Descubra as comidas típicas de Portugal que vão encantar seu paladar

Quando o assunto é culinária, as comidas típicas de Portugal são tão surpreendentes quanto o país em si. Na sua viagem, além de se encantar com belíssimas paisagens, construções históricas e bondinhos percorrendo ruas ladrilhadas, você vai ficar apaixonado com a mistura de sabores que compõem os pratos consumidos nas cidades lusitanas.

As comidas típicas de Portugal reúnem múltiplas influências de diversas regiões do mundo, devido aos vários povos que já habitaram o território hoje ocupado pelo país, incluindo os fenícios, os romanos e os mouros. Devido ao comércio e ao grande número de colônias, sua gastronomia se tornou ainda mais incrementada.

Se você não tem a mínima ideia do que vai comer quando estiver em Portugal, vale a pena conferir algumas dicas deste artigo. Aqui, selecionamos pratos com os quais você certamente vai se deparar nos restaurantes e que têm tudo para agradar. 👌

Vamos lá? 

Pastéis de Belém
Pastéis de Belém são um delicioso clássico de Portugal. Foto: iStock, Getty Images

4 comidas típicas de Portugal para o seu roteiro gastronômico

Se você é fã de frutos do mar, vai se esbaldar em Portugal. Eles são a base de praticamente todos os pratos mais típicos do país – uma tradição que se manteve através dos séculos. Veja, a seguir, algumas das delícias que você precisa provar quando estiver na Terrinha. 😋

Bacalhau

O bacalhau é disparado o peixe mais consumido em terras lusitanas e uma das comidas típicas portuguesas que também fazem sucesso no Brasil. O melhor é que por ser um ingrediente amplamente utilizado, ele é preparado nas mais diferentes versões: bacalhau temperado com curry, postas de bacalhau cozido e bacalhau com natas são algumas delas. Nós provamos e recomendamos o bacalhau à bras, feito com pequenos pedaços do peixe misturados com uma batata cremosa. Nota 10.  

Cozido à Portuguesa

Este prato também é considerado um dos mais tradicionais do país: apesar da receita variar dependendo da região de Portugal em que você estiver, a iguaria é consumida em praticamente todo o território. Ela é preparada com ingredientes como feijão, couve, batata, cenoura e nabo. Para ganhar sustância, o cozido pode levar chouriço de carne, frango e partes da carne de porco ou boi.

Açorda de Mariscos

A açorda de mariscos é outra comida típica de Portugal com a qual você certamente vai se deparar ao visitar um restaurante típico, ou mesmo aqueles restaurantes nas ruas mais turísticas e movimentadas de Portugal. A açorda de marisco é preparada, essencialmente, com mariscos (camarão, berbigão e moluscos) e servida com pão, calda de peixe, temperinhos e ovos.  A aparência final do prato é linda e sua consistência deixa qualquer um bem satisfeito.

Caldo Verde

O caldo verde é uma das sopas mais tradicionais de Portugal. Seu consumo começou ao norte do país, mas hoje já está difundido por todo o território. Ele é preparado à base de couve e água, mas ganha um sabor especial ao receber complementos como batata, caldo de carne, linguiça portuguesa e azeite. Vale experimentar.

Dica de economia: nos restaurantes de Portugal, alguns pratos típicos como a açorda de mariscos ou o bacalhau servem porções grandes. Vale questionar se um prato serve duas pessoas, assim não sobra comida e você economiza alguns euros.

Comidas típicas de Portugal: os melhores docinhos

Se você faz parte do time que prefere o doce ao salgado, saiba que Portugal também não lhe deixará desapontado. São muitas, mas muitas delícias espalhadas pelo território. 🤗

O primeiro entre os doces típicos de Portugal é o indispensável pastel de Belém, também chamado de pastel de nata. Preparado com uma nata cremosa como recheio e uma casca folhada, o docinho é uma perdição – e sua receita original nunca foi revelada. Nós chegamos a provar a iguaria na histórica Confeitaria Nacional de Lisboa, fundada em 1829. Fica ainda melhor com um café.

Outra dica que recebemos dos portugueses é colocar canela no pastel de nata e comê-lo ainda quentinho. Realmente, torna o sabor ainda melhor.

Se você visitar a charmosa cidade de Aveiro, sugerimos que não deixe de provar um docinho típico de lá, chamado de ovos moles. Ele é elaborado com açúcar, gemas e canela. O sabor se parece um pouco com o do quindim, o diferencial é uma pequena crosta de açúcar que forma uma camada em torno do recheio. A dica é procurar o doce nas padarias mais tradicionais, um pouco mais longe dos centros turísticos.

Já se estiver na região de Braga, experimente o pudim Abade de Priscos (recebe esse nome, pois é uma criação do próprio mestre cozinheiro Abade de Priscos). Ele é preparado com canela, vinho, limão, toucinho e caramelo.

E aí, gostou de conhecer as comidas típicas de Portugal? Já provou alguma delas? Faltou alguma essencial na lista? Comente. 😉

Texto: Rafaela Kich, especial para o Mapa do Mundo


Deixe uma resposta