Entenda onde fica Viena na Europa e monte o seu roteiro

A capital da Áustria é certamente uma das mais belas de toda a Europa. Por isso, se você está com viagem marcada ao continente, nós sugerimos: descubra onde fica Viena e não deixe de curtir alguns dias por lá. Especialmente se você é fã de música, arte, história e cultura, em geral.

Capital e um dos nove estados da Áustria, Viena é considerada a cidade mais populosa do país: tem mais de 1,8 milhão de habitantes. Ela também é a sétima maior metrópole entre as integrantes da União Europeia e a segunda maior cidade de Língua Alemã em todo o mundo: perde apenas para Berlim.

Preparado para descobrir onde fica Viena e conhecer um pouco mais sobre essa cidade encantadora? 💕

Viena
Viena fica no nordeste da Áustria, na Europa Central. Foto: iStock, Getty Images

Onde fica Viena no mapa?

A cidade de Viena fica na Áustria, país localizado na Europa Central. Ele é limitado pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul e Suíça e Liechtenstein a oeste. No total, o país tem cerca de 8,3 milhões de habitantes.

Viena é a capital da Áustria e está localizada no nordeste do país, mais precisamente na extensão leste dos Alpes, na Bacia de Viena. No início do povoamento, a cidade abrangia o sul do Danúbio, mas hoje constitui-se em ambos os lados do rio.


Outro fato interessante é que a própria metrópole é dividida entre 23 distritos, cada um com seu próprio nome e número, a partir do centro histórico. Tais distritos não são administrados separadamente, representam apenas subdivisões da cidade. Alguns deles, porém, garantem certa autonomia ao eleger representantes que possam auxiliar no planejamento urbano de cada região.

São estes os 23 distritos de Viena: Innere Stadt (centro), Leopoldstadt, Landstrasse, Wieden, Margareten, Mariahilf, Neubau, Josefstadt, Alsergrund, Favoriten, Simmering, Meidling, Hietzing, Penzing, Rudolfsheim-Fünfhaus, Ottakring, Hernals, Währing, Döbling, Brigittenau, Floridsdorf, Donaustadt e Liesing.

Se você está pensando em como chegar até Viena vindo de outras regiões da Europa, saiba que há diversas rotas disponíveis. As principais opções são ir de avião, parando no Aeroporto Internacional de Viena, ou usufruir da excelente malha ferroviária que conecta a Áustria ao restante da Europa.

Pretende visitar Viena de carro? Também é possível aproveitar vários pontos de entrada a Áustria por estradas que conectam o país à Alemanha, República Checa, Itália e Suíça. Se você não estiver muito longe, outra alternativa boa e barata é ir de ônibus, ou tranvias e trens regionais.

Uma informação relevante se você ainda está pensando em quando vai viajar se refere ao clima em Viena, que é classificado como continental úmido. Os verões são bem quentes: termômetros podem chegar a marcar 30 ºC e os invernos, rigorosos. As mínimas ficam entre 2 ºC e -15 ºC. É comum nevar entre dezembro e março.

4 motivos para conhecer Viena

Agora que você já tem algumas informações pontuais sobre Viena, vamos ao lado turístico e apaixonante da cidade. Eis alguns argumentos que provavelmente vão te convencer a fazer uma viagem à Áustria. 😉

  1. A capital foi eleita por seis anos consecutivos como a melhor cidade para se viver no mundo, no ranking da consultoria britânica Mercer. As variáveis que determinaram o resultado têm relação com a qualidade de vida na cidade: o ambiente político, social e econômico, a qualidade das escolas, do transporte público, da saúde e outros serviços.
  1. Viena abriga várias organizações internacionais. Na cidade está a sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, além de uma das quatro sedes das Organização das Nações Unidas (ONU) e a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).
  1. A capital austríaca é lembrada como uma cidade da música. Ela é o berço de grandes compositores como Wolfgang Amadeus Mozart, Joseph Haydn, Franz Schubert, Anton Bruckner e Gustav Mahler. Um bom programa à noite é visitar as casas de concertos ou a Ópera de Viena.
  1. Em termos gerais, Viena é referência quando o assunto é cultura. Ela abriga um bairro chamado Museumsquartier, com 60.000 m² recheados de museus com obras de arte contemporâneas e seculares. Isso sem falar nas imponentes construções da cidade, como o Palácio de Belvedere e a Catedral de Santo Estevão .

Já está se apaixonando pela capital austríaca? Então confira neste artigo os 5 principais pontos turísticos de Viena. E, se você gostou das dicas, entendeu onde fica Viena e montou seu roteiro pela Europa, deixe um comentário nos contando como será sua viagem.


Deixe uma resposta