Pedacinho do paraíso: conheça Los Roques, na Venezuela

Imagine uma ilha paradisíaca, banhada por um mar azul de águas transparentes: o refúgio perfeito. Se você acha que é impossível encontrar isso na América do Sul, está enganado – Los Roques, na Venezuela, guarda todos esses atrativos aos visitantes. O arquipélago vai fazer você se sentir mais pertinho do céu. 

Composto por 42 ilhotas, com cerca de 300 bancos de areia cercados por águas cristalinas do mar caribenho e vários recifes de corais, Los Roques guarda diversos atrativos. Quem busca aventura, pode investir nos esportes aquáticos mais radicais. Quem só quer relaxar, pode curtir o mar limpo, com direito a banho de sol e água de coco.

Explore, a seguir, alguns dos encantos de Los Roques. 🌊😎

Los Roques
Los Roques é um verdadeiro paraíso. Foto: iStock, Getty Images

Atrações de Los Roques, Venezuela

Só o cenário composto pelos “cayos”, como são chamadas as ilhas de Los Roques, já vale uma viagem até lá. Mas, se você quer ir além e explorar mais a fundo as opções de passeios antes de comprar a passagem, vamos dar uma ajudinha. O primeiro e maior atrativo da região é, sem dúvidas, o mar.

Para início de conversa, a água é morninha: garantia de um banho agradável. A transparência das águas torna a experiência ainda melhor. Você pode observar peixes, arraias, estrelas do mar e até tartarugas a olho nu. Los Roques concentra cerca de 98% das espécies coralinas existentes no mundo.

Na beira-mar, a areia é branquinha e fofa. As praias são relativamente desertas, mesmo em alta temporada não é difícil encontrar um lugarzinho na areia de frente para o mar. Há poucas construções nos arredores das ilhas, o que faz você se sentir ainda mais perto da natureza – e longe da civilização.

Para os turistas que buscam aventura, Los Roques tem várias alternativas à disposição. Como a visibilidade das águas varia entre 10 e 30 metros de profundidade, as ilhotas são propícias para a prática de mergulho, snorkel e até pesca esportiva. Os ventos também são favoráveis para quem gosta de kitesurf.

A ilha principal de Los Roques se chama Gran Roque. Mas, além dela, você poderá explorar outros cayos que compõem o arquipélago. Entre as opções de ilhotas, sugerimos que você visite Cayo D’água, Mosquises, Sarquí,  Francisquí e Madrisquí. Nenhuma delas decepciona.

Dicas para aproveitar Los Roques

Como Los Roques é quase um destino exótico na Venezuela, vale a pena ficar ligado em algumas dicas antes de embarcar para lá. Assim, você garante uma viagem sem estresse. Confira três orientações pontuais sobre o acesso e a hospedagem na ilha abaixo:

Transporte

A única opção de voo para Los Roques é a partir da capital venezuelana, Caracas. De lá, é preciso pegar um avião rumo à ilha – mas a viagem dura apenas 15 minutos. O aeroporto fica em Gran Roque. Também é possível acessar o local de barco, mas para os turistas que vêm de fora o transporte aéreo é a alternativa.

Taxa

Desde 1972, Los Roques fica no Parque Nacional, uma área de proteção ambiental. Por isso, ao desembarcar do avião, é preciso pagar uma taxa de preservação. O valor cobrado é de U$ 22. Sugerimos que você leve esse dinheiro em mãos.

Acomodações

As pousadas para os turistas ficam na ilha principal de Los Roques, a Gran Roque. Não vá esperando muito luxo, as acomodações são bem simples. Mas isso não significa que sejam ruins: a melhor dica é pesquisar em sites como o Booking para verificar preços, fotos e avaliações disponíveis.

E aí, gostou de conhecer um pouquinho mais sobre Los Roques, na Venezuela? Pretende passar suas próximas férias por lá? Comente. 😉

Deixe uma resposta