Sol e água cristalina: as 4 melhores praias de Porto de Galinhas

Não se engane: para conhecer cenários de tirar o fôlego e relaxar em recantos paradisíacos, nem sempre é necessário pegar um avião rumo a outro país. Que tal conhecer as melhores praias de Porto de Galinhas? Em Pernambuco (PE), águas límpidas e mornas, coqueirais e areia branca compõem o ambiente ideal para as suas férias.

Porto de Galinhas – ou Praia da Vila – é o nome do distrito e da praia principal de uma região abençoada pela natureza. Localizada no município de Ipojuca, ela fica a cerca de 70km ao sul da capital do estado, Recife. Na mesma área estão também outras prainhas, algumas mais desertas e tranquilas, outras com ondas perfeitas para o surfe.

De acordo com informações do Ministério do Turismo, as ilhas do balneário receberam nada menos que 1,2 milhão de turistas em 2015. Não é à toa: Porto de Galinhas já foi eleita 10 vezes seguidas a melhor praia do Brasil, pela revista Viagem e Turismo.

E aí, já está convencido a relaxar nos dias de folga curtindo toda a tropicalidade do Brasil? Então confira, a seguir, as mais belas praias de Porto de Galinhas para incluir no seu roteiro. 

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um destino paradisíaco em Pernambuco. Foto: iStock, Getty Images

Descubra as 4 melhores praias de Porto de Galinhas

Quer descobrir qual é o recanto ideal para você? Veja os principais atrativos das praias de Porto de Galinhas:

1. Muro Alto

Se você busca um ambiente menos agitado e um mar tranquilo, vale a pena se hospedar na praia de Muro Alto. Por lá, as águas mais se parecem com uma grande piscina, cercada de um longo arrecife.

Na maré baixa, de fato, a praia aparenta ser uma grande lagoa – o que torna o destino ideal também para as crianças, já que as ondas não quebram com tanta força. Por ser uma praia deserta e menos concorrida, não é necessário disputar um lugar na areia.

Quem vai até Muro Alto certamente sai satisfeito. No guia do Trip Advisor, a praia recebeu boas avaliações, somando 4,5 estrelas de um total 5 pelos visitantes.

2. Praia e Pontal do Macaraípe

Se o seu objetivo em Porto de Galinhas é surfar, anote aí: a praia de Macaraípe é o local perfeito. Ali é onde se reúnem os frequentadores mais jovens do balneário, que procuram águas agitadas e mais opções de bares e restaurantes com petiscos. O local também recebeu 4,5 estrelas de 5 pelos visitantes no guia do Trip Advisor.

Quer ficar longe do agito? A dica é ir até o Pontal de Macaraípe, onde o acesso é mais restrito, já que só e possível chegar a pé. Por lá as águas são calmas, ideais para um passeio de jangada, ou mesmo para um mergulho no cenário paradisíaco, em meio aos peixes e cavalos marinhos. O local também recebeu 4,5 estrelas no Trip Advisor.

3. Praia e Pontal do Cupe

Águas cristalinas, mas agitadas: é isso que você vai encontrar na Praia do Cupe. O ambiente é ideal para quem pratica esportes radicais, mas não oferece muita estrutura para famílias. Ainda assim, representa uma ótima alternativa para uma caminhada ou corrida na areia. Os visitantes atribuíram 4 estrelas a esse recanto paradisíaco no Trip Advisor.

A dica para relaxar e dar um mergulho com mais tranquilidade é estender o passeio ao Pontal do Cupe, um ponto da mesma praia, mas que se distingue pelas ondas leves. Assim, é possível aproveitar o melhor das piscinas naturais e mergulhar sem medo.

4. Praia da Vila

Por ser a principal do distrito, a Praia da Vila é também a mais concorrida. Mas você simplesmente não pode ir a PE e deixar de visitá-la, já que é considerada uma das mais belas do país. As águas são claras e mornas, formando uma grande piscina. O acesso é fácil e há uma boa estrutura na orla, com restaurantes e vendedores ambulantes.

No local, o turista pode praticar atividades como mergulho, passeios de jangada ou snorkeling. Mas não se assuste se a praia estiver lotada: isso é bem comum no verão e em  finais de semana. A praia recebeu 4,5 estrelas de 5 no Trip Advisor.

As atrações de Porto de Galinhas

No TripAdvisor, os visitantes que já estiveram em Porto de Galinhas avisam: o destino é ideal para quem busca paz. Nada de trânsito ou vida noturna. Os grandes atrativos da região são justamente os resorts, os esportes aquáticos, as piscinas naturais ou um simples cochilo no balanço da rede em meio ao verde.

De fato, isso se reflete no perfil dos visitantes: 87% deles são famílias que vêm aproveitar as férias nas praias. Mas o balneário pernambucano não deixa de ser um destino também a casais ou grupos de amigos – principalmente porque cada praia tem um estilo diferente.

O portal argentino Traval2Latam, especializado em viagens, também reconheceu o valor de Porto de Galinhas. Em uma reportagem especial, a revista eletrônica aponta que essa região de pernambuco se destaca por oferecer amplas opções de turismo ecológico, possibilitando aventuras em meio à vegetação intacta e ao ecossistema marinho.

E aí, o que achou das melhores praias de Porto de Galinhas? Já visitou alguma? Qual é a que não vai faltar no seu roteiro? Comente!

Deixe uma resposta