Conheça 5 dos principais pontos turísticos de Viena

Os pontos turísticos de Viena, capital da Áustria, reproduzem um passado histórico e repleto de glamour. Ao explorar as ruas da cidade, o visitante se depara com monumentos, igrejas e palácios que constituem-se em verdadeiras obras de arte. Eles conversam com outros atrativos mais modernos, mas que ainda guardam a essência dos tempos das dinastias que ali reinavam.

Se você é fã de música – especialmente clássica – vai se deleitar em Viena. Afinal, vale lembrar que alguns dos músicos e compositores mais notáveis da história da humanidade, como Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Schubert, são austríacos. Óperas e casas de concertos representam as principais atrações da cidade à noite.

Já está ficando animado para conhecer melhor os pontos turísticos de Viena? Confira, a seguir, nossa seleção dos principais. 😊

Principais pontos turísticos de Viena

Abaixo, explore 5 atrações e pontos turísticos de Viena para começar a traçar as primeiras linhas do seu roteiro pela cidade:

1. Museumsquartier

Museums Quartier
Museumsquartier é um dos maiores centros culturais da terra. Foto: iStock, Getty Images

Viena tem muitos museus belíssimos. Se você não sabe como encaixar tanta riqueza cultural em seu itinerário, a dica é visitar o Museumsquartier – o chamado “Bairro dos Museus” da cidade. Situado perto do antigo centro, ele reúne museus, restaurantes, bares e lojas, com contrastes de arte moderna e barroca, em um espaço de 60.000 m².

O Museumsquartier é considerado a oitava maior área cultural existente no mundo. Lá estão museus como o MUMOK, o Leopold Museum, o Kunsthalle Wien, o ZOOM Kindermuseum, o Tanzquartier e o Architekturzentrum Wien – para citar alguns. Você simplesmente não pode deixar de visitar.

2. Palácio de Belvedere

Belvedere Palace
Palácio Belvedere é grandioso em cada mínimo detalhe. Foto: iStock, Getty Images

Um dos principais cartões-postais de Viena é o Palácio de Belvedere, um complexo enorme composto por dois belos palácios: Belvedere Superior e Belvedere Inferior. Situado no quarto distrito da cidade, ele foi construído para servir como residência de verão ao príncipe Eugene de Savoy.

O Palácio foi inaugurado em 1716 e hoje abriga coleções artísticas imperdíveis, incluindo relíquias de Monet, Van Gogh e Renoir. Isso sem falar nos belos jardins. Belvedere é considerado um dos mais belos palácios em estilo barroco do mundo.

3. Casa de Mozart

Casa de Mozart
Na Casa de Mozart você pode explorar o passado do compositor. Foto: iStock, Getty Images

Outra opção de passeio para quem aprecia música e história. Bem pertinho da Catedral de Santo Estevão está a autêntica casa de Wolfgang Amadeus Mozart, onde ele e sua família viveram entre 1784 e 1787.

Hoje, o apartamento é uma espécie de museu aberto a visitas. Ele guarda trabalhos e objetos pessoais do artista e reconta um pouco da história desse gênio da música.  

4. Ópera de Viena

Vienna Opera House
A Ópera de Viena é de uma beleza incomparável. Foto: iStock, Getty Images

Seja apenas para conhecer suas luxuosas dependências ou também para assistir a um espetáculo, não deixe de incluir a Ópera de Viena no seu roteiro. O belíssimo edifício neo-renascentista, que abriu suas portas ao público pela primeira vez em 1869, é um ponto turístico clássico da cidade.

Se você acha que não cabe no orçamento assistir a um ballet ou ópera no museu, pode estar enganado. Ao adquirir tickets com até dois meses de antecedência, é possível encontrar bilhetes por até 12€. Eles podem ser comprados no site oficial. Visitas guiadas também pode ser agendadas aqui.

5. Sigmund Freud Museum

The Sigmund Freud Museum
Já imaginou mergulhar no passado do Dr. Freud? Foto: iStock, Getty Images

Outro gênio da humanidade que se mistura com a história de Viena é o pai da psicanálise, Sigmund Freud. Foi no número 19 da Rua Berggasse que ele começou a atuar na medicina, em 1891. Hoje, o apartamento se transformou em museu.

No local, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a história de Freud, através de cômodos, móveis, fotos e objetos cedidos pela família. Para quem é fascinado, ou no mínimo fica intrigado com as teorias do psicanalista, se trata de um passeio indispensável em Viena.

Cafés entram na lista de pontos turísticos de Viena

Quando o assunto é gastronomia, meu amigo viajante, é bom ir com o estômago preparado a Viena. São muitas – muitas – delícias a cada esquina. A cidade é recheada de simpáticos cafés com docinhos imperdíveis.

O Café Aida, pertinho da Ópera de Viena, tem mais de 100 anos de história e serve delícias como Sacher, um strudel de maçã, e a Torta Mozart, recheada com marzipan de pistache e cobertura de chocolate. Já o Café Central opera desde 1876 e também não deixa a desejar com suas tortas, chás e cafés.

Outro café famoso na cidade é o Café Museum, aberto desde 1899. Em um ambiente charmoso, ele permite ao visitante experimentar delícias como goulash e o crocante schnitzel. Já o Café Sacher detém a fama de criador da torta Sacher, feita com cobertura de chocolate e recheio de geleia de damasco.

E aí, já está com água na boca? Quais pontos turísticos de Viena você ficou com vontade de visitar? Comente. 😉

E se você está pensando em mais cidades para a viagem, confira nossas dicas para montar seu roteiro pela Europa.

Deixe uma resposta