Verão na Bahia: descubra 4 pontos turísticos de Salvador

O fim do ano se aproxima e você já cansou do trânsito, da correria e do estresse? Então, nossa dica é programar as férias na Bahia e explorar os pontos turísticos de Salvador. Na lista de atrações da capital, entram praias lindas, festas de rua, monumentos arquitetônicos históricos e, claro, muito acarajé. 🌞🌊

Se você já visitou a Bahia, sabe que é um ponto do país que traduz bem a essência da alegria do povo brasileiro. Para quem busca um pouco de leveza diante da selva de pedra, curtir as praias do norte da cidade pode ser um verdadeiro remédio.

A seguir, vamos mostrar alguns dos principais pontos turísticos de Salvador para você se inspirar e montar um roteiro. 

Salvador
Salvador pode ser o cenário perfeito para relaxar nas férias. Foto: iStock, Getty Images

Explore 4 pontos turísticos de Salvador

Preparado para descobrir as atrações da capital da Bahia? Tome nota:

1. Pelourinho

Pelourinho
Pelourinho é um clássico de Salvador. Foto: iStock, Getty Images

O bairro Pelourinho é a alma de Salvador e um dos principais pontos turísticos da cidade. Situado na Cidade Alta e considerado Patrimônio da Humanidade pelo Unesco, ele reúne mais de 800 casarões datados dos séculos 17 e 18, além de vielas e ladeiras repletas de igrejas, museus, restaurantes e lojas de souvenirs. É um point tanto para baianos, quanto para turistas.

Em terças-feiras, o Olodum e os batuques da Bahia tomam conta do Pelourinho. Se você busca uma programação para o fim da tarde, a dica é visitar a Rua de Santo Antônio, de onde é possível contemplar um pôr do sol inesquecível da Baía de Todos os Santos e tomar um café em charmosas casas coloridas.

2. Igreja de São Francisco

Igreja de São Francisco
Igreja de São Francisco é cartão postal de Salvador. Foto: iStock, Getty Images

No Pelourinho, um dos pontos turísticos mais procurados é a Igreja de São Francisco e o convento anexado a ela. Considerada o templo católico mais rico do país, a construção abriga centenas de quilos de ouro, que iluminam os altares – um símbolo do período barroco.

O templo religioso, erguido em 1723, traz ainda belas pinturas ilusionistas e uma imagem de São Pedro de Alcântara. O convento, inserido no complexo, possui um pátio interno com paredes revestidas em azulejos portugueses, reproduzindo o nascimento de São Francisco.

3. Museu de Arte Moderna da Bahia

Solar do Unhão reúne charme, arte e história às margens da Baía de Todos os Santos. Foto: iStock, Getty Images
Solar do Unhão reúne charme, arte e história às margens da Baía de Todos os Santos. Foto: iStock, Getty Images

Amantes das artes não podem deixar de fazer um passeio até o Solar do Unhão, um dos mais belos complexos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos. Ele abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, que reúne mais de 2.000 obras de pintores renomados do país, como Di Cavalcanti, Portinari e Tarsila do Amaral.

Construído no século 17, o local seria originalmente a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, mas acabou transformado em um complexo de senzala, capela, armazém e cais. No ano de 1962, seu jardim foi reformado e virou o Parque das Esculturas, com peças de artistas como Caribé e Mário Cravo.

4. Bairro Rio Vermelho

Moqueca de Camarão
Rio Vermelho é o point para experimentar uma moqueca ou acarajé. Foto: iStock, Getty Images

O bairro Rio Vermelho é o destino certo para quem deseja provar as delícias culinárias preparadas pelas baianas mais famosas de Salvador. No Largo de Santana, vá com o estômago preparado para apreciar iguarias como feijão fradinho, vatapá e camarão seco, típicas da região.

Uma novidade na área é a Praça Caramuru, inaugurada em 2016. Ela ocupa o espaço do antigo “Mercado do Peixe” e mantém sua tradição reunindo 11 restaurantes, oito quiosques e uma área exclusiva para shows e apresentações culturais.

Praias de Salvador para curtir nas férias

As praias de Salvador são pontos turísticos que merecem um capítulo à parte. Especialmente aquelas situadas no norte da cidade, que reservam aos visitantes águas clarinhas perfeitas para um banho de mar revigorante.

As três imperdíveis são Itapuã, com suas piscinas naturais; Stella Maris, com boas ondas para surfistas e belos recifes; e Flamengo, que tem um ar mais rústico já que é emoldurada por belas dunas e charmosos coqueirais. Já se você quer fugir do burburinho, a sugestão é visitar a Praia do Buracão, mais calma e escondida.

E aí, gostou de conhecer alguns pontos turísticos de Salvador? Quais você quer visitar? Comente! 😉

Deixe uma resposta