5 comidas típicas da Suíça que você não pode deixar de provar

Amigo viajante, acredite: as comidas típicas da Suíça são tão atraentes quanto as paisagens estonteantes do país. A cozinha suíça é muito lembrada principalmente pelos queijos e chocolates, preparados de forma artesanal, o que garante um sabor absolutamente incomparável. Mas as delícias que você vai provar por lá vão muito além.

Se você está em dieta, a Suíça é o país ideal para dar aquela furada com muito estilo. Pelas cidades, você vai se deparar com diversos cafés e restaurantes, além de padarias muito convidativas. Nelas, é possível encontrar uma infinidade de pães fresquinhos, além de croissants doces e macarons. 😍

Para ajudar a montar seu roteiro gastronômico, nós separamos aqui 5 comidas típicas da Suíça que você precisa provar.

Top 5 comidas típicas da Suíça

Confira, abaixo, alguns pratos com os quais você certamente vai se deparar na Suíça. Quando tiver a chance, não deixe de experimentar.

1. Gipfeli

Gipfeli
Gipfeli é atração em padarias e supermercados na Suíça. Foto: iStock, Getty Images

Nada mais é do que a versão suíça do tradicional croissant, presente em praticamente todos os cafés, restaurantes, padarias e supermercados suíços. Os dois principais recheios são chocolate e baunilha. Mas os moradores locais preferem consumir a versão mais natural da delícia, sem nada por dentro.

2. Rösti

Rösti
Rösti é uma refeição reforçada. Foto: iStock, Getty Images

Feito com batatas, o Rösti costumava fazer parte do café da manhã (reforçado) dos fazendeiros do cantão de Berna. Mas hoje já pode ser encontrado em diversos restaurantes, representando uma boa opção para o almoço ou jantar. Trata-se de um bolinho achatado de batatas cozidas com casca, ou fritas em manteiga na frigideira.

A delícia pode ser servida com acompanhamentos como espinafre, ovo frito ou legumes. Mas o mais comum é com o geschnetzeltes: um cozido de vitela com champignon e creme.

3. Raclette

Raclette
Raclette mistura queijo e batatas. Foto: iStock, Getty Images

Se você é apaixonado por queijo, precisa provar o Raclette. Ele é um prato típico à base de queijo derretido, aquecido e raspado direto no prato. O nome vem do francês “racler”, que significa “raspar”. A receita é constituída por alguns acompanhamentos, que podem variar.

Geralmente, o Raclette é servido com batatas e presunto, lombo defumado ou salame. Mas há versões mais ousadas, com picles, cebola e mostarda de frutas. Escolha o que parecer mais saboroso no menu.

4. Bratwürst Mit Brot

Bratwurst
Bratwürst é feito com linguiça. Foto: iStock, Getty Images

Este é, na verdade, um lanche bem comum na Suíça – algo parecido com o hot dog dos americanos. É feito com uma típica linguiça, normalmente servida com pão e uma deliciosa mostarda artesanal. Pode ser encontrado em vários restaurantes e quiosques.

Se você gosta de mostarda (bem) picante, a dica é provar o Bratwürst do restaurante Sternen Grill, em Zurique. Depois nos conte o que achou.

5. Fondue de Queijo

Fondue
Não deixe de experimentar um típico fondue de queijo. Foto: iStock, Getty Images

O fondue de queijo é típico da Suíça e por lá você encontrará ampla variedade de sabores. A delícia é tipicamente consumida com pão: o queijo fica derretendo na panela de cerâmica, enquanto você mergulha os pedacinhos de pão ali. Garantia de um jantar delicioso e quentinho.

Chocolates e queijos: comidas típicas da Suíça

Na lista de preciosidades gastronômicas da Suíça, os queijos e os chocolates merecem um capítulo à parte. Afinal, é de lá quem vêm os sabores e as marcas mais famosas do mundo.  

O chocolate chegou na Europa durante o século 16 e passou a ser produzido na Suíça em meados do século 17. A fama do chocolate suíço passou a se expandir para o mundo a partir da segunda metade do século 19, especialmente por conta da invenção do chocolate ao leite, atribuída ao chocolateiro suíço Daniel Peter e da invenção do chocolate cremoso, de Rodolphe Lindt. 🍫

Já quando o assunto é queijo, a diversidade de produtos é espantosa. Nos alpes, cada parte do país e cada região produz um sabor diferente. São mais de 450 tipos: desde o picante Appenzeller até o Emmentaler, cheio de furos, e o mundialmente famoso Gruyère. A dica é explorar as feiras semanais dos camponeses e vendedores de queijo e se esbaldar.

Gostou de conhecer as comidas típicas da Suíça? Quais você quer provar? Conte para a gente nos comentários. 😉


Deixe uma resposta