fácil, pedem alguns cuidados adicionais. Uma bateria de celular de reserva e remédios para emergências são importantes para evitar passar apertos desnecessários.
Malas de viagem grandes
Deixar um espacinho na mala pode ser útil para as compras. Foto: iStock, Getty Images

Conhecendo as características do seu destino, você já pode começar a montar a sua mala. Aí a coisa já fica um pouco mais pessoal. As escolhas de roupas e itens dos quais você não se desgruda nem na hora de tomar ficam a cargo das suas preferências.

Em relação aos itens básicos, no entanto, aqueles que não podem faltar, nós vamos uma pequena lista de lembrete para te ajudar:

  • Pelo menos uma calça, um par de tênis confortáveis e uma blusa de frio mais leve. A dica é escolher roupas que combinem com pelo menos outras duas na mala, assim o número de combinações fica maior
  • Documentos de acordo com a viagem. Para viagens internacionais, redobrar a atenção para esse ponto
  • Cartão do seguro de viagem ou anotação com contato do seguro de saúde para casos de emergência
  • Pelo menos um conjunto de roupas leves ou pijama para dormir
  • Óculos de sol, principalmente se for dirigir
  • Um kit básico com remédios para te salvar de pequenos desconfortos como: dores de estômago, cólicas, diarreias e náuseas
  • Se tiver qualquer doença ou necessidade especial, redobrar a atenção para os seus itens de primeira necessidade, por exemplo, insulina no caso de diabéticos
  • Para viagens internacionais, adaptadores de tomada costumam ser necessários e é bom saber qual o modelo do seu destino com antecedência para se precaver
  • Carregadores para celulares e eletrônicos
  • Pelo menos uma mochila pequena para bater perna durante o dia
  • Viagens com filhos demandam itens adicionais, principalmente se forem crianças de colo. No caso de crianças, leve tudo que for preciso para garantir a sua segurança e conforto, mas não leve brinquedos e mimos desnecessários
  • Um item fundamental é a câmera fotográfica, mas como a maioria das pessoas utiliza o próprio smartphone, fica a dica para apenas garantir um meio para registrar a viagem. Então, não esqueça o carregador e, de preferência, tenha uma bateria extra ou um power bank para emergências.

Os itens de higiene devem se restringir ao básico: Um desodorante, um perfume e um kit para higiene bucal. Caso viagens de avião façam parte do roteiro, talvez o melhor seja comprar esses itens no destino final.

Esses itens básicos não são suficientes para encher a mala, geralmente o vilão é quantidade de roupas, e para elas nós temos mais algumas recomendações na próxima seção.

Não exagere na mala de viagem

Viajar com muito peso não é uma boa ideia. O ideal é sempre viajar leve e com flexibilidade para se locomover sem dificuldades ou grandes preocupações. Muitas pessoas não resistem à tentação de querer levar o guarda-roupas junto na viagem, mas essa não é uma boa abordagem. Para evitar aquela sensação de que você não terá as roupas que gosta em número suficiente, você pode pensar da seguinte maneira:

  • Leve peças de roupa que combinam umas com as outras. Assim, com um pequeno conjunto de peças você consegue fazer visuais diferentes
  • Não pense em fazer visuais específicos para cada situação. Seja prático, pense em roupas por dia, e não por ocasião (à exceção dos eventos especiais, como festas ou visitas aos parentes)
  • Escolha tecidos práticos como jeans e camisas de malha mais resistente;
  • Dependendo do tempo de viagem, considere usar a máquina de lavar do hostel ou de uma lavanderia. Não compensa ficar carregando uma mala cheia, com roupas sujas e limpas misturadas. Aliás, eis um outro item que não pode faltar, uma sacola especial ou compartimento para guardar as roupas sujas
  • Evite roupas e utensílios de beleza delicados ou de grande valor, seja financeiro ou afetivo. Não é raro perder pequenos itens em viagens, principalmente quando o roteiro e agenda são mais apertados.

O importante é ter uma mala equilibrada, com todos os itens fundamentais e um conjunto de roupas que atenda as necessidades da viagem e, ao mesmo tempo, não te deixem com uma carga pesada.

Uma dica final é o seguinte. Caso seu destino seja um famoso centro de compras ou você esteja planejando trazer algo a mais na volta, calcule o espaço na mala pensando também nesses itens. Comprar roupas na cidade de destino pode ser uma boa alternativa não encher muito a mala na ida, mas é importante deixar espaço para incluí-los na volta.

O que você acha das recomendações? Não é muito melhor viajar leve e com o necessário? O foco da viagem deve ser os passeios e as atrações que você vai conhecer, e não o seu guarda-roupa, portanto, cuide para ter os itens necessários e faça uma mala leve e condizente como o seu destino.

Compartilhar

Deixe uma resposta