Viagem para o Rio de Janeiro: 4 dicas para curtir a Cidade Maravilhosa

Marcou uma viagem para o Rio de Janeiro? Então é hora de começar a pensar no seu roteiro para aproveitar o melhor da cidade durante a estadia. A capital carioca é sinônimo de sol, mar, água de coco. Mas as atrações vão muito além. Para curtir ao máximo seus dias de descanso, nós separamos algumas dicas. ✌️

A Cidade Maravilhosa, guardada pelos braços do Cristo Redentor, tem diversas atrações musicais, gastronômicas, ecológicas e culturais. Democrática, ela conta com opções de turismo para agradar aos mais variados perfis de turistas: desde jovens que desejam curtir a noite na Lapa até aventureiros que buscam trilhas.

Descubra, a seguir, algumas sugestões para aproveitar o RJ. 😉

O que fazer na sua viagem para o Rio de Janeiro?

Confira quatro dicas e escolha os passeios que mais combinam com o seu estilo de viagem:

1. Curtir as belezas naturais

Pão de Açúcar
Pão de Açúcar. Foto: iStock, Getty Images

Que a capital carioca é cercada de tesouros da natureza, isso você provavelmente já sabe. Há diversas opções para contemplar as belezas da cidade. O passeio de bondinho até o Pão de Açúcar, que faz parada no Morro da Urca, permite ao visitante contemplar uma vista panorâmica do RJ, em um espaço totalmente arborizado.

Outra possibilidade é ir ao Parque da Tijuca e subir o Corcovado, onde fica a estátua do Cristo Redentor. Se você quer um contato bem autêntico com a natureza, a alternativa é fazer um piquinique no Parque Lage ou tomar um banho de cachoeira na região do Horto, mais precisamente no Jardim Botânico.

E que tal contemplar todo o charme do RJ navegando da Baía de Guanabara, em um barco da Marinha? À bordo da navegação, além de tirar belas fotografias, você ainda poderá ouvir um guia contando um pouco da história da região.

2. Assistir a um jogo no Maracanã

Maracana Stadium
Maracanã é um símbolo do RJ. Foto: iStock, Getty Images

Fãs de futebol precisam aproveitar a estadia no Rio de Janeiro para conhecer o Maracanã, provavelmente o estádio mais famoso do Brasil. O Maraca fica na Zona Norte e foi inaugurado em 1950. Para conhecer o local, você tem duas possibilidades: assistir a uma partida (que tal um clássico entre Flamengo e Botafogo?) ou fazer uma visita guiada.

Através do passeio com guia, os visitantes podem contemplar os bastidores do estádio: visitar os vestiários, o campo e o banco de reservas, além de conhecer um pouco mais sobre a história desse templo esportivo. Informações sobre o passeio estão disponíveis no site oficial do estádio.

3. Chope gelado + bolinho de bacalhau

Experimente o happy hour na Mureta da Urca no Rio de Janeiro
Experimente o happy hour na Mureta da Urca. Foto: iStock, Getty Images

Se você adora turismo gastronômico e quer uma experiência carioca autêntica, não pense duas vezes: escolha um boteco da cidade para se esbaldar. Não deixe de experimentar um chope gelado acompanhado de algumas iguarias típicas do RJ, como um bolinho de bacalhau, uma coxinha de frango ou um pastel de camarão.

Mas um boteco carioca não está completo sem…samba, é claro. 🎤 Se você quer conhecer lugares realmente frequentados pelos moradores e que garantem muita animação, experimente visitar os estabelecimentos da Praça São Salvador ou da Mureta da Urca, que prometem um happy hour inesquecível.

4. Explorar os pontos alternativos

Parque das Ruínas no Rio de Janeiro
Parque das Ruínas tem vista panorâmica da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Já conhece o Rio de Janeiro? Então você pode aproveitar a cidade para ir além dos seus lugares favoritos na cidade. A capital é inesgotável em atrações: sempre há um cantinho ainda inexplorado a ser descoberto. O Parque das Ruínas, bem no alto do bairro Santa Teresa, é um belo refúgio que garante uma visão panorâmica da Cidade Maravilhosa.

Se você adora garimpar em feirinhas, outra alternativa é visitar a Feira do Lavradio, no centro da cidade. Ela ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês. Por lá você vai encontrar produtos artesanais, bijus, roupas e objetos de decoração. Que tal?

Praias para visitar na sua viagem para o Rio de Janeiro

É lógico que você não vai deixar de aproveitar as praias quando estiver no Rio, certo? Assim como os demais pontos turísticos, elas também são democráticas. Cada praia tem um potencial diferente para agradar aos mais variados perfis: há aquelas mais agitadas, como Copacabana e Ipanema, e outras mais reclusas, como a Prainha.

Se você quer surfar ou contemplar um pôr do sol lindo, a Praia do Arpoador é o destino certo. Quer conhecer um pouco mais sobre as praias do RJ? Então confira este post: As melhores praias do Rio de Janeiro.

Gostou das dicas? Já planejou sua viagem para o Rio de Janeiro? O que você pretende fazer por lá? Quais lugares quer visitar? Conte para a gente nos comentários. 😉

Deixe uma resposta