5 lugares para viajar no Brasil com a família

Nos álbuns de fotos ou na galeria do celular, as viagens em família estampam lembranças inesquecíveis. Por isso, já vale conferir as melhores dicas de lugares para viajar no Brasil e começar a pensar nas próximas férias com as crianças. Acredite: há muitas opções.

Quando os pequenos estão incluídos na viagem, é importante avaliar destinos que ofereçam atrações divertidas. Assim, enquanto eles gastam energia, você pode relaxar. Das praias às serras, há vários recantos espalhados pelo país que representam excelentes alternativas de férias em família.

A seguir, você vai descobrir quais são eles.

Lugares para viajar no Brasil
Envolva as crianças no planejamento da viagem pelo Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Passeio em família: 5 lugares para viajar no Brasil

De norte a sul do Brasil, você pode viajar por lugares repletos de belas paisagens, delícias gastronômicas e diversas opções de entretenimento. A seguir, listamos cinco deles:

1. Beto Carrero World (SC)

Situado em Penha, no litoral de Santa Catarina, o Beto Carrero World é o maior parque temático da América Latina. Com atrações radicais, shows e personagens animados, é um local que promete agradar toda a família. As crianças certamente vão adorar. Você pode comprar as entradas pelo site.

Se quiser, também pode aproveitar o passeio para explorar Florianópolis e outras belas praias do estado.

2. Serra Gaúcha (RS)

Para quem deseja fugir do mar e do calor, a região serrana do Rio Grande do Sul oferece vários atrativos – para adultos e crianças. Uma dica é fazer um passeio de maria-fumaça entre Garibaldi e Carlos Barbosa.

Em Gramado, destino de inverno mais prestigiado do país, conhecer as lojas e fábricas de chocolate da Florybal, Planalto e Caracol vai deixar todo mundo com água na boca. Não deixe de levar os pequenos para o Mini Mundo, que recria cenários de pontos turísticos famosos em maquetes. Depois você pode levá-los para andar de pedalinho no Lago Negro e, à noite, saborear um delicioso rodízio de fondue de chocolate.

3. Beach Park (CE)

Que tal aproveitar as férias para explorar o Ceará? Uma alternativa é levar as crianças para conhecerem o Beach Park, um complexo turístico que inclui resorts e um Parque Aquático com diversas atrações. O local fica na praia de Porto das Dunas, mais precisamente no município de Aquiraz, a 26 quilômetros de Fortaleza.

No site do Beach Park, você encontra diversas opções de pacotes para se hospedar ou apenas curtir o parque. Os preços variam entre R$ 195,00 e R$ 320,00.

4. Caldas Novas e Rio Quente (GO)

A região de Caldas Novas e Rio Quente, a cerca de 2h30 de viagem de Goiânia, é uma opção de destino ideal para férias em família. Lá ficam vários clubes e hotéis com piscinas termais para os adultos relaxarem. Para curtir com as crianças, a dica é visitar o Hot Park, um parque aquático com tobogãs, lagoas e hidromassagens.

Gosta de ecoturismo? Aproveite para levar a família até o Parque Estadual da Serra. O ambiente é perfeito para uma caminhada em trilhas ou um passeio a cavalo.

5. Costa do Sauípe (BA)

Na lista dos melhores lugares para viajar no Brasil, não poderia faltar algum destino baiano. A Costa do Sauípe, a apenas 76 quilômetros de Salvador, abriga o maior complexo hoteleiro do Brasil. Lá não faltam opções do que fazer. Além da praia, os resorts e pousadas da região oferecem piscinas, quadras de esporte e opções de trilhas.

Há, ainda, um ambiente exclusivo para os pequenos: o Sauípe Kids. Ele conta com restaurantes e brinquedotecas especiais para as crianças. Excelente, não é?

3 dicas para viajar com as crianças sem estresse

Se o seu filho é bastante agitado, é normal que você fique um pouco apreensivo antes da viagem em família. Mas saiba que isso não é necessário. Há dicas bem práticas que podem tornar o passeio muito prazeroso, mesmo diante de imprevistos. Veja, a seguir, três delas:

1. Livre-se da pressa e da ansiedade

Durante as férias, mude o seu ritmo. O dia a dia costuma ser agitado, sempre na correria . Justamente por isso, as férias são tão necessárias para usufruir de algum tempo de qualidade em família. Evite pensar no trabalho e outros compromissos durante os dias de descanso.

Diante de algum imprevisto, mantenha a calma. As crianças se agitam quando veem que você está nervoso, o que pode tornar a situação ainda pior. Sem desespero, você resolve tudo mais rapidamente.

2. Faça malas práticas

Principalmente se você for viajar para mais de um lugar, faça malas práticas. Quando as crianças vão junto, ainda é preciso levar brinquedos e, eventualmente, cadeiras no carro ou outros acessórios. Para evitar problemas e desorganização, vale pegar leve nos excessos e levar só o básico.

3. Mantenha o bom humor

Não se abale diante de qualquer problema. Às vezes as crianças podem criar situações estressantes, mas evite brigas, gritos e xingamentos. Você não quer que o clima da viagem pese, certo? Diante de qualquer problema, opte pelo diálogo.

Gostou das opções de lugares para viajar no Brasil com a família? Comente!

Deixe uma resposta