Além do roteiro tradicional: 4 lugares para visitar no Rio de Janeiro

Esqueça Copacabana, o Morro da Urca e o Cristo Redentor. Na lista de lugares para visitar no Rio de Janeiro, esses pontos turísticos fazem parte do circuito tradicional. O objetivo deste artigo é ir além: agora você vai conhecer os recantos da Cidade Maravilhosa que acabam esquecidos – mas certamente valem uma visitinha.

Se você já esteve na capital carioca e em seus principais pontos turísticos, uma boa alternativa é revisitá-la sob um outro olhar. Para isso, selecionamos 4 lugares para visitar no Rio de Janeiro que costumam não caber no itinerário de quem dispõe de poucos dias para conhecer a metrópole.

Preparado para ir além do Rio de Janeiro que você já conhece? 😉

Rio tem vários recantos maravilhosos além dos pontos turísticos mais conhecidos. Foto: iStock, Getty Images
Rio tem vários recantos maravilhosos além dos pontos turísticos mais conhecidos. Foto: iStock, Getty Images

4 lugares para visitar no Rio de Janeiro

Para explorar o RJ de forma mais alternativa, contemple nossa listinha com sugestões de lugares indispensáveis além do circuito tradicional. Se tiver mais dicas a acrescentar, lembre-se de compartilhar conosco nos comentários. ✌️

Parque das Ruínas

Parque das Ruínas: vista panorâmica da cidade. Foto: iStock, Getty Images
Parque das Ruínas: vista panorâmica da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Bem no alto do bairro de Santa Teresa fica o Parque das Ruínas, um ponto turístico ideal para tirar belas fotos panorâmicas do Rio de Janeiro. De lá, é possível contemplar uma vista privilegiada, desde o aeroporto Santos Dumont até a Urca. Para completar, ele ainda abriga um Centro Cultural com exposições recorrentes de artes plásticas.

Uma ótima alternativa é visitar o local nos fins de semana, pois há uma cafeteria que oferece um farto café da manhã. Uma ótima maneira de começar o dia, não acha?

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Visitação: das 8h às 18h, de terça a domingo.

Mureta da Urca

Experimente o happy hour na Mureta da Urca. Foto: iStock, Getty Images
Experimente o happy hour na Mureta da Urca. Foto: iStock, Getty Images

Outra opção de lugar interessante para curtir um happy hour bem carioca. A região abriga vários barzinhos, de onde você pode contemplar o por do sol da praia do Flamengo bebendo uma cerveja gelada. Quando estiver por lá, aproveite para saborear uma empadinha do Belmonte, que vai tornar a experiência ainda mais gostosa.

Endereço:  Av. Portugal, S/N – Urca

Visitação:  livre

Galeria River

Galeria River: point artístico e cultural. Foto: Divulgação
Galeria River: point artístico e cultural. Foto: Divulgação

Entre as praias de Ipanema e Copacabana fica a chamada Galeria River, point que desde os anos 70 reúne surfistas e amantes de moda, arte e cultura. Inicialmente, o local era exclusivamente frequentado pela galera do surf, mas com o passar dos anos ficou mais eclético.

Hoje, abriga tanto lojas de pranchas e parafina, quanto de skates, patins e bike, além de estúdios de tatuagens, restaurantes e cafés. Estilistas do RJ eventualmente escolhem a Galeria para expor suas coleções. Vale a pena conhecer.

Endereço: Rua Francisco Otaviano, 67, Copacabana

Visitação: das 10h às 20h, de segunda a sábado.

Praça São Salvador

Praça São Salvador oferece rodas de samba à noite. Foto: Eduardo P, CC BY-SA 3.0
Praça São Salvador oferece rodas de samba à noite. Foto: Eduardo P, CC BY-SA 3.0

Se você deseja curtir noites agitadas no melhor estilo carioca, inclua a Praça São Salvador no roteiro. Na zona central da cidade, entre entre as ruas São Salvador, Esteves Júnior e Senador Corrêa, ela se destaca pela programação cultural.

Em sextas e sábados à noite, não faltam rodas de samba com os melhores clássicos brasileiros para animar os visitantes. Ao redor da Praça, estão vários botecos com cerveja gelada e deliciosos petiscos: experimente visitar o Bar Brasil, o Caneco 85 ou o Boteco Seu Dodô.

Endereço: no quadrilátero entre as ruas São Salvador, Esteves Júnior e Senador Corrêa.

Visitação: livre

Atrações alternativas no Rio de Janeiro

Explorar o lado mais alternativo do Rio de Janeiro pode ser o ideal para ter uma experiência carioca autêntica. Se o seu objetivo é esse, saiba que opções de passeios não faltam. Vale até usufruir do Bike Rio e alugar uma bicicleta para percorrer as praias da Zona Sul e dar um pulinho na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O Ateliê Chamego Bonzolândia, no Bairro Santa Teresa, representa outra atração interessante: é lá que o artesão Getúlio Damado transforma restos de sucata em belas peças artísticas. No primeiro sábado do mês, vale conhecer ainda a Feira do Lavradio, no centro da cidade, que reúne produtos artesanais, objetos de decoração, roupas e bijus.

E aí, gostou das sugestões de lugares para visitar no Rio de Janeiro? Tem mais alguma dica a acrescentar? Fique à vontade para deixar um comentário. ☺️

Deixe uma resposta