O que fazer no Uruguai: Confira um roteiro pelo nosso país vizinho

Não subestime a América do Sul: o continente é cheio de surpresas. Se você acha que não há muito o que fazer no Uruguai, está enganado. Entre belos cenários, monumentos históricos, museus e comidas típicas, o país cumpre com todos os quesitos necessários para uma viagem agradável de férias. 😎

O Uruguai é um país pequeno, mas bem desenvolvido: seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,793 – classificado como elevado. Ruas limpas, balneários incríveis, pessoas educadas e uma arquitetura charmosa são alguns dos elementos que o tornam tão encantador. Há diversas cidades para conhecer por lá e cada uma têm várias surpresas agradáveis.

Preparado para descobrir alguns atrativos do Uruguai? 😉

Roteiro com dicas do que fazer no Uruguai

Montevideo, Colonia del Sacramento, Punta del Este… Há muito o que fazer no Uruguai. Você já sabe qual parte do país deseja visitar? Para ajudar nessa tarefa, montamos um pequeno roteiro para a sua road trip. Assim, você pode explorar ao máximo o país e conhecer as principais atrações de cada cidade. Confira:

1. Comece por Punta del Este

La mano
“La Mano” é um símbolo de Punta. Foto: iStock, Getty Images

Em 2008, Punta del Este foi considerada o balneário mais luxuoso da América do Sul pela revista Forbes. Ao passar pela cidade praiana, você vai entender o porquê. Por lá, há diversas mansões que servem como residência de verão dos famosos: é uma espécie de “Beverly Hills” dos uruguaios. O Porto de Punta guarda imponentes barcos e iates.

A praia, sem dúvidas, é outro grande atrativo de Punta. Além da areia branquinha e do mar azul, nela o visitante encontra o monumento “La Mano”, feito pelo artista chileno Mario Irarrázabal, no verão de 1982. Trata-se de uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, que simboliza o “homem emergindo à vida”.

Em Punta del Este também fica o luxuoso Cassino Conrad, onde o visitante pode tentar a sorte. Além de ruas charmosas e bons restaurantes, em suas imediações Punta guarda outra belíssima surpresa: a Casapueblo. Punta Ballena é o local onde fica a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró, hoje transformada em museu. Contemplar o pôr do sol ali é uma experiência poética.

2. Visite Piriápolis

Piriapolis, Uruguay
Cerros de Piriápolis garantem vista panorâmica. Foto: iStock, Getty Images

A apenas 35 km ao sul de Punta, fica Piriápolis: outro balneário uruguaio. De estilo provinciano, a cidade encanta justamente por não ter prédios muito altos, por conter belas praias com “ramblas” (calçadões), além de “cerros” (montanhas) que emolduram seus arredores e garantem uma vista panorâmica incrível.

Entre os principais atrativos turísticos, se destacam a Praia Verde, a Praia Hermosa e a Praia Grande, além de Punta Fría, Punta Colorada e Punta Negra. Os amantes de arquitetura podem aproveitar para visitar o Hotel Argentino, construído em 1930 em estilo clássico europeu. Em Piriápolis, certifique-se de visitar o Cerro San Antonio para tirar uma linda fotografia.

3. Explore Montevidéu

Praça Independência
Praça da Independência é um dos principais atrativos de Montevideo. Foto: iStock, Getty Images

Para finalizar o passeio com chave de ouro, não poderia faltar no roteiro a capital uruguaia: Montevidéu. A primeira rota turística indispensável por lá passa pela cidade velha, onde ficam as construções mais históricas nos arredores da Praça da Independência, como a Porta da Cidadela, o Palácio Salvo e o Teatro Solís.

Aos domingos, a melhor pedida é visitar a tradicional feirinha de Tristán Narvaja, onde você encontrará todos os tipos de bugigangas e souvenirs. Para o almoço, vale conhecer o Mercado do Porto. Lá você poderá provar um bom assado. No fim da tarde, o ideal é rumar para a beira do Rio da Prata e contemplar o pôr do sol na Rambla.

Gastronomia no Uruguai

O Uruguai é cheio de atrações incríveis. E se você curte fazer um passeio pela culinária local em suas viagens, vai ficar com água na boca ao descobrir todas as delícias que o esperam.

Entre um passeio e outro, você não pode deixar de se deliciar com algumas comidas típicas uruguaias. Entre elas, sugerimos o Chivito (uma espécie de sanduíche completo, com carne, ovo cozido, tomate, presunto, queijo, azeitona e maionese), o Asado (um verdadeiro churrascão com um conjunto de cortes) e, para o lanche, um Pancho: o hot dog uruguaio.

Quando o assunto é sobremesa, prepare-se para aproveitar muito o dulce de leche uruguaio. Por lá, há muitas marcas tradicionais como Los Nietitos, Conaprole e Lapataia. Aproveite para se esbaldar também nos alfajores, presentes em praticamente todas as lojas e restaurantes do país.

Descobriu o que fazer no Uruguai? Quais dessas cidades e desses pontos turísticos você vai visitar? Comente! 😉


Deixe uma resposta