O que fazer em São Paulo? 5 experiências que você precisa ter na cidade

Como muitas metrópoles ao redor do mundo, a capital paulista é cheia de surpresas. Há muito o que fazer em São Paulo: no seu roteiro pela cidade, você poderá explorar desde os pontos turísticos mais tradicionais até os recantos menos explorados pelos visitantes. Do Ibirapuera ao MASP, são muitas as atrações. 💕

Neste artigo, porém, nosso objetivo é sugerir algumas opções para que você tenha experiências paulistas autênticas quando visitar SP. A ideia é ir além da rota turística comum, explorar melhor os espaços culturais e urbanos, experimentar sabores típicos, enfim: absorver a essência do lugar.

Sem enrolações, veja abaixo nossas dicas do que fazer em São Paulo. 😉

Ibirapuera
Que tal um piquenique no Ibira? Foto: iStock, Getty Images

Descubra o que fazer em São Paulo além da rota turística

Que tal incluir algumas destas experiências na sua viagem? Confira as opções e escolha aquelas que parecem as mais divertidas – ou inusitadas – para você:

1. Andar de bicicleta na paulista em um domingo

A Paulista aos domingos é um charme. Fechada para carros, ela fica dominada por famílias e esportistas que usufruem do espaço para caminhar, correr, andar de skate ou bicicleta. É uma forma diferente de explorar a cidade e usufruir do espaço urbano, exatamente como os paulistas fazem.

Endereço: Avenida Paulista – São Paulo

2. Fazer um piquenique no Ibira

O Ibirapuera é um dos parques mais conhecidos e utilizados pelos moradores de São Paulo. Sua área arborizada já ganhou até destaque internacional: em 2015, o jornal britânico The Guardian o elegeu como o melhor parque urbano do planeta. Os paulistas adoram usufruir do verde para praticar exercícios ou fazer passeios em família.

Por isso, nossa dica é: que tal ir além dos restaurantes refinados e fazer um piquenique no Ibira? Pode render lindas fotos de recordação e uma bela memória da sua viagem.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana

3. Assistir a uma apresentação musical na Sala São Paulo

São Paulo não decepciona nenhum fã de cultura. A cidade conta com uma das mais charmosas salas de concerto do mundo, com apresentações recorrentes de orquestras sinfônicas por sua excelente acústica: a Sala São Paulo. Além de receber concertos, ela ainda é utilizada para solenidades e espetáculos de outros gêneros.

Quando estiver na cidade, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer e assistir a uma apresentação na Sala, comparada em beleza com o Symphony Hall, de Boston (EUA) e o Musikverein de Viena (Áustria). Confira a programação aqui.

Endereço: Praça Júlio Prestes s/nº – Campos Elíseos

4. Comer um bolinho de feijão na Feira da Liberdade

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, conhecida pela maioria apenas como “Feirinha da Liberdade”, ocorre em sábados (das 9h às 18h) e domingos (das 9h às 19h), na Praça da Liberdade. Ela foi inaugurada em 1975, com o objetivo de aproximar um pouco mais a cultura japonesa com a do público brasileiro. Com o passar do tempo, porém, a proposta se expandiu.

Atualmente, a Feirinha da Liberdade reúne artesanato, pratos típicos da culinária japonesa e brasileira, além de bijuterias, esculturas, plantas, quadros e outros artigos. Nós sugerimos que você aproveite a visita para experimentar delícias como um tradicional yakisoba ou o imagawayaki (uma espécie de bolinho de feijão Azuki), feito na hora.

Endereço: Av. da Liberdade, 365 – Sé

5. Assistir a uma peça no Theatro Municipal de São Paulo

Inspirado na Ópera de Paris, o Theatro Municipal de São Paulo faz você realmente se sentir na Europa, especialmente por manter o estilo renascentista barroco. Inaugurado em 1911 ele até hoje mantém uma programação cultural intensa, sendo palco de apresentações dos mais diversos gêneros.

Em SP, você pode visitar o local e fazer uma visita guiada para conhecer suas dependências. Mas o que nós realmente sugerimos é: consulte a programação e assista a algum espetáculo lá. É uma experiência sem precedentes.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/ nº

O que fazer em São Paulo além da capital?

Se só a capital paulista já proporciona ao visitante experiências incríveis, imagine se as possibilidades forem expandidas para além da metrópole? O estado de São Paulo também é recheado de lugares lindos, com diversas atrações. Em Campinas, por exemplo, você pode fazer um passeio de Maria Fumaça ou explorar o charmoso Parque Portugal.

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, é outro ponto encantador do estado. Lá você pode andar de teleférico no Morro do Elefante, contemplar as lindas paisagens do parque Horto Florestal, conhecer o Palácio Boa Vista e visitar o Museu de Esculturas Felícia Leirner. Viu só como as opções são amplas?

Gostou de explorar opções do que fazer em São Paulo? Qual dessas experiências parece a mais incrível para você? E quais pontos turísticos tradicionais você pretende visitar? Comente. 😉


Deixe uma resposta