Como morar em Portugal: 3 alternativas e dicas para realizar esse sonho

Morar em Portugal deixou de ser um sonho para virar a realidade de muitos brasileiros. Independente do motivo, seja para estudar ou simplesmente fugir da crise econômica e política do Brasil, o fato é que há muita gente migrando para a Terrinha. Em 2015, o Itamaraty calculou que já são cerca de 162.190 cidadãos daqui firmando residência por lá. 😱

Para se ter uma ideia do que esse número representa, os brasileiros compõem cerca de 25,3% da população estrangeira residente em Portugal. A ligação histórica e o idioma são alguns fatores apontados como causas dessa preferência pelo país. Sem falar na segurança e nas paisagens lindíssimas que esse cantinho europeu oferece.

Você também deseja morar em Portugal? Então confira, abaixo, algumas alternativas para fazer isso. 🎉

Lisboa: charme e história na Europa. Foto: iStock, Getty Images
Portugal é um dos países que facilita a entrada dos brasileiros. Foto: iStock, Getty Images

3 alternativas para morar em Portugal

Bem, vamos ao que interessa: quais são as possibilidades para os brasileiros imigrarem à Portugal? São três as principais: trabalho, estudo ou aposentadoria. A seguir, falamos mais um pouquinho sobre cada uma delas.

Trabalho

Para conseguir o visto de trabalho e residência em Portugal, é preciso ter contato com alguma empresa de lá. Mas como conseguir uma ocupação em um outro país? Bem, o jeito é fazer um currículo bem claro e objetivo e entrar em contato com alguma companhia do seu interesse. Também é possível rastrear vagas em sites como o Net Empregos e o Expresso Emprego.

De qualquer forma, é bom estar preparado caso a oportunidade não surja logo de cara. As taxas de desemprego em Portugal não são as mais baixas da Europa, por isso a maioria das vagas são destinadas aos próprios portugueses. Geralmente, brasileiros são contratados para serviços mais básicos, na área de limpeza ou em restaurantes, por exemplo.

Estudo

Ok, essa não é uma alternativa para morar em Portugal em definitivo…mas pode abrir portas para que você entre em contato com empresas de lá e, quem sabe, futuramente possa firmar um acordo. Para os estudantes, o país lusitano está cheio de vantagens: além de ter universidades de excelência, ele facilita o ingresso de brasileiros através do ENEM.

Cada universidade exige uma pontuação mínima, mas a média fica em torno de 600 pontos. Já imaginou fazer toda a sua graduação em Portugal? Já se você quer investir em uma graduação sanduíche, ou iniciar um programa de mestrado e doutorado, pode tentar conseguir uma bolsa de estudos.

Procure ficar informado sobre os processos seletivos de programas como Santander Universidades, Fundação Estudar, CAPES e CNPq.

Aposentadoria

Você sabia que Portugal tem uma lei que permite a residência de brasileiros aposentados ou que vivam de rendimentos (bens, imóveis, aplicações financeiras) no país? E mais: com benefícios fiscais e direito à isenção do Imposto de Renda. Para obter o visto de residência, é preciso apresentar o comprovante da aposentadoria e/ou do montante de rendimentos.

Mas é preciso ter atenção a alguns detalhes: para conseguir o visto, o aposentado precisa receber um valor de aposentadoria equivalente a 100% do salário mínimo vigente no país. Atualmente, ele está estipulado em 618 euros – algo em torno de R$ 2.224. Se quiser saber mais detalhes sobre aposentadoria em Portugal, sugerimos este artigo do portal Euro Dicas.

Vantagens de morar em Portugal

Está na dúvida entre Portugal e outro país, ou ainda não decidiu se realmente sair do Brasil é uma boa? Bem, nós selecionamos aqui algumas vantagens que podem ser decisivas. Certamente, para quem busca um local com ritmo de vida mais tranquilo, este pode ser um fator importante: mesmo nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, é possível desfrutar de um clima menos caótico do que nas metrópoles brasileiras.

A segurança é outro ponto crucial. À noite, você pode andar com muito mais tranquilidade nas ruas de Portugal. Na lista de itens favoráveis à mudança, também entram o baixo custo de vida no país, as delícias gastronômicas e os vinhos saborosos, além das praias, cidades encantadoras – e, claro, a proximidade de outros países incríveis da Europa.

E aí, já decidiu se vai tentar morar em Portugal? Você tem vontade de se mudar para lá? Conte para a gente nos comentários. ☺️


Deixe uma resposta