Mapa turístico de Roma: dicas para visitar a Cidade Eterna

A capital da Itália é o belo retrato de um passado que atravessa milênios. No mapa turístico de Roma, entram inúmeros locais incríveis: desde as ruínas remanescentes do Império Romano até as charmosas fontes, igrejas, basílicas e museus. Isso sem falar nos restaurantes, cafés e sorveterias absolutamente imperdíveis. 😍

Roma é uma cidade efervescente: para quem não está acostumado, o trânsito caótico e o fluxo imenso de turistas podem até ser meio desnorteantes. Mas basta virar a esquina para suspirar com alguma praça repleta de monumentos arquitetônicos incríveis. Isto é a capital da Itália: um verdadeiro museu a céu aberto.

Mas quais são, afinal, os pontos turísticos essenciais de Roma? Como organizar seus passeios por lá? Veja, abaixo, algumas dicas pontuais. 👌

Panteão em Roma
Panteão é um dos pontos turísticos famosos de Roma. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar um mapa turístico de Roma?

Para elaborar seu mapa turístico de Roma, é interessante primeiro estabelecer algumas questões básicas: em que período do ano você quer ir, quais os lugares que deseja visitar, onde ficar hospedado e como irá se locomover pela cidade. Dê uma espiada nas nossas dicas:

Quando ir?

Tudo depende. Roma é mágica em qualquer época do ano, mas se você prefere visitar os monumentos ao ar livre no clima de verão, programe a viagem para o período de junho a agosto. Mas lembre-se de que a cidade fica bem movimentada nesses meses. Já entre abril e junho e setembro e outubro, as temperaturas são mais amenas.

Entre Natal e Ano Novo, o movimento costuma decair. Mas lembre-se de que estará bem friozinho, pois é inverno no hemisfério norte. ❄️

Onde ficar?

Não é difícil encontrar hospedagem em Roma: a cidade é repleta de hotéis de todas as categorias, albergues ou mesmo apartamentos para alugar. O mais difícil é aliar boa localização com preço camarada, já que a capital italiana é uma das mais caras da Europa no quesito hospedagem.

Nossa dica é: reserve a acomodação com antecedência e, na dúvida, procure um lugar perto das principais praças da capital, como as Piazzas Navona, Espagna e Campo de Fior. É garantia de que haverá uma estação de trem por perto. Se achar os preços muito salgados, considere opções alternativas de hospedagem, como o Airbnb.

Como se locomover?

O metrô de Roma não é tão extenso quanto o de Londres ou Paris, por exemplo, mas é uma boa alternativa de transporte aos turistas. São duas as linhas disponíveis: A (vermelha) e B (azul). Elas se cruzam na estação Termini. As estações Colosseo, Ottaviano-S.Pietro e Spagna são as mais utilizadas pelos turistas.

O ticket (também válido para outros meios de transporte), pode ser facilmente adquirido em máquinas de autoatendimento. O valor do bilhete para 100 minutos é de  € 1.50, mas se você for ficar na cidade por mais tempo, vale a pena comprar o passe livre para 7 dias, por € 24.

Mapa turístico de Roma: pontos imperdíveis

Fórum-Romano
As ruínas do Fórum Romano. Foto: iStock, Getty Images

Agora que você já estruturou as questões básicas para a viagem, é hora de investir pesado no mapa turístico de Roma e escolher os lugares que você irá visitar. Bem, uma passagem pelo Coliseu, pelo Palatino e pelo Fórum Romano é indispensável. Afinal, esses são os pontos turísticos mais procurados na cidade italiana, pois recontam a história do Antigo Império.

Outro local indispensável é a Basílica de São Pedro, simplesmente o maior templo católico do mundo. No Vaticano, os museus Pio-Clementino, Chiaramonti e Gregoriano Etrusco garantem uma boa programação cultural. Não deixe, ainda, de passear pelas belas praças, como a Piazza Navona e a Piazza del Popolo.

Se você quiser uma ajudinha com seu mapa turístico, sugerimos este artigo: “O que fazer em Roma: roteiro de 3 dias”, que apresenta uma sugestão de itinerário.

Gostou das dicas? Conseguiu montar seu mapa turístico de Roma? Comente. 😊

Deixe uma resposta