Mapa turístico de Munique: dicas para visitar a cidade germânica

Planejando uma viagem pela Alemanha? Nós temos uma dica: monte seu mapa turístico de Munique e explore as atrações dessa incrível cidade germânica. Capital da região da Baviera, ela é mundialmente famosa por conta da Oktoberfest, gigante festival de cerveja que ocorre ali desde 1810. Mas há diversos outros motivos pelos quais vale a pena visitá-la. 😉

Com mais de um milhão de habitantes, Munique é uma daquelas cidades de contrastes incríveis. Por um lado, ela é bastante industrial – inclusive, foi o local de fundação da BMW e até hoje abriga sua sede. Por outro, na culinária, nas tradições festivas e nos costumes, ainda mantém traços bem provincianos.

De qualquer forma, se você gosta de cidades alegres e vibrantes, pode ter certeza de que Munique vai conquistar um lugar no seu coração. Veja, abaixo, nossas dicas para conhecê-la. 🎉

Munique
Festiva e vibrante, Munique encanta os turistas. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar um mapa turístico de Munique?

Antes de partir para a organização do roteiro em Munique, é interessante conferir algumas informações pontuais sobre a cidade. O clima, as alternativas de hospedagem e possibilidades de transporte são aspectos que vão influenciar na viagem. Confira, abaixo,  informações pontuais para o seu mapa turístico.

Quando ir?

Na Alemanha, as estações do ano são bem marcantes. Durante o inverno, entre dezembro e março, a região da Baviera é gelada. Para quem curte neve, porém, isso pode até ser um atrativo: a cerca de 100 km de Munique fica Mittenwald, uma cidade ideal para a prática de esqui nos Alpes. ⛷

Já se você é fã de passeios ao ar livre com temperaturas mais amenas e gosta de observar as cidades europeias enfeitadas com flores coloridas, prefira viajar na primavera (a partir de março), ou então no verão, já na metade do ano. Para quem pretende curtir a Oktoberfest, o jeito é viajar no outono. Mas é bom se planejar com antecedência, pois a cidade lota.

Onde ficar?

Uma das grandes vantagens de Munique é o fato de ser uma cidade funcional. É possível fazer praticamente tudo a pé, ou utilizando o transporte público. Isso também facilita a hospedagem, já que você não precisa se preocupar em ficar “afastado demais” dos principais pontos turísticos.

Mas, se quiser uma sugestão de locação central para buscar acomodação, sugerimos o bairro Altstadt, que fica a oeste do rio Isar e concentra diversos hotéis, hostels e pousadas. Além de estar próximo de diversas atrações turísticas.

Como se locomover?

Conforme destacamos, a logística de Munique facilita a vida do viajante. Além da possibilidade de percorrer diversos pontos de interesse a pé, o transporte público na cidade é excelente.

A capital é completamente equipada por linhas de metrô (U-Bahn), trens rápidos (S-Bahn) e metrôs de superfície (Strassenbahn). Os bilhetes podem ser adquiridos em máquinas nas próprias estações e são válidos para todos os tipos de transporte. Se você for permanecer mais dias na cidade, sugerimos que compre o cartão de uma semana, no valor de 12,30 euros.

Mapa turístico de Munique: pontos imperdíveis

Nymphenburg
O charmoso Castelo de Nymphenburg. Foto: iStock, Getty Images

Agora que você já estruturou as questões básicas para a viagem, é hora de investir pesado no mapa turístico de Munique e escolher os lugares que você irá visitar. A boa notícia é que são muitos os pontos turísticos interessantes espalhados pela cidade.

Sugerimos que você não deixe de visitar o Castelo Blutenburg, para contemplar de perto os detalhes de sua arquitetura gótica, e que programe um passeio até o Palácio Nymphenburg, um belíssimo prédio em estilo barroco que começou a ser erguido em 1664. Se você curte ciência e tecnologia, provavelmente vai gostar do enorme acervo do Deutsches Museum.

Há, ainda, diversos outros pontos que podem entrar no itinerário: o Museu da BMW, a Estátua da Baviera no Theresienwiese (onde ocorre a Oktoberfest), a Allianz Arena e a Karlsplatz são apenas alguns. 😉

E aí, gostou das dicas para o seu mapa turístico de Munique? Ficou com vontade de conhecer a cidade? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta