Conheça 9 comidas típicas do Uruguai

Se você gosta de provar os pratos locais em suas viagens, é hora de descobrir as comidas típicas do Uruguai.

A gastronomia uruguaia é de dar água na boca bem antes da primeira garfada. É o que você vai sentir ao ver algumas fotos ao longo deste post.

Além de ser um tradicional destino turístico e um país que recebe muito bem os brasileiros, o Uruguai tem uma tradição gastronômica riquíssima.

Certamente uma das melhores partes da viagem será experimentar as deliciosas comidas típicas, sejam elas doces ou salgadas.

9 comidas típicas do Uruguai

A culinária uruguaia é baseada principalmente em carnes e laticínios.

As carnes em especial são famosas, e é exatamente por elas que vamos começar.

Atenção: não siga a leitura se você for muito sensível a tentações gastronômicas. 

1 – Parrilla

Parrilla - comida típica uruguaia
Parrilla é preparada no Mercado do Porto, em Montevidéu. Foto: iStock, Getty Images

Parrilla em espanhol significa lenha. É um dos nomes pelos quais é conhecido o churrasco uruguaio. Bem fiel à tradição gaúcha do pampa, e aqui dizemos da cultura gaúcha em sentido amplo, incluindo o extremo sul do Brasil, Uruguai e Argentina, o churrasco Uruguaio é simplesmente um dos melhores churrascos do mundo.

O Mercado del Puerto, na capital Montevidéu é um famoso local onde turistas vão para saborear os cortes uruguaios. Tenha certeza que será um dos melhores churrascos de sua vida.

2 – Pancho

Pancho - comida típica uruguaia
Pancho pode ser encontrado em qualquer lugar no Uruguai. Foto: iStock, Getty Images

Pancho é o cachorro-quente uruguaio. É famoso pela simplicidade e sabor direto ao ponto. Em vez de conter inúmeros ingredientes, ele apresenta apenas uma grande salsicha, um grande pão, um molho de mostarda e, em alguns casos, um acompanhamento especial, como tiras de bacon.

Os panchos são vendidos em trailers e hamburguerias. Podem ser encontrados facilmente por todo o país.

3 –  Chivito

Chivito é outro prato famoso, daqueles que te deixa bem satisfeito e que cai bem principalmente se você deixou a dieta de lado. É um enorme sanduíche, geralmente com um filé de carne, alface, tomate, maionese, mussarela, presunto, ovo e às vezes também bacon. É servido de diversas formas, pode ser:

  • Al Pan  – servido com pão, forma de sanduíche;
  • Al plato – Servido direto em um prato, sem pão;
  • Canadiense – Versão do sanduíche com alguns ingredientes adicionais;

As chiviterias estão espalhadas pelas cidades e você não vai ter dificuldades em encontrá-las.

4 – Alfajor

Comida típica uruguaia
Alfajor uruguaio é um dos melhores do mundo. Foto: iStock, Getty Images

O Alfajor é conhecido como uma guloseima argentina, mas o Uruguai também possui uma longa tradição com esses doces. Com certeza a proximidade e a cultura gaúcha que permeia toda a região da foz do rio da Prata tem influência nesses costumes que são compartilhados por Uruguai e Argentina.

O alfajor uruguaio pode ser encontrado em todo lugar. Uma marca muito apreciada pelos turistas é a “De las Sierras de Minas“. Outras tantas marcas também são encontradas facilmente.

5 – Dulce de leche

A agropecuária também fornece outros ingredientes importantes para a culinária uruguaia além da carne, e o leite é o principal deles. E é de leite que é feito um dos melhores doces do mundo.

O Dulce de leche uruguaio é especial e também é ingrediente principal do sorvete de doce de leite uruguaio (Helado de Dulce de Leche). Qual dos dois é mais gostoso? Isso não é pergunta que se faça, a não ser que seja desculpa para experimentar os dois.

6 – Milanesas

Comidas típicas do Uruguai
Milanesas uruguaias são fartas. Foto: iStock, Getty Images

Imagine uma milanesa grande, grande mesmo. As uruguaias são exatamente assim. Um bom prato para comer no almoço ou quando estiver com bastante fome. Geralmente acompanha arroz, fritas e salada. É encontrado em qualquer restaurante do país.

7 – Bizcocho

“Ah! O biscoito uruguaio!”, pensou você. Não, não é bem isso. Apesar do nome parecido com nosso biscoito, as semelhanças param por aí. O Bizcocho na verdade é uma massa vendida em supermercados e padarias e que pode ser comida com qualquer tipo de recheio. É ótimo para refeições rápidas e café da manhã. O recheio fica à preferência de quem está comendo.

8 – Medialuna

Medialuna uruguaia
Medialuna é uma das delícias uruguaias. Foto: iStock, Getty Images

Por fim, nossa última comida típica faz parte do café da manhã de todo uruguaio. Trata-se da Medialuna, uma espécie de croissant só que um pouco mais macio. As medialunas são encontradas em todos supermercados e padarias. Pelo menos um café da manhã durante a viagem deve ter algumas na mesa, será um típico café da manhã uruguaio!

9 – Tarta

É uma torta salgada ao estilo uruguaio. Podem ser encontrados os mais diversos sabores e também é comum em quase todos estabelecimentos e restaurantes. Parece muito com uma pizza, principalmente devido ao formato da fatia, mas é um típico prato uruguaio.

Gastronomia é uma das atrações do Uruguai

Se você ficou com água na boca, verá que a gastronomia uruguaia não vai decepcionar. Mas lembre que essa é apenas uma das muitas atrações desse país charmoso, simpático e apetitoso.

A culinária uruguaia é saborosa e diversificada. Seja uma medialuna no café da manhã ou um bom churrasco assado na parrilla acompanhado de uma cerveja local, experimentar os pratos tradicionais uruguaios é parte obrigatória de sua visita.

A nossa última dica fica para as cervejas uruguaias. Para acompanhar alguns dos pratos que você conheceu, não há nada melhor que uma cerveja uruguaia, como a Norteña e a Patricia. Marcas artesanais locais também são ótimas, apesar de um pouco mais caras.

E para experimentar algumas das comidas que você conheceu aqui, uma das paradas obrigatórias é o Mercado do Porto, em Montevidéu. Lá você pode provar quase todas essas delícias em um ambiente vivo, histórico e cheio de aromas.

E se seu roteiro pelo Uruguai for além da capital, não esqueça de incluir Colônia do Sacramento, um paraíso para quem ama queijos e vinhos.

Depois conte pra gente qual prato uruguaio você mais curtiu. 

Deixe uma resposta