Turismo gastronômico: 5 comidas típicas da Rússia para experimentar

Com inúmeras influências agregadas com o passar dos anos, as comidas típicas da Rússia merecem ganhar um espacinho no seu roteiro de viagem quando você estiver no país. Lembrada por uma enorme riqueza de ingredientes e sabores, a gastronomia russa é surpreendente.

As bases da cozinha por lá se estabeleceram a partir dos hábitos antigos da população rural, portanto peixes, aves, cogumelos, verduras e legumes têm espaço garantido nas receitas. Pratos e lanches elaborados a partir dos derivados do centeio, do milho e da cevada também entram como protagonistas.

Então, preparado para descobrir quais são as comidas típicas da Rússia que você precisa experimentar? 😋

Borscht
Borscht é uma sopa de beterraba e tomates típica da Rússia. Foto: iStock, Getty Images

5 comidas típicas da Rússia para a sua viagem

Não se intimide pelos nomes estranhos. Quando estiver em um restaurante em Moscou aproveite para provar algum destes cinco pratos:

Frango à Kiev

Este prato é um belo exemplo da abundância de ingredientes da gastronomia russa. Ele é elaborado a partir de um peito de frango desossado e recheado com ervas, presunto ou salmão, queijo e manteiga de alho. Depois de receber o recheio, a carne é frita ou cozida, para então ser servida.  

Borscht

Praticamente um símbolo da Rússia, esta comida típica tem origens na Ucrânia. Borscht é uma espécie de sopa bem característica por sua cor avermelhada. O motivo são os ingredientes utilizados: beterraba e tomate. No país, ela é sempre servida bem quentinha para aquecer o corpo nos dias gelados.

Blini

Blini é simplesmente uma panqueca russa, de massa bem fininha. Ela representa uma ótima opção para o café da manhã ou lanche, pois pode ser servida com geleias, mel, salmão defumado, caviar, creme de leite, cottage, carne moída, cogumelos, enfim…já viu que as opções são amplas, não é?

Solyanka

Com tempero picante e textura cremosa, a Solyanka é outra sopa que faz sucesso na Rússia. Ela é elaborada basicamente a partir de peixe, cogumelos ou carne. Os complementos que dão sabor ao prato são pepinos, azeitona, batata, creme de leite e repolho. Você experimentaria?

Draniki

Este é um lanchinho russo bem popular, que consiste em uma panqueca – só que preparada com batatas. O diferencial é a forma como ela é servida, acompanhada com um creme de leite sutilmente azedo.

Comidas típicas da Rússia: sobremesas indispensáveis

As comidas típicas da Rússia, embora exóticas, já são relativamente conhecidas ao redor do mundo. Você sabia que até o nosso strogonoff, elaborado com iscas de carne e creme de leite, é uma variação de um prato típico do país chamado Stroganov? As sobremesas russas, porém, acabaram ofuscadas pelas de outros países famosos pela confeitaria, como a França.

O que nós queremos dizer é: mesmo que os doces da Rússia não sejam muito famosos ao redor do globo, eles são deliciosos. E você não pode deixar de provar alguns como o pão de mel de Tula (uma cidade a 200 km do sul de Moscou), que é recheado com geleia e leite condensado.

Outro docinho saboroso é a Vatrushka, que em bom português nada mais é do que um pastel de requeijão, feito com farinha de trigo e servido com geleia e leite condensado como acompanhamento. Para finalizar, não perca a oportunidade de provar o Pastilá, uma espécie de bolachinha com açúcar e maçãs.

Gostou de conhecer as comidas típicas da Rússia? Qual delas você está ansioso para provar? Conte para a gente nos comentários. 😀


Deixe uma resposta