Os imperdíveis: 5 pontos turísticos de São Paulo

“Selva de Pedra”, a capital paulista pode até ser lembrada pelo trânsito e pela correria. Mas os pontos turísticos de São Paulo não deixam a desejar: no maior centro financeiro, corporativo e mercantil de toda América do Sul, há inúmeras atrações aos visitantes. Que tal tirar um fim de semana para fazer alguns passeios tradicionais pela metrópole? 🌁

Resumir uma capital com mais de 11 milhões de habitantes em apenas alguns pontos turísticos é tarefa difícil. Por isso, vale conferir aqueles que nós selecionamos e adaptar conforme o seu gosto e estilo de viagem. Afinal, São Paulo é democrática e multifacetada: atrativos não faltam.

Vamos lá?

São Paulo
São Paulo tem atrações para todos os gostos. Foto: iStock, Getty Images

5 pontos turísticos de São Paulo

Confira nossas sugestões para o seu itinerário:

1. Ibirapuera

Ibirapuera
Ibirapuera é o parque mais famoso de São Paulo. Foto: iStock, Getty Images

Se Nova York tem o Central Park, São Paulo tem o Ibirapuera: o principal parque urbano da cidade. Inclusive, em 2015, ele foi apontado pelo jornal britânico The Guardian como o melhor do planeta.

O Ibira foi projetado por Niemeyer e construído em 21 de agosto de 1954, em comemoração ao quarto centenário da cidade. Atualmente, o parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a corridas e passeios. Perfeito para respirar um ar mais puro ou praticar exercícios.

2. Avenida Paulista

Avenida Paulista
Avenida Paulista é o coração de SP. Foto: iStock, Getty Images

Coração de Sampa, a Paulista é certamente o principal logradouro da metrópole. É lá que se concentram as principais empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais e museus da cidade. Quer absorver a essência do conglomerado urbano? Não deixe de passear por lá.

3. Museu de Arte de São Paulo

Museu de Arte SP
Museu é cartão-postal da cidade. Foto: iStock, Getty Images

Uma das mais relevantes instituições culturais brasileiras, o Museu de Arte de São Paulo – ou simplesmente MASP – é ponto de parada obrigatório em São Paulo. Ele está situado na Paulista desde 7 de novembro de 1968. O prédio foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi.

Apesar da infraestrutura ser um atrativo à parte, o MASP se destaca especialmente pelo acervo:  ele abriga a mais notória coleção de arte ocidental da América Latina, por lá o visitante encontra arte italiana, francesa, africana e, claro, brasileira. Sem falar nas cerca de 8 mil peças arqueológicas. Uma visita é indispensável.

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista, São Paulo – SP

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

Entrada: gratuita

4. Beco do Batman

Beco do Batman
Beco do Batman reúne arte de rua em SP. Foto: iStock, Getty Images

Você certamente já deve ter visto esse ponto turístico de São Paulo no seu feed do Instagram. Perfeito para tirar belas fotografias, o Beco do Batman reúne o melhor da arte urbana da metrópole. Situado na travessa da Vila Madalena, bairro boêmio da zona oeste da cidade, o point conta com vários muros grafitados.

5. Teatro Municipal de São Paulo

Teatro Municipal SP
Teatro Municipal tem programação cultural intensa. Foto: iStock, Getty Images

Histórico, o Teatro Municipal de São Paulo foi inspirado na Ópera de Paris e palco da Semana de Arte Moderna de 1922, que marcou o início do modernismo no Brasil. Ele é considerado Patrimônio Histórico do Estado desde 1981.

Atualmente o Teatro abriga seis corpos artísticos, a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, o Coro Lírico Municipal de São Paulo, o Coral Paulistano Mário de Andrade, o Balé da Cidade de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Fique de olho na programação.

Pontos turísticos de São Paulo: história e modernidade

São Paulo, assim como as metrópoles mais atraentes do mundo – Londres, Nova York e Toronto, por exemplo – é feita de contrastes. Onde o contemporâneo e o histórico se encontram, o cenário é perfeito para qualquer turista. É por isso que a maior cidade da América Latina é tão fascinante: de um lado a Catedral Metropolitana, de outro o MAM – Museu de Arte Moderna.

Entre a lista de cartões-postais, entram os mais variados: da 25 de março e da Rua Oscar Freire, até a Praça da Sé, a Pinacoteca, o Mercado Municipal e a Galeria do Rock. A única certeza é que, depois de ir para SP pela primeira vez, você certamente vai querer voltar.

E aí, o que achou da nossa seleção dos pontos turísticos de São Paulo? Qual parece mais bacana? Faltou algum na lista? Comente! 😊

Deixe uma resposta