O que visitar na Alemanha: 5 cidades incríveis para o seu roteiro

Heidelberg
Gustavo Heldt

Por ser um país repleto de história e com paisagens encantadoras, há muito o que visitar na Alemanha. Se você está começando a montar o roteiro da sua próxima viagem, explorar as atrações das cidades germânicas pode ser uma alternativa para se deparar com cenários charmosos, templos medievais e, claro, muita cerveja. ????

As cidades grandes da Alemanha, como Berlim, Frankfurt e Köln e München, geralmente entram no itinerário dos viajantes. Afinal, são repletas de elementos interessantes: museus, restaurantes com comidas típicas, monumentos, Oktoberfest, catedrais imponentes e diversos outros atrativos. Mas, se você tiver a oportunidade, vá além.

Há diversos municípios, alguns muito pequenos, espalhados pelo território alemão. Eles reservam belezas pouco exploradas, mas que têm tudo para tornar sua trip única e especial.

Heidelberg
Heidelberg e seu castelo medieval. Foto: iStock, Getty Images

O que visitar na Alemanha em 5 cidades

E aí, preparado para descobrir o que visitar na Alemanha além da rota tradicional? Veja, abaixo, algumas cidades incríveis e suas respectivas atrações. ????

Heidelberg

Situada no vale do rio Neckar, Heidelberg é uma simpática cidadezinha alemã. Ela foi um dos municípios que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra, por isso até hoje preserva construções antigas e ruas de paralelepípedos. A cidade também abriga a universidade mais antiga da Alemanha, a Universidade de Heidelberg, fundada em 1386.

Outro ponto turístico incrível que o visitante encontra ali são as ruínas do Castelo de Heidelberg, um primitivo castelo medieval que serviu de lar para diversos príncipes – até ser parcialmente destruído pelos soldados de Luís XIV da França, entre os anos 1689 e 1693. Para quem gosta de história, vale a pena conhecer.

Leipzig

No leste da Alemanha fica Leipzig, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes. Ela merece um espaço no seu roteiro por ter fortes tradições culturais e musicais – inclusive, Goethe e Bach tiveram passagem por lá. Outro ponto forte é o apelo histórico que o município carrega: foi ali que começaram as primeiras manifestações pacíficas, que posteriormente contribuíram para a queda do Muro de Berlim.

Os jovens também costumam adorar Leipzig, especialmente porque ela oferece aluguéis baratos e tem uma vida noturna bem agitada.

Hamburg

A apenas duas horas de distância de trem da capital alemã, Berlim, a cidade de Hamburg é uma espécie de Veneza moderna. Ela abriga o segundo maior porto da Europa inteira, perde apenas para o porto de Roterdam (Holanda). É justamente o fato de ser cheia de canais e pontes que a torna um lugar muito charmoso.

A lista de atrativos não para por aí: Hamburg também abriga vários museus, incluindo um Museu Marítimo, além de ter casas de espetáculos, bares e reservas naturais. Opções de passeio não vão faltar.

Goslar

Com o apelido de “Roma do Norte”, Goslar é uma cidadezinha pacata, mas cheia de belezas. Localizada na região da Baixa Saxônia e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, também é repleta de história: foi fundada no ano de 922, e até hoje tem fama por suas antigas muralhas, casas típicas, capelas e igrejas: são cerca de 47 delas espalhadas pelo território.

Goslar abriga, ainda, o antigo Palácio Imperial: trata-se de um dos mais bem preservados edifícios do século 11 na Alemanha. O local já foi uma das residências oficiais favoritas dos imperadores salinos (uma dinastia de quatro reis germanos na Baixa Idade Média).

Cochem

Charmosa no inverno e no verão, Cochem é uma pequena cidade ribeirinha  localizada no distrito de Cochem-Zell. Ela é famosa por abrigar um imponente castelo romântico erguido no século 11, que parece ter saído dos contos de fada. Mas não é apenas a construção medieval que faz o município atrair diversos visitantes.

A região de Cochem é cercada de vinhas, o que a torna propícia para a produção de vinho. A cidadezinha é famosa por produzir o delicioso vinho Moselle. Quem vai até lá, não pode deixar de degustar.

O que visitar na Alemanha: lugares imperdíveis

Viu como tem o que visitar na Alemanha? É claro que em um país tão incrível quanto esse, há muito mais do que apenas cinco cidades maravilhosas para conhecer. Vale a pena mencionar, ainda, alguns lugares que, se você tiver um tempinho, não pode deixar de fora do seu roteiro em solo germânico.

Você sabia, por exemplo, que o Castelo da Cinderela fica no país? ???? Na verdade, a Alemanha abriga um castelo que serviu de inspiração para aquele visto na Disney. Ele se chama Castelo de Neuschwanstein e fica na região da Baviera, pertinho do vilarejo de Hohenschwangau. O palácio foi construído a partir de 1869 – a pedido de Ludwig II da Baviera.

Outros pontos turísticos interessantes que merecem sua visita incluem o Portão de Brandemburgo e o Memorial do Holocausto, em Berlim, a Catedral de Colônia e a Catedral de Aachen. Se quiser saber um pouquinho mais sobre eles, espie este artigo: “Descubra 5 pontos turísticos da Alemanha”.

Curtiu as dicas do que visitar na Alemanha? Vai percorrer essas cidades e pontos turísticos? Deixe um comentário! 😀

Compartilhe:

Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Planeje novas viagens

Assine o Mapa do Mundo para receber conteúdos exclusivos e ficar por dentro de todas as dicas de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Destinos

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
espanha

História de Colonia del Sacramento

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto

Colônia do Sacramento, Colonia del Sacramento
caro

Restaurantes de Colonia del Sacramento: La Florida

Sobre Últimos Posts Gustavo HeldtCocriador dos sites Mapa de Londres e Mapa do Mundo. Cofundador da agência de conteúdo Redator Hacker. Atualmente, dedicado ao projeto