Mapa de Portugal: confira 5 lugares imperdíveis para o roteiro

O mapa de Portugal é um dos mais importantes na história da geopolítica.

No passado, os territórios do Reino de Portugal já se estenderam para África, Ásia, América do Sul e Oceania. Hoje o país é pequeno, mas tem uma enorme importância histórica e um grande apelo turístico. 

Se você está decidindo seu roteiro pela Terrinha, já deve ter notado que o mapa de Portugal reserva muitos destinos para os viajantes.

Embora seja um dos menores países do continente, com pouco mais de 90 mil km², a Terrinha abriga lugares inesquecíveis, entre praias, montanhas, construções medievais e lugares históricos.

São tantas cidades no mapa de Portugal que, muitas vezes, não conseguimos incluir todas em um único roteiro.

Mas uma coisa é certa: qualquer escolha valerá a pena. Abaixo, dê uma espiada nas nossas sugestões de lugares imperdíveis.

Evolução do Mapa de Portugal

Antes de partir para o turismo em Portugal, é bom retomar um pouquinho da história, não?

Desde sua fundação, em 1139, o Reino de Portugal viu uma verdadeira evolução no seu mapa. A primeira estabilização de fronteiras ocorreu em 1297.

Mas, como pioneiro na Era dos Descobrimentos, Portugal expandiu seus domínios entre os séculos 14 e 16. Nesse período, Mapa de Portugal chegou a incluir terras na África, na América do Sul, na Ásia e na Oceania.

O período de expansão se encerrou no fim do século 16. Com uma crise de sucessão, surgiu a União Ibérica com a Espanha, a perda de status, poderio bélico e, consequentemente, domínios territoriais.

Agora, sim, vamos viajar?

Mapa de Portugal para o turismo

Dividido em províncias, o Mapa de Portugal reserva boas surpresas para todos os tipos de turistas. Quem visita o país se depara com castelos, mosteiros, praias, montanhas, planícies verdes e muitas outras belezas.

Como você vai ver no mapa abaixo, Portugal é um país pequeno. Por isso, percorrer as cidades de carro, ônibus ou trem torna-se uma atividade prazerosa e pouco cansativa.

Então, se você for passar vários dias em Portugal, vale montar um roteiro a partir de uma viagem pelas estradas de lá.

E na previsão de gastos, pode ficar tranquilo: uma das vantagens de fazer turismo em Portugal é o baixo custo de vida do país, deixando os preços mais acessíveis aos brasileiros.

Mapa de Portugal

Conheça 5 destinos no Mapa de Portugal

Confira nossas dicas de melhores destinos portugueses para incluir no seu roteiro de viagem!

1. Lisboa

Vista do Castelo
Visão panorâmica de Lisboa direto do Castelo. Foto: Rafaela Kich/Arquivo Pessoal

Maior cidade de Portugal, a capital do país é parada obrigatória para os turistas. Lisboa respira história: obras como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Castelo de São Jorge são imperdíveis. Não se esqueça de provar os famosos pastéis de Belém.

Além da Praça do Comércio, um cartão postal do país, Lisboa possui vários mirantes espalhados pela cidade, proporcionando vistas deslumbrantes aos observadores. A dica é conhecer Cascais, uma vila portuguesa próxima da capital que é repleta de praias.

2. Porto

Porto
Vista da Ponte D. Luís e do Rio Douro é apaixonante. Foto: iStock, Getty Images

O Porto, no norte do mapa de Portugal, é perfeito para quem curte agitação. Essa é a segunda maior cidade de Portugal e se destaca pela concentração de intercambistas, sobretudo brasileiros. Por isso, o clima de festa está sempre presente.

Esse é um dos destinos mais procurados de Portugal. É lá que fica a Ribeira, junto ao Rio Douro, que abriga a deslumbrante Ponte Dom Luís I. A estação de trem de São Bento, a Catedral da Sé, a Avenida dos Aliados, a Foz do Douro, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello são algumas atrações imperdíveis na cidade.

A dica é visitar em junho, quando ocorre a tradicional festa de São João. Além disso, aproveite para degustar o vinho do Porto e conhecer as vinícolas em Vila Nova de Gaia.

3. Aveiro

Canais de Aveiro
A cidade de Aveiro tem diversos canais. Foto: Rafaela Kich/Arquivo Pessoal

Aveiro se destaca pela rede de canais que cruza a cidade – não é por acaso que ela é conhecida como a “Veneza portuguesa”. A cidade é colorida e charmosa, perfeita para um passeio de barco moliceiro.

Lá também são disponibilizadas gratuitamente bicicletas para que as pessoas percorram a cidade. Outra dica é visitar a praia de Costa Nova, que é conhecida pelas casas coloridas.

4. Algarve

Algarve
Formações rochosas favorecem fotos em Algarve. Foto: Bruno Carlos, CC BY-SA 3.0

Se você tem paixão por praias, o Algarve, no sul do mapa, é uma das regiões de Portugal que mais tem a lhe oferecer. Lá se encontram praias perfeitas para as férias. Água azul, falésias douradas, ilhas e rochas são algumas das belezas presentes nos mais de 200 km que abrangem a costa do Algarve.

Ideal para quem gosta de banhos prolongados ou esportes no mar. As principais cidades da região são Faro, Lagos, Portimão e Albufeira. Vale pena passar alguns dias no Algarve e percorrer diferentes praias. Devido à grande procura, o ideal é reservar hotel com antecedência.

5. Serra da Estrela

Serra da Estrela
Serra da Estrelada tomada de neve no inverno. Foto: Luis Fonseca, CC BY-SA 3.0

O Parque Natural da Serra da Estrela abriga a montanha mais alta de Portugal, no centro do país. A região, cheia de montanhas, rios e vales glaciais, proporciona uma experiência única em meio à natureza. O local pode ser visitado em qualquer época do ano.

No entanto, a sugestão é ir até lá no inverno português, quando as paisagens da Serra da Estrela ficam cobertas de neve. Entre as atividades oferecidas, estão esqui, trenó e snowboard. Perfeito para os mais aventureiros ou para quem gosta de neve!

E aí, já conhece bem o mapa de Portugal e tem seu roteiro planejado? Deixe um comentário.

Texto: Mariana Blauth

Deixe uma resposta