Conheça a charmosa Livraria Lello, em Porto

Está montando um roteiro de viagem em Portugal? Certifique-se de incluir a Livraria Lello, em Porto, como um dos pontos turísticos. Trata-se de um daqueles lugarzinhos apaixonantes que só a Europa tem, preservando o charme de antigas bibliotecas e dos prédios em estilo neogótico. Não à toa essa relíquia serviu de inspiração para importantes autores. 📚

Vista de fora, a Lello & Irmão – o nome oficial da livraria – impacta pelo charme, mas não entrega tudo o que o visitante encontrará lá dentro. Uma escadaria surpreendente, homenagens a importantes nomes da literatura portuguesa (Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco e Guerra Junqueiro) e obras de todos os gêneros estão entre os principais atrativos.

Se você é apaixonado por livros, então, simplesmente não pode deixar de conhecer a Livraria Lello. Ficou interessado no passeio? Então confira, a seguir, nossas dicas para uma visita.

Lello
Arquitetura da livraria impressiona os visitantes. Foto: Divulgação

Livraria Lello em Porto: como visitar

Situada em um dos centros turísticos do Porto, a Livraria Lello é de fácil acesso. Fica na Rua das Carmelitas, pertinho da Praça de Gomes Teixeira e da Universidade do Porto. Ao encontrar a fachada, é preciso atravessar a rua e comprar o ingresso para entrar lá em um guichê identificado com o nome da livraria.

O valor do ingresso é de 3 euros. Mas, se você comprar algum livro, pode usar esse valor como desconto. Vale a pena, afinal o acervo é enorme e bem diversificado. 😉

Quando você compra o ticket de acesso à Lello, recebe um folder como este da foto abaixo. Nele, constam informações sobre a arquitetura do local, sua história e o mapa das principais seções. Afinal, a organização do acervo é notável e há obras sobre todos os tipos de assunto: arquitetura, culinária, literatura, poesia, ciências sociais e por aí vai.

lello
O mapa da Lello. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Mas o bacana na Lello não é observar apenas os livros. Talvez seus elementos arquitetônicos sejam ainda mais interessantes. Antes de entrar, já repare bem na fachada neogótica. Ela traz duas pinturas do professor José Bielman, que simbolizam a arte e a cultura.

Lello
A fachada da belíssima Livraria Lello. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Já dentro da livraria você vai se deparar com o busto de vários nomes que se relacionam com a história dela. Os dos próprios fundadores, José Lello e António Lello, além dos de autores como Eça de Queiroz, Miguel de Cervantes, Tomás Ribeiro, Guerra Junqueiro e Antero de Quental.

O grande destaque, porém, é a escadaria Carmim. Uma obra-prima impressionante, ela serviu de inspiração para J.K Rowling. Sim: a autora de Harry Potter morou no Porto e visitou a Lello. Essas escadas foram a base para as escadarias de Hogwarts. Quando você observar ao vivo e a cores, vai entender o porquê.

Os detalhes da livraria em Art Déco pelas paredes e colunas, além os vitrais do teto completamente ornamentado, fazem esse lugar aparentar ter saído direto de um conto de fadas. Aprecie cada cantinho dela e guarde na memória e no coração.

A história da Livraria Lello em Porto

Ainda nos anos 80, com o sonho de se tornar livreiro, o amante das artes e da literatura, José Lello, decidiu vir a Porto. Em 1881, junto de seu cunhado, ele abriu sua primeira livraria. Quando o sócio morreu, nove anos depois, José firmou uma associação com seu irmão, António. Assim começava a história da Lello & Irmão.  

Projetada pelo engenheiro Francisco Xavier Esteves, a livraria abriu suas portas oficialmente em 1906. Desde então, já foi casa de homens das artes e das letras, serviu de inspiração para escritores e de palco para tertúlias e espetáculos. Hoje, recebe diariamente visitantes de todas as partes do mundo que almejam conhecer de pertinho esse templo das letras.

E você, gostou de conhecer melhor a Livraria Lello em Porto? Pretende fazer uma visita quando estiver em Portugal? Comente. 😊

Texto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo


Deixe uma resposta