O que fazer em Aveiro, a Veneza de Portugal

Você já pensou em percorrer o interior de Portugal? Descobrir o que fazer em Aveiro e explorar essa charmosa cidade é uma experiência indispensável. Simplesmente porque ela se parece com um pedacinho de Veneza, devido aos seus charmosos canais, barquinhos e belas pontes. 

Com cerca de 40.459 habitantes, Aveiro é uma cidade essencialmente universitária: a Universidade de Aveiro é o grande motivo pelo qual estudantes do mundo inteiro rumam até lá. Outra vantagem é que, por estar perto da costa, o município fica próximo de lindas praias portuguesas.

Por isso, seja inverno ou verão, motivos não faltam para você visitar Aveiro. Confira, a seguir, algumas dicas do que fazer por lá. 🇵🇹

Ponte de Aveiro
Aveiro lembra um pedacinho da Itália em Portugal. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

O que fazer em Aveiro? 4 dicas

Mesmo que você só tenha um ou dois dias em Aveiro, pode ter certeza de que os passeios abaixo vão fazer com que sua estadia por lá se torne muito especial. Estas são algumas das experiências imperdíveis:

Andar de moliceiro

Canais de Aveiro
A cidade de Aveiro tem diversos canais. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Fazer um passeio pelos canais de Aveiro é uma atrações imperdíveis para o viajante. Moliceiro é o nome dado ao tipo de embarcação que percorre as águas da cidade. O barco se parece muito com as gôndolas venezianas, especialmente pelo formato em meia-lua e pelas pinturas na decoração. Subir a bordo de um deles, além de ser uma experiência diferente, é uma alternativa para conhecer um pouco melhor o lugar.

Os passeios de moliceiro duram cerca de 45 minutos e percorrem os principais canais da cidade, incluindo o Canal Central, o Canal do Côjo e o Canal de São Roque. Durante o percurso, o visitante pode contemplar as pontes, a antiga fábrica de cerâmica de Aveiro e as salinas da região, além de outros pontos turísticos como o Farol. O investimento vale a pena.

Conhecer Costa Nova

Costa Nova
Costa Nova e suas charmosas casinhas. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Pertinho de Aveiro fica uma belíssima praia chamada Costa Nova, a cerca de 15 minutos de carro. Ela impressiona não só pelas areias brancas e mar azul, mas também pelas antigas casinhas típicas ali construídas: todas têm uma arquitetura semelhante, completamente coloridas e listradas – muitas com florzinhas enfeitando a janela. É de um charme incomparável.  

Saborear um pastel de nata quentinho (com bastante canela e um café para acompanhar) observando o oceano é uma experiência para ficar na memória. 😍

Visitar os parques de Aveiro

Praça Santo Antônio Lajedo
Parque Santo António Lajedo é o point dos universitários de Aveiro. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Aveiro tem dois belíssimos parques que merecem uma visitinha. Eles ficam interligados por uma ponte – e a graça está justamente no contraste entre os dois: um é mais antigo, outro moderno. Mas ambos têm uma beleza especial. O Parque Infante D. Pedro é histórico, data de 1862, e conta com diversos elementos interessantes: escadarias com fontes, painéis de azulejos, lagos e pontes.

Já o Parque Santo Antônio tem uma estrutura recente, com quadras esportivas, muitas árvores e iluminação completa. Ele é utilizado, especialmente, por estudantes da Universidade de Aveiro. Por isso, não se assuste se encontrar jovens caminhando na praça com capas pretas: eles não são amigos do Harry Potter, mas sim universitários. 😜

Fazer compras

A cidade de Aveiro é um ótimo lugar para fazer compras. Principalmente porque, por ser uma cidade menor, as lojas não ficam lotadas. Um dos shoppings de Aveiro, o Fórum, conta com diversas marcas e tem uma das lojas da Zara mais bacanas (e com preços em conta) da Europa. Outro grande centro de compras é o Glícinias Plaza, que abriga lojas como Sephora e H&M, além de uma praça de alimentação enorme.

No centrinho da cidade, perto dos canais, também é possível comprar vários souvenirs ou lembrancinhas. Há várias lojas com preços camaradas.

Ovos moles: um clássico de Aveiro

Se você está atrás do que fazer em Aveiro, não pode perder de vista uma delícia típica de lá: os ovos moles. Não vai ser difícil encontrar esse docinho – você vai ver placas dele em praticamente todos os estabelecimentos e zonas turísticas da cidade. A iguaria é uma sobremesa elaborada a partir de açúcar, gemas e canela.

O sabor lembra bastante o do quindim brasileiro. A diferença é a crosta de açúcar em uma massa fininha que encobre o recheio. De todo modo, trata-se de uma receita que faz parte da vida dos moradores de Aveiro. Há diversas lojas vendendo ovos moles na cidade, mas o ideal é provar os de uma confeitaria autêntica.

Nós sugerimos que você procure a Confeitaria Peixinho, que desde 1856 é considerada a Casa dos Ovos Moles de Aveiro. Talvez você tenha que esperar na fila, pois há bastante movimento – eu cheguei a ficar uma hora aguardando para finalmente experimentar o doce. Se valeu a pena? Com certeza.

E aí, descobriu o que fazer em Aveiro? Ficou com vontade de conhecer a cidade? Já viajou alguma vez para lá? Comente! 😊

Texto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Deixe uma resposta