Confira dicas para montar seu roteiro em Portugal

Pensando em elaborar um roteiro em Portugal? Pois saiba que essa pode ser uma ótima decisão. Embora seja um pouco ofuscada por outros países da Europa, a Terrinha é repleta de cenários encantadores, cidades que remontam à Era Medieval, praias incríveis e gente bacana. Explorar seu território certamente renderá boas memórias. 😍

Mas por onde começar a elaborar o itinerário em Portugal? Quais são as cidades que não podem faltar? O que você vai encontrar em cada uma delas? Confira, a seguir, nossas dicas. 🇵🇹

Portugal
Portugal é repleto de cantinhos especiais. Foto: Rafaela Kich, Mapa do Mundo

Como montar um roteiro em Portugal?

Assim como no caso de qualquer outro roteiro, a primeira variável importante é: por quanto tempo você pretende permanecer em Portugal? Essa é uma questão primordial. Afinal, se você dispor de um mês, poderá visitar muito mais lugares (e cidades) do que se ficar apenas 15 dias – por exemplo.

Nas cidades grandes de Portugal, o ideal é ter pelo menos três a quatro dias no roteiro para descobrir cada cantinho do lugar. Isso porque você perde um tempinho até se situar, verificar como o transporte público funciona e descobrir como chegar aos principais pontos turísticos. Já nos municípios menores, um ou dois dias estão de bom tamanho.

Com isso em mente, o próximo passo é decidir quais cidades vão entrar no seu roteiro em Portugal. Para isso, a sugestão é dar uma boa olhada no mapa, verificar o tempo de distância entre cada local e pesquisar bastante sobre os atrativos.

Nossa sugestão de roteiro em Portugal

Montar um itinerário é algo muito particular. Mas, se você não tem a mínima ideia de quais partes do território português explorar, vamos compartilhar uma sugestão – adaptável de acordo com a sua vontade. Nós já testamos esse roteiro e gostamos bastante.

A dica do nosso roteiro em Portugal é desembarcar em Lisboa, a capital do país. Por ser movimentada e repleta de pontos turísticos interessantes, como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Arco da Rua Augusta, ela já entrega um pouco da essência da vida em Portugal ao viajante. É bom para se situar.

Neste artigo, “Confira os pontos turísticos de Lisboa que precisam entrar no seu roteiro”, compartilhamos algumas sugestões para explorar a capital. O mais bacana é que, com uma malha ferroviária eficiente, é bem fácil cruzar Portugal de comboio – como é chamado o trem lá.

Por isso, de Lisboa você pode comprar uma passagem direto até Aveiro, nossa próxima sugestão de destino. Se tiver tempo sobrando, vale fazer uma paradinha antes em Coimbra, famosa por sua universidade. Da capital até Aveiro, o trajeto dura cerca de duas horas. Você pode ir de primeira ou segunda classe.

Bem, chegando em Aveiro você vai ficar deslumbrado. Isso porque a cidade se parece com um pedacinho de Veneza em Portugal. Ela é repleta de canais, pontes e barquinhos. Além disso, fica perto de uma praia imperdível chamada de Costa Nova – com águas claras ideais para um banho de mar no verão. Mais dicas sobre Aveiro você encontra neste artigo: “Descubra o que fazer em Aveiro, a Veneza de Portugal”.

O último destino da sua trip é a cidade do Porto, mas vale fazer uma parada no caminho em Vila Nova de Gaia, outra simpática aldeia portuguesa. De trem, o trajeto entre Aveiro e Porto dura em torno de uma hora.

Porto é uma cidade grande, repleta de atrações e famosa pelo vinho. Por lá, você vai encontrar pontos turísticos encantadores: a Livraria Lello & Irmão, a Ponte de D. Luís e o Estádio do Dragão são alguns. Nós falamos um pouquinho mais sobre eles neste post: “O que fazer em Porto: 4 atrações encantadoras”.

Roteiro em Portugal: lugares maravilhosos

Como todos os roteiros podem ser adaptados, vamos deixar aqui mais alguns lugarzinhos incríveis em Portugal como sugestão caso você tenha tempo disponível para uma visita. Acredite: há cenários dignos de filme espalhados pelo território português. Um deles é o Forte de São João Baptista, no arquipélago de Berlengas, cercado de um mar azul belíssimo.

Em Sintra, uma aldeia romântica construída no topo de uma rocha cercada de piscinas naturais, você vai se sentir dentro da Grécia.  Lá também fica o Palácio da Pena, o primeiro castelo em estilo romântico da Europa. Se você for ao continente no verão, também aproveite para tomar um banho na Praia Dona Ana, em Lagos, considerada a melhor do país.

E aí, o que achou dessa sugestão de roteiro em Portugal? Quais cidades estão na sua wishlist? Conte para a gente nos comentários. 😀

Deixe uma resposta