Conheça 8 das melhores praias do Rio de Janeiro

O Rio tem um espaço reservado no coração dos brasileiros – e de viajantes de boa parte do mundo que se apaixonam pelo clima da cidade e do estado. Neste post, vamos conhecer um pouco de 8 das melhores praias do Rio de Janeiro para quem está planejando seu roteiro.

Todo o estado do Rio de Janeiro, e não apenas a capital, é abençoado por algumas das praias mais belas do Brasil – e do mundo. Além das situadas na região metropolitana, ainda há excelentes opções no litoral norte – ou Costa do Sol – onde ficam Búzios e Cabo Frio, além daquelas ao litoral sul – ou Costa Verde – a exemplo de Angra dos Reis e Paraty.

Se você planeja incluir algumas das melhores praias do Rio de Janeiro no roteiro das próximas férias, fique de olho nas dicas a seguir. Vamos mostrar aquelas que realmente merecem uma visita.

Quais são as melhores praias do Rio de Janeiro

Não é apenas o cenário paradisíaco do Pão de Açúcar, o clima de alegria, samba e futebol ou o imponente Cristo Redentor que faz da capital carioca um lugar especial. Sem dúvidas, as melhores praias do Rio de Janeiro estão entre os atrativos para quem visita a cidade.

Charmosas e muito requisitadas pelos turistas, estas praias simplesmente precisam fazer parte da sua viagem:

1. Praia de Ipanema

Praia de Ipanema no Rio de Janeiro
A praia de Ipanema é uma das mais famosas do mundo. Foto: iStock, Getty Images

Situada na Zona Sul do Rio de Janeiro, Ipanema é uma das praias mais conhecidas do país. Com quase 2km de extensão, ela abriga desde artistas e jovens, até turistas e moradores que se exercitam no calçadão. Seu público heterogêneo e suas belezas naturais são fonte de inspiração, símbolo e parte da cultura do Rio de Janeiro.

Não deixe de contemplar a praia, tomar uma água de coco e provar alguns quitutes típicos cariocas. Um banho de mar também é indispensável.

2. Praia do Arpoador

Praia do Arpoador no Rio de Janeiro
Pôr do sol no Arpoador é imperdível. Foto: iStock, Getty Images

Se você gosta de surfar, precisa conhecer a Praia do Arpoador. Outro ponto histórico do Rio de Janeiro, situado entre o Forte de Copacabana e a Rua Otaviano com a Avenida Vieira Souto, esse é o recanto dos surfistas. Com apenas cerca de 800m de extensão, as ondas são o grande atrativo do charmoso local.

Uma boa dica, caso você não goste muito de encarar a prancha, é subir na famosa Pedra do Arpoador – que faz parte da formação rochosa que circunda a praia – e contemplar o pôr do sol. Só isso já vale a visita.

3. Praia de Copacabana

Praia de Copacabana no Rio de Janeiro
Caminhada no calçadão de Copacabana é uma boa pedida. Foto: iStock, Getty Images

Certamente uma das mais conhecidas do Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana fica na Zona Sul da cidade e possui cerca de 4km de extensão. Se você busca agito, precisa ir até lá tomar um banho de mar, jogar bola na areia ou até dar uma passeada pelo calçadão, projetado pelo paisagista Burle Max.

Já se você prefere visitar uma praia mais quieta, a dica é conhecer a praia do Leme – quase uma extensão menos explorada de Copacabana. Ela fica situada à esquerda e, como a divisa das duas é praticamente imperceptível, ambas são quase uma só.

4. Prainha   

Prainha no Rio de Janeiro
Prainha é uma opção mais intimista no Rio de Janeiro. Foto: iStock, Getty Images

Já que algumas das praias mais badaladas do RJ já estão na lista, vamos seguir agora com uma opção mais charmosa e intimista para os turistas que preferem apenas relaxar, observando o balanço das ondas do mar. Situada na Zona Oeste, como o próprio nome sugere, Prainha é uma praia bem pequena, com apenas 150m de extensão.  

Ela fica numa área de preservação e é cercada por belos morros. Não tenha dúvidas de que o cenário é paradisíaco.

Praias no litoral norte e sul do estado

Para quem vai estender a viagem para além da cidade maravilhosa, a dica é explorar também outras praias do estado. Ao sul e ao norte da capital, não faltam recantos encantadores e com amplas opções de turismo em meio à natureza.  

Veja, a seguir, mais quatro praias imperdíveis do estado do RJ.

1. Itacoatiara, em Niterói

Itacoatiara em Niterói - Rio de Janeiro
Itacoatiara fica a meia hora do centro de Niterói. Foto: iStock, Getty Images

Esta é, sem dúvidas, a mais bonita praia do litoral de Niterói. Situada a cerca de 30 minutos do centro da cidade, ela é cercada de montanhas verdes e oferece águas límpidas, próprias para um mergulho. É interessante que, no canto esquerdo da praia, o mar é mais agitado – ideal para os surfistas. Já no direito, as ondas são calmas e excelentes para os banhistas.

2. Praia dos Dois Rios, em Ilha Grande

Cercada por matas bem preservadas, a Praia dos Dois Rios recebeu esse nome porque em ambas as suas extremidades corre um riacho de água doce. Paradisíaco e ao mesmo tempo histórico, o local já abrigou o presídio Cândido Mendes, implodido no ano de 1994, e hoje é sede de estudos ambientais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

3. Praia José Gonçalves, em Búzios

Situada dentro da Reserva Ecológica das Emerências, a praia de José Gonçalves é pequena e rústica. Ela atrai um grande número de surfistas, por conta das ondas fortes e da orla estreita,  cercada de formações rochosas e costões verdes.

É um lugar para fugir do agito das praias badaladas: por lá, só se encontra uma barraca para quem deseja comer frutos do mar ou tomar uma água de coco. Uma excelente alternativa para simplesmente ficar à toa em meio à natureza.

4. Prainhas do Pontal, em Arraial do Cabo

Duas praias em uma, as Prainhas do Pontal são separadas por rochas, mas quando a maré sobe viram uma enseada só. Um espetáculo da natureza. Além das areias brancas, elas têm águas azuis cristalinas, como as de uma grande piscina. São calmas e próprias para um revigorante mergulho.

Os banhistas que frequentam o local ainda têm vista para a Ilha do Farol. Mais encantador, impossível.

E aí, você já visitou as melhores praias do Rio de Janeiro? Faltou alguma na nossa lista? Qual é a sua preferida? Comente!

Deixe uma resposta