Conheça as comidas típicas do Peru

Hoje nós vamos apresentar algumas das comidas típicas do Peru. Uma viagem a esse país não fica completa sem saborear o seu circuito gastronômico. Machu Picchu, Lago titicaca e amazônia peruana são o pano de fundo que vão acompanhar a sua degustação de pratos locais.

Nesta lista a seguir, algumas comidas ficaram de fora, afinal o menu é gigantesco. Isso não quer dizer que você não as deva experimentar, já que a culinária peruana é riquíssima em texturas, aromas e sabores.

Não se trata, porém, de uma gastronomia com a qual estejamos muito familiarizados, como italiana, a mexicana e a japonesa, por exemplo.

Por isso, mesmo que alguns desses pratos típicos provoquem estranheza, nada de cara feia: a gastronomia do Peru ganha cada vez mais força no cenário internacional e atende a qualquer paladar.

Como são as comidas típicas do Peru

A gastronomia do Peru não é tão conhecida no Brasil, mas faz cada vez mais sucesso em todo o mundo.

A culinária peruana apresenta grande diversificação e deriva de uma fusão da tradição do antigo do país com a gastronomia espanhola e costumes trazidos da África.

Outra forte influência foi a das imigrações de diferentes culturas, como chefs franceses, que fugiram da Revolução Francesa, no século 18, e chineses, italianos e japoneses no século 19.

Assim, dá para dizer que o Peru oferece uma culinária rica, distinta e com temperos e lembranças de todos os continentes.

As comidas típicas do Peru assinalam essas pluralidade de influências e impactam as papilas gustativas de qualquer viajante curioso por novos sabores e experiências.

10 comidas típicas do Peru

Aqui vão as nossas sugestões de comidas típicas que não devem ficar de fora de sua viagem ao Peru. Veja o que acha destes pratos:

1 – Olluquito con charqui

olluquito - comidas típicas peruanas
Olluquito é um prato típico com carne de lhama. Foto: Dtarazona, CC BY-SA 2.0

Lembra das Lhamas e das Alpacas? São elas as estrelas do Olluquito con charqui, um prato que só tem ingredientes com a cara do Peru. Além de carne seca de Lhama ou Alpaca, o prato também leva o Olluco, uma variedade de batata cultivada nos Andes. Devido aos seus ingredientes tipicamente peruanos este é um dos pratos mais procurados e degustados por todos os turistas.

Se você é fã desses simpáticos e pacatos animais talvez a ideia de comê-los não agrade tanto à primeira vista. Mas o fato é que a carne de lhama é conhecida por ser uma das mais macias de se comer.

2 – Pollo a la brasa

Pollo a la brasa - comida típica do Peru
Frango é temperado com especiarias locais. Foto: iStock, Getty Images

Este prato pode lembrar um pouco os tradicionais frangos assados que são feitos no brasil naqueles fornos elétricos e a gás. Mas o Pollo a la brasa é feito na brasa de carvão e sua carne é marinada com temperos locais, o que dá um sabor muito característico.

É tipicamente acompanhado por batatas, aliás, quase todos os pratos peruanos são acompanhados de batatas. Além de poder ser encontrado em restaurantes desde os mais caros aos mais simples, o Pollo a la brasa é um dos pratos mais consumidos do Peru e é considerado a especialidade da capital Lima.

3 – Picante de Cuy

O Cuy é uma espécie de porquinho-da-índia, Cuy é como os antigos incas os chamavam. Na verdade, é quase um preá, igual aos que temos no Brasil. No entanto, ao contrário do preá que é um animal silvestre cuja caça é proibida, o Cuy é amplamente utilizado na culinária peruana.

O Picante de Cuy possui um desses animais inteiros assado ou frito acompanhado de batatas e arroz e com um molho bem apimentado. Muitos turistas consideram este o seu prato preferido.

4 – Ají de gallina

Ají é um molho picante feito com ingredientes andinos. O Ají de gallina é um prato a base desse molho e com frango desfiado. É acompanhado com arroz, batatas, ovos cozidos e azeitona preta. Possui um sabor bem picante e é famoso por ser facilmente preparado.

5 – Ceviche Peruano

Ceviche - comida típica do Peru
Ceviche tem sabor melhor do que aparência. Foto: iStock, Getty Images

Este é provável que você já conheça. O Ceviche é o prato peruano mais conhecido em todo o mundo. A culinária peruana possui um fama internacional e é possível encontrar restaurantes típicos em vários lugares do mundo. O Ceviche é sempre um representante obrigatório.

O prato consiste em peixe cru, cebolas, pimenta, milho roxo e outros ingredientes que podem variar um pouco, tudo cozido no caldo de limão. É um prato com sabor muito característico e é muito procurado em outros países.

6 – Anticuchos

Uma lista dessas não podia ser feita sem uma típica comida de rua, e chegou a hora dela. Os anticuchos nada mais são do que os espetinhos peruanos. Sabe aquele espetinho de carne que você come aqui no Brasil? É tipo isso, só que ao invés dos ingredientes brasileiros (farofa, vinagrete, etc), o anticucho é servido com molho de pimenta e acompanhado de batatas.

É vendido por ambulantes em todo o Peru. É uma ótima refeição para se fazer no meio de uma caminhada turística ou um passeio a céu aberto.

7 – Arroz com Mariscos

O Peru possui um extenso litoral e uma forte indústria pesqueira, não podia faltar um prato com frutos do mar em uma lista de culinária peruana.O arroz com mariscos peruano é uma espécie de risoto de frutos de mar mas com ingredientes e sabor local.

O arroz é preparado com mexilhões, camarões e vários outros frutos do mar, além é claro de pimenta e outros temperos locais que podem variar de lugar para lugar. É um dos pratos mais consumidos pela população do país.

8 – Lomo Saltado

Lomo saltado
Lomo saltado é um prato delicioso e fácil de preparar. Reprodução, Aprendiendo BIZ

O Lomo Saltado é um prato que nasceu da mistura entre a cultura oriental trazida pelos imigrantes chineses com a culinária local. Trata-se de fatias de carne, legumes e batatas temperados com um caldo a base de shoyu. A carne é flambada e saltada numa frigideira.

É acompanhado com arroz e também é facilmente encontrado nas ruas de Lima e na maioria dos restaurantes peruanos.

Quer fazer em casa? Este vídeo ensina.

9 – Rocoto Relleno

Rocoto Relleno - Comidas típicas do Peru
Rocoto Relleno pode ser encontrado em todo o Peru. Foto: Domínio Público

O Rocoto Relleno é um prato da região de Arequipa, mas é encontrado por todo o Peru e restaurantes de outros países também. O “Rocoto” é uma variedade de pimenta da região dos andes, adaptada ao clima frio e com o tamanho próximo ao de um tomate.

O prato nada mais do que essa pimenta recheada com diversos ingredientes, principalmente carne, queijo e temperos. É assado no forno e servido com batatas (sempre elas) também assadas.

10 – Causa rellena de pollo ou atum

Também conhecido como Causa Limeña, é um prato de origens pré-colombianas (sim, bem antigo?!). É feito com papa amarilla (batata amarela), ají e suco de limão. É um prato tipicamente servido no verão em Lima como entrada em diversos restaurantes.

Vale a pena experimentar a culinária peruana?

Claro que sim! Por aqui, no Mapa do Mundo, a gente acredita que a viagem seja muito mais do que aqueles pontos turísticos tradicionais e dos souvenirs comprados ao longo do caminho.

A melhor viagem ao Peru é aquela que experimenta de fato a sua cultura, e uma das melhores maneiras de descobrir essa personalidade do país é se aventurando nas comidas típicas.

Por isso, comece a preparar o paladar e vá escolhendo seus pratos antes de embarcar.

Aliás, depois de comer um dos pratos sugeridos em nossa lista, que tal uma boa leitura de Vargas Llosa acompanhado de um pisco sour?

Esse é um coquetel peruano feito com pisco e limão, uma ótima companhia para a leitura e também para qualquer comida que você conheceu neste artigo.

Gostou das dicas? Comente!


Deixe uma resposta