Entenda onde fica Praga no mapa da Europa e organize seu itinerário

Às margens do Rio Moldava, está uma das cidades mais charmosas (e belas) de toda a Europa. Se você está mochilando ou turistando pelo continente, nossa dica é: descubra onde fica Praga e passe alguns dias explorando esse local histórico. Lá não faltam monumentos, castelos, palácios, praças e pelos jardins que certamente vão tornar sua jornada mais inspiradora. 🤗💓

Há pontos turísticos em cada cantinho de Praga. Basta pegar uma bicicleta e percorrer as ciclovias da cidade e você vai descobrir uma surpresa a cada esquina. Neste artigo, “Descubra o que fazer em Praga: dicas para o seu mochilão”, mostramos alguns dos principais atrativos da capital checa, como o Castelo de Praga, a Ponte Carlos e a Praça Venceslau.

Mas onde fica Praga exatamente no mapa europeu? Como chegar lá? Quais outros países e cidades incluir no roteiro? É isso que vamos mostrar abaixo.

Praga
Praga é uma cidade imune ao tempo. Foto: iStock, Getty Images

Onde fica Praga no mapa?

A cidade de Praga fica na República Checa, país da Europa Centra limitado a norte pela Polônia e pela Alemanha; a leste, pela Eslováquia; ao sul, pela Áustria e a oeste, pela Alemanha. O idioma oficial é o checo.

Praga é a capital da República Checa e fica na Boêmia Central, a parte mais ocidental do país. Por sua localização, a cidade se torna ainda mais bela: ela fica sobre colinas e é cortada por ambas as margens do Rio Moldava, pouco antes deste confluir com o rio Elba.  

O curso do rio pela cidade se mistura com seus pontos turísticos: a capital checa é cheia de  imponentes pontes. No total, Praga tem uma área de 496 km² e uma população estimada em 1.237.893 habitantes. É o principal centro industrial, econômico e cultural do país.

Assim como Viena, a cidade de Praga é organizada em distritos. No total, são 22 dois deles. Mesmo que o idioma checo seja confuso aos visitantes, é fácil não se perder: cada zona recebe o nome de Praga 1, Praga 2, Praga 3…e assim por diante. A contagem começa no centro histórico, que engloba os distritos do 1 ao 8.

Distritos de Praga
Distritos de Praga facilitam localização na cidade. Foto: Domínio Público

Se você está pensando em como chegar até Praga, saiba que também há diversas alternativas de rotas à disposição. Para quem vem de avião, O Aeroporto Ruzyne de Praga fica a 20 km do centro da cidade. Aos que chegam de trem, há estações nos distritos 1, 2, 5 e 7. A principal se chama “Hlavní nádrazí” e fica em Praga 2.

Para quem não está muito longe de Praga, uma alternativa econômica é ir até a cidade de ônibus. Há terminais de ônibus localizados nos distritos 4, 5, 7, 8 e 9. Todos já são conectados às linhas de metrô.

O transporte público da cidade é bem eficiente. E não se assuste se não entender o que está escrito nas estações: o inglês é bem compreendido em praticamente toda a cidade.

A história e as maiores atrações de Praga

Praga é lembrada como um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo seu notável patrimônio arquitetônico e pela vida cultural intensa. Essencialmente, cada cantinho dela tem uma história guardada.

O chão da capital da República Checa, hoje uma cidade completamente segura e bem desenvolvida (você pode caminhar pelas ruas à noite com tranquilidade), já foi palco de muitas batalhas. Entre 1346 e 1378, o domínio da cidade pertencia ao imperador alemão Carlos IV de Luxemburgo. Já em 1526, ascendeu ao poder a dinastia católica dos Habsburgos. Vários pontos turísticos da cidade remontam a esse período.

Anos mais tarde, como você talvez já saiba, vieram outros períodos sombrios para a então chamada república da Checoslováquia. O país foi cedido à Alemanha Nazista até o final da Segunda Guerra Mundial, quando então passou a integrar a União Soviética. Praga só saiu do monopólio comunista em 1989.

Ao percorrer os pontos turísticos de Praga, você vai perceber como esse passado ainda se mantém muito vivo ali. Vale a pena visitar, por exemplo, o Monumento às Vítimas do Comunismo, o Museu Judeu de Praga e o Museum of Communism, que recontam um pouco dessa história.

E aí, conseguiu entender onde fica Praga? Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade? Quais pontos turísticos você quer visitar? Comente. 😉


Deixe uma resposta