O que fazer em Blumenau: pedaço da Alemanha no Brasil

Quer se sentir dentro da Alemanha sem sair do Brasil? Então é hora de descobrir Blumenau, em Santa Catarina. Esse município situado no Vale do Itajaí resguarda até hoje as raízes dos imigrantes que ali chegaram por volta de 1850. Neste post, você vai descobrir o que fazer em Blumenau para absorver o melhor da cultura germânica fora da Europa.

Cerveja de qualidade, pratos fartos como costeleta e joelho de porco, noites agitadas e muita alegria são algumas das atrações que aguardam os visitantes em Blumenau. Não é à toa que o município reproduz uma das maiores festas típicas da Alemanha no Brasil: a Oktoberfest.

Então, preparado para descobrir tudo o que há para fazer lá? 🍻

Blumenau
Blumenau: arquitetura e gastronomia preservam traços da colonização alemã. Foto: iStock, Getty Images

Descubra o que fazer em Blumenau com 4 dicas

Alternativas de passeios não faltam para quem visita a charmosa e organizada Blumenau. Descubra, a seguir, várias opções para explorar a cidade.

1. Conhecer o Parque Vila Germânica

O Parque Vila Germânica, com sua arquitetura composta por casas enxaimel no melhor estilo germânico, é parada obrigatória para quem visita Blumenau. O local que abriga a Oktoberfest, em outubro, reúne vários restaurantes com comida típica alemã (com direito a muita batata e torta de maçã), além de cervejarias e feiras de artesanato.

No Parque, é possível adquirir algumas das lembrancinhas mais típicas de Blumenau: roupas alemãs e canecos de chopp.

2. Visitar o Museu da Cerveja

Blumenau também é conhecida como a “Capital da Cerveja”. O estereótipo não é por acaso. Além de sediar a Oktoberfest, a cidade abriga a fábrica da Eisenbahn e da Bierland. E, se você quiser conhecer um pouco mais sobre a arte da cervejaria, a dica é conhecer o Museu da Cerveja, localizado no circuito histórico da cidade.

Fundado em 1996, o espaço tem entrada gratuita e reúne vários artefatos de longa data: todas as canecas da Oktoberfest (desde 1984), além dos primeiros barris da festa e até uma balança enorme para pesar lúpulo, que tem capacidade para 500 kg. No local, você poderá entender melhor as etapas de fabricação da bebida.

Dica: locais para degustar cervejas artesanais não faltam em Blumenau. Experimente visitar o bar Spitzbier, o Basement English Pub ou Butiquim Wollstein.

3. Ir até a Vila Itoupava

Situada a 25km do centro de Blumenau, a Vila Itoupava é um dos locais que ainda preserva da forma mais autêntica os aspectos da colonização europeia na região. Ali, a maioria dos moradores domina o idioma germânico e as casas mantêm o estilo enxaimel, ainda mais romântico com canteiros floridos e jardins gramados bem preservados.

Nesta área, além de contemplar a bela arquitetura, as opções gastronômicas são variadas. Vá com o estômago preparado para degustar bolos, cucas, tortas, geleias e bebidas artesanais fresquinhas.

4. Passear pela Rua XV de Novembro

Com belas construções, a Rua XV de Novembro reúne parte da história da cidade. A dica é caminhar e contemplar a ponte da Estrada de Ferro, construída sobre o rio Itajaí-açu com material trazido da Alemanha. Ela foi inaugurada em 1929 e hoje é considerada patrimônio histórico do município.

Depois de visitar a ponte, siga para a prefeitura, na Praça Victor Konder, e observe a arquitetura típica cercada de charmosos jardins. Na sequência, vá até o Teatro Carlos Gomes, prédio construído entre 1935 e 1939. Quase ao lado dele, aproveite para contemplar a Catedral de São Paulo Apóstolo, datada de 1963, com uma imensa torre de pedra e belos vitrais.

Um pouco adiante fica a Fundação Cultural Blumenau, prédio datado de 1875. Termine a caminhada no Museu da Família Colonial, onde estão expostos artigos pertencentes aos imigrantes que ajudaram a fundar a cidade. 

Oktoberfest em Blumenau

Oktoberfest em Blumenau
Blumenau tem a maior Oktoberfest do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

No mês de outubro, Blumenau é sinônimo de folia. Sede da Oktoberfest, a maior edição da festa típica alemã nas Américas – e uma das maiores festas folclóricas do Brasil – a cidade recebe cerca de 500 mil pessoas a cada ano.

No período, os turistas rumam até Santa Catarina em busca de chopp gelado, bandas e músicas típicas, comida alemã e muita animação. As principais atrações da festa se concentram nos pavilhões do Parque Vila Germânica, mas na rua XV de Novembro também ocorrem desfiles e manifestações populares.

A folia, que ocorre na cidade desde 1984, reúne estandes de cervejarias, além de delícias típicas como pato com repolho roxo, batata recheada com calabresa e o saudoso wurst.

A Oktoberfest de 2016, infelizmente, já chegou ao fim. Mas vale começar a preparar um roteiro para o ano que vem, não é?

E aí, descobriu o que fazer em Blumenau? Vai visitar a cidade em breve? Já conheceu o município e tem mais alguma sugestão a acrescentar? Comente! 😀

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta