Descubra 4 pontos turísticos do nordeste

Os pontos turísticos do nordeste reúnem tudo o que nosso Brasil tem de melhor: natureza exuberante, história, cultura, culinária farta e saborosa. Por isso, se você está na dúvida sobre para onde dar aquela escapadinha e curtir os dias de folga, vale a pena conferir nossas sugestões dentro de uma das regiões mais maravilhosas do território brasileiro.

Quando falamos em nordeste, logo vêm à mente as praias paradisíacas. Mas as alternativas de lugares incríveis para explorar por lá vão muito além. Logo abaixo, vamos compartilhar algumas opções que valem a pena incluir no roteiro.

Preparado? ✌️

Marimbus
Chapada Diamantina é uma das preciosidades do nordeste brasileiro. Foto: iStock, Getty Images

Top 4 pontos turísticos do nordeste

O nordeste foi o berço do Brasil e até hoje é a região que engloba o maior número de estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Mas eles não são todos iguais, cada um possui determinadas particularidades e características marcantes.

Para exprimir um pouco dessa diversidade, selecionamos aqui quatro pontos turísticos espalhados pelo território nordestino. Espie:

Chapada Diamantina

Se você é fã de ecoturismo, simplesmente não pode deixar de visitar o Parque Nacional da Chapada Diamantina, um verdadeiro tesouro da natureza. O local, situado na região central do estado da Bahia, abriga diversas trilhas, cachoeiras, grutas e rios, espalhados por cerca de 152 mil hectares.

Outro grande destaque da parte serrana da Bahia, sem dúvidas, é o chamado Poço Azul. Trata-se de uma caverna, onde é possível nadar em águas cristalinas que mantêm uma coloração azul turquesa vivo, reflexo dos feixes de iluminação do sol que penetram suas grutas. Um passeio imperdível. 😍

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Outra preciosidade natural resguardada pela região nordeste é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas. O local paradisíaco é composto por uma área de 155 mil hectares emoldurada por dunas de até 40 metros, lagoas belíssimas com águas transparentes em tons de azul turquesa e verde escuro, aves migratórias e praias desertas.

A dica é explorar o local, percorrer as dunas, aproveitar as águas cristalinas e se jogar mesmo na natureza. 💦

Dunas de Natal

Para quem gosta de aventura, as dunas de Natal, no Rio Grande do Norte, são um ponto turístico imperdível no Nordeste. A maioria dos viajantes que rumam para lá optam por se aventurar de buggy nas Dunas de Genipabu, situadas em um parque ecológico a 25 km do centro de Natal.

Os morros de areia de Genipabu são conhecidos como “dunas móveis”. Isso porque a ação intensa do vento faz com que elas se mexem constantemente. Assim, andar de buggy é como dar uma volta de montanha-russa: emocionante. 🤘

Arquipélago de Fernando de Noronha

Outro local ideal para se desconectar e curtir a natureza no nordeste é o Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica – espalhados por um território de 17 mil km². A região é rica em biodiversidade, fauna e flora exuberantes.

Muitas atrações aguardam os turistas em Noronha: as águas cristalinas da Baía do Sancho, uma aventura de snorkel na Baía dos Porcos ou mesmo um passeio de barco rodeado por golfinhos. Que tal? 🐬

Pontos turísticos do nordeste: as melhores praias

Quando o assunto é nordeste, não adianta tentar fugir do tema “praias”. Afinal, é lá que estão algumas das mais lindas – não só do Brasil, mas de todo o mundo. Uma delas, inquestionavelmente, é Porto de Galinhas, em Pernambuco: com areia branquinha, águas transparentes e coqueirais na moldura, trata-se de um recanto paradisíaco.

Já a Praia do Espelho, no sul da Bahia, é o local ideal para quem deseja fugir do agito e se refugiar num local deserto emoldurado por lindas falésias. Se você procura justamente o contrário, muita música e badalação, vale a pena rumar para a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

A lista de praias imperdíveis ainda vai muito além: merecem uma menção honrosa, ainda, Jericoacoara, no Ceará; a Praia do Francês, em Alagoas; a Praia de Tibau, no Rio Grande do Norte e a Praia de Muro Alto, em Pernambuco. Se quiser saber um pouco mais sobre elas, dê uma espiada neste artigo: “Descubra quais são as 8 melhores praias do Brasil”.

E aí, curtiu as dicas de pontos turísticos no nordeste? Quais deles você quer visitar? Conte para a gente nos comentários. 😎

 

Deixe uma resposta