4 charmosas praias de Portugal para incluir no roteiro

Ah, as praias de Portugal! ❤️ Pode apostar que, depois de conhecer a costa portuguesa, você também vai suspirar ao lembrar de banhos de mar inesquecíveis em lugares cobertos por falésias e muita natureza verde. Desde balneários mais badalados até outros mais reclusos, há diversas alternativas de lugares para agradar aos visitantes.

Difícil é elencar apenas algumas praias de Portugal que merecem um espacinho no roteiro. Afinal, a costa do país se estende por mais de 800 km de norte a sul. Não é à toa que hoje esses recantos abençoados na Terrinha representam um dos destinos de férias mais populares da Europa.

Já entrou no mood para um banho de mar relaxante no território lusitano? Então confira, abaixo, as nossas sugestões para o seu roteiro. ☺️

Explore 4 praias de Portugal

Preparado para conhecer alguns dos lugares mais incríveis da costa portuguesa? Dê uma espiada em cinco praias que são verdadeiros paraísos dentro de Portugal:

Praia de Mira, em Coimbra

Praia de Mira
Praia de Mira inspira calmaria. Foto: senza senso, CC BY 2.0

Para quem gosta de águas calmas e transparentes, a Praia de Mira pode ser o local ideal para descansar e curtir o sol no verão europeu. Trata-se da única praia do país a manter a bandeira azul por 30 anos consecutivos. Outro atrativo é que ela tem uma espécie de barrinha: uma piscina natural que se parece com uma lagoa, perfeita para um banho tranquilo.

Além disso, a Praia de Mira foi a primeira de Portugal a liberar Wi-fi gratuito para os visitantes. Você pode tirar aquela foto incrível na praia e postar direto no Instagram. 😜

Praia da Marinha, em Lagoa

Praia da Marinha
A aconchegante Praia da Marinha. Foto: iStock, Getty Images

Já eleita uma das 10 melhores praias da Europa pelo Guia Michelin, a Praia da Marinha impressiona pela beleza: nela, o mar está envolto por imponentes penhascos e formações rochosas em tons terrosos quentes. O contraste com as águas azuis e cristalinas é digno de uma pintura.

Como todo paraíso, a praia fica um pouco isolada: para acessá-la, é preciso subir uma escadaria íngreme. Mas a recompensa vale a pena, pode ter certeza. Por lá também é possível fazer passeios de barco, mergulhos e trilhas nas rochas.

Praia da Rocha, em Portimão

Praia da Rocha
Praia da Rocha tem agito dia e noite. Foto: Antonio da Silva Martins, CC BY-SA 2.0

Uma das  mais populares entre os portugueses, a Praia da Rocha é composta por um areal de aproximadamente 2 km, cercado de imponentes rochas e penhascos íngremes. Das águas, emergem belíssimas formações rochosas esculpidas pela natureza.

Para os jovens não faltam atrativos: durante o dia, predominam atividades como vôlei e surf. Já à noite, é possível usufruir dos restaurantes, bares, boates e até um cassino nos arredores da Praia da Rocha. Que tal?

Praia do Guincho, em Lisboa

Praia do Guincho_(CC BY-SA 2.0
Praia do Guincho é perfeita para curtir o mar. Foto: endless autumn, CC BY-SA 2.0

Ao lado de Cascais, fica uma outra belíssima praia portuguesa: a Praia do Guincho. Situada dentro de uma reserva natural e voltada para o Oceano Atlântico, ela é um verdadeiro tesouro da natureza: a areia é dourada e se espalha entre dunas com imponentes penhascos a norte. Com boas ondas, é perfeita para a prática de esportes como surf, kitesurf e windsurf.

Belezas espalhadas pelas praias de Portugal

Depois de contemplar essas fotos, você já deve estar convencido que a costa de Portugal merece uma visitinha. Mas, acredite: ainda há muitos outros encantos por essa região. Por exemplo: a Praia de Adraga, em Sintra, pode ser o local perfeito para contemplar um pôr do sol a dois. Isso porque ela abriga a Pedra de Alvidrar, uma rocha de 80m que fornece uma vista panorâmica incomparável do oceano.

Já a praia de Costa Nova, em Aveiro, é famosa por suas casinhas simples e coloridas – com flores nas janelas. É um lugar extremamente agradável para contemplar o mar e saborear um delicioso pastel de nata. Hmmm…😋

Costa Nova_Rafaela Kich
Costa Nova e suas casinhas coloridas. Foto: Rafaela Kich

Há, ainda, diversas outras praias encantadoras em solo lusitano: a Praia da Comporta, em Grândola; a Praia da Figueirinha, em Setúbal; a Praia da Apúlia, em Esposende e a Praia de Miramar, em Vila Nova de Gaia, são algumas delas. Escolha a sua preferida e boa viagem!

E aí, gostou de conhecer as praias de Portugal? Qual delas você quer visitar? Comente. 😉

Deixe uma resposta