Roteiro Em Bento Gonçalves Para 1 e 2 Dias (Guia 2019)

Um roteiro em Bento Gonçalves (RS) é sinônimo de paisagens com grandes parreirais, vinho da melhor qualidade, comidas artesanais e visitas a lugares históricos da colonização italiana.

Sim, tudo isso está concentrado no destino, que é uma das principais cidades turísticas da Serra Gaúcha.

Difícil mesmo é escolher o roteiro em Bento Gonçalves, principalmente se você visitar a cidade durante um único dia.

Mas, selecionando as melhores atrações, é possível ter uma visão geral da cidade e aproveitar tudo que ela oferece de melhor para os turistas.

E é justamente isto que você vai encontrar neste artigo: uma sugestão de roteiro para 1 ou 2 dias em Bento Gonçalves, incluindo passeios pelas vinícolas, centro da cidade, trem Maria Fumaça e Caminho das Pedras.

Gostou da ideia? Então, vamos adiante.

Roteiro em Bento Gonçalves para 1 dia

Se você tem um único dia para conhecer Bento Gonçalves, a dica é conhecer o Vale dos Vinhedos, uma das principais atrações da Serra Gaúcha, e conhecer o centro da cidade.

A primeira providência ao sair do carro e tirar fotos no pórtico de Bento Gonçalves é entrar no local, onde também há um centro de informações turísticas.

Ali você pode pegar um mapinha detalhado do turismo na cidade e tirar dúvidas sobre os passeios que pretende realizar.

Feito isso, você pode criar o seu próprio roteiro, dependendo do seu perfil de turista, já que há diferentes atrações disponíveis. 

Para facilitar na escolha, confira nossas sugestões para um dia em Bento Gonçalves.

Tour pelo Vale dos Vinhedos 

Se você vai dar apenas uma passadinha em Bento Gonçalves, a primeira dica é começar a programação cedo.

O Vale dos Vinhedos é um passeio obrigatório em Bento Gonçalves, já que a produção de vinho é uma tradição que foi trazida para a região por meio dos imigrantes europeus.

Lá você vai conferir de perto a produção dos melhores e mais premiados vinhos brasileiros, além de degustar a bebida e outras delícias como queijo artesanal.

Tudo isso em meio a uma paisagem com direito construções imponentes e enormes parreirais

Há diversas vinícolas durante o trajeto percorrido no vale, mas as duas mais famosas são a Vinícola Miolo e a Casa Valduga. Por isso, em um roteiro de um dia, vale a pena priorizá-las no passeio.

Na Vinícola Miolo, você vai encontrar uma propriedade imensa e um ambiente externo deslumbrante, com a paisagem característica dos parreirais.

Os visitantes podem caminhar pelos vinhedos e conhecem todas as etapas que compõem o processo de produção do vinho.

O passeio não poderia terminar de outra forma: degustação de diferentes tipos de vinhos, criando uma experiência cheia de aromas e sabores.

Foto: Lidyanne Aquino

Já na Vinícola Casa Valduga, que atua desde 1875, além do tour tradicional, você terá a oportunidade de fazer um minicurso com degustação de vinhos.

A vinícola também funciona como pousada e restaurante, além de ter uma lojinha com itens para os apaixonados pela bebida.

Dica: percorra o Vale dos Vinhedos de carro

Você pode ir de carro mesmo, pois a região é bem sinalizada. Não tem como se perder. 

Por isso, se você não visitar a cidade de carro próprio, alugar um veículo é uma boa opção. 

Vale pedir ajuda no centro turístico para definir bem qual será seu roteiro por lá, já que há muitas vinícolas e possibilidades de degustação.

Com dezenas de vinícolas espalhadas pela rota, você não vai conseguir visitar todas, mas, como vimos, a tradicional Casa Valduga e a Vinícola Miolo merecem uma atenção especial.

Esse passeio renda a manhã inteira (podendo se estender durante todo o dia), e você vai degustar muito vinho e beliscar deliciosos queijos e salames.

Ah, para quem estiver dirigindo, as vinícolas disponibilizam baldes onde é possível cuspir a bebida depois de sentir o seu sabor.

Passeio à tarde no centro da cidade

À tarde, o roteiro em Bento Gonçalves pode continuar pelo centro, conhecendo a Via del Vino.

É uma região que inclui 13 pontos históricos de Bento Gonçalves que são ótimas paradas para fotos.

Um ponto turístico que não pode ficar de fora do passeio é a Igreja São Bento, que tem formato que remete a um barril de vinho.

Inclua no passeio também o Monumento aos Imigrantes Italianos, a Praça Achyles Mincarone e a La Fontana, um chafariz de vinho que atrai a curiosidade dos turistas.

Depois, vale a pena jantar pelo centro.

Roteiro em Bento Gonçalves para 2 dias

Resolveu passar o fim de semana em Bento Gonçalves?

Então, ainda tem coisa interessante para explorar. Descubra nossas dicas:

Passeio de Maria Fumaça

A Maria Fumaça é um trem a vapor que percorre um trajeto de 23 quilômetros, partindo Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, com uma parada em Garibaldi.

É um passeio que dura cerca de duas horas com animação, porque o trajeto conta com apresentações típicas com música italiana, dança e o melhor da comida e bebida da Serra Gaúcha.

Foto: Rosanetur

Rota Caminhos de Pedra

Outro passeio muito bonito é o Caminhos de Pedra, uma rota pela história da colonização italiana em Bento Gonçalves.

O percurso de 12 quilômetros passa por belas paisagens, cantinas coloniais, lojinhas com produtos locais e pequenos restaurantes.

Durante a rota, vale a pena parar para conferir as casas de pedra, construídas pelos imigrantes italianos e que hoje são restauradas.

Algumas paradas de destaque durante o Caminhos de Pedra são:

  • Casa dos Doces Predebon //Casa di Dolci
  • Casa do Tomate
  • Casa da Ovelha
  • Casa das Massas e Artesanato
  • Casa da Erva Mate.

Nesses locais, você poderá degustar e comprar produtos artesanais variados: geléias, queijos, doces de frutas, massas, capeletti, biscoitos, sucos e cervejas.

Ufa! Ao fazer esses passeios, você terá visto o melhor que um roteiro em Bento Gonçalves pode oferecer.

O roteiro, com direito a paisagens bonitas, comidas artesanais e os melhores vinhos brasileiros, certamente vai deixá-lo com vontade de voltar para a cidade.

E aí, gostou das dicas de roteiro em Bento Gonçalves? Quantos dias você vai passar na cidade e quais atividades pretende fazer? Conte abaixo nos comentários!

3 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta