Descubra quais são as 8 melhores praias do Brasil

Extenso e cheio de recantos paradisíacos, o litoral brasileiro conta com 7.367 km de extensão. Difícil é elencar as melhores praias do Brasil, dentre as mais de 2.000 existentes nessa área. Por isso, se você está em busca de um destino praiano para suas próximas férias, vale a pena conferir as dicas deste artigo.

Há diversas praias simplesmente imperdíveis em nosso país tropical, mas é sempre interessante escolher dentre as opções mais adequadas ao seu estilo. Há destinos mais agitados, com amplas opções de gastronomia e vida noturna, outros mais reclusos e simples e também os que unem o melhor do ecoturismo junto à praia.

A boa notícia é que há alternativas para atender a todos esses perfis. Descubra, a seguir, o top oito das melhores praias do Brasil.

Praia do Forte
Brasil é repleto de recantos tropicais. Foto: iStock, Getty Images

Ranking das 8 melhores praias do Brasil

Para elencar as melhores praias do Brasil, fizemos um compilado dos rankings disponíveis em diversos sites. Além do Trip Advisor – que anualmente elege as praias mais bem avaliadas por turistas através do Travellers’ Choice -, consultamos também o Alugue Temporada e alguns portais internacionais, como o The Huffington Post.

Vamos às melhores praias do Brasil? Veja, a seguir, oito delas:

1. Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um pedacinho do paraíso na terra. Foto: iStock, Getty Images

Situada no município de Ipojuca, a cerca de 60km de Recife, Porto de Galinhas já foi eleita diversas vezes como a melhor praia do Brasil. Um verdadeiro recanto paradisíaco do nordeste, reserva aos visitantes águas cristalinas de temperatura morna, areias brancas e belos coqueirais para completar o cenário.

2. Praia do Espelho (BA)

Praia do Espelho
Praia do Espelho, BA. Foto: iStock, Getty Images

Gosta de uma praia bem preservada, sem carros de som com música alta? Vá para a Praia do Espelho, no sul da Bahia: lá, a entrada de veículos é proibida – o que ajuda a manter a paz e a preservação do local. Além do mar calmo, com águas mornas e cristalinas, o recanto é decorado com coqueirais e falésias de tons brancos.

3. Praia da Pipa (RN)

Praia da Pipa
Praia da Pipa, RN. Foto: iStock, Getty Images

Pipa é o principal balneário situado no litoral sul do Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Tibau do Sul. Antes uma calma vila de pescadores, hoje a praia é lembrada pelas noites agitadas e é frequentada por turistas e surfistas de todos os cantos do mundo. Se você quer uma praia com animação, rume para lá.

4. Praia do Rosa (SC)

Praia do Rosa
Praia do Rosa, SC. Foto: iStock, Getty Images

Distante por cerca de 97 km de Florianópolis, a Praia do Rosa fica na cidade de Imbituba, em Santa Catarina. É um recanto paradisíaco por preservar belezas naturais e possibilitar que o turista observe baleias Franca no mar. No verão, as noites do Rosa são bem agitadas: os jovens adoram.

5. Praia de Jericoacoara (CE)

Jericoacoara
Jericoacoara, CE. Foto: iStock, Getty Images

O The Huffington Post elegeu Jericoacoara, no município de Jijoca, não só como uma das mais belas praias do Brasil. Na lista do portal, ela aparece como a 4ª melhor do mundo. Parte integrante do Parque Nacional, esse recanto possui um clima estável de 27Cº o ano inteiro. É decorado por imponentes coqueiros, dunas de areia, falésias e lagoas.

6. Praia do Francês (AL)

Praia do Francês
Praia do Francês. Foto: Luís Felipe Figueiredo, CC BY 2.0

Em Alagoas, a Praia do Francês tem opções para agradar a todo o tipo de turista. Em seu canto esquerdo, ela é mais badalada: tem bares, restaurantes e um mar de ondas calmas. Já no outro extremo, é mais selvagem e reclusa, com ondas fortes. Ideal para os surfistas.

7. Praia de Quatro Ilhas (SC)

Quatro Ilhas
Quatro Ilhas, SC. Foto: Andreia Reis, CC BY 2.0

Em Bombinhas, Santa Catarina, é possível encontrar a Praia de Quatro Ilhas. Ela é o point dos jovens: seu pôr do sol é inesquecível e as ondas do mar são agitadas e perfeitas para o surf. Se você gosta de ecoturismo, essa praia também é uma boa opção: por lá é possível fazer trilhas e caminhadas entre os morros que circundam a área.

8. Praia do Forte (BA)

Praia do Forte
Praia do Forte, BA. Foto: iStock, Getty Images

Localizado no município baiano de Mata de São João, a Praia do Forte é uma fortaleza que resguarda belezas naturais e históricas. Vale a pena contemplar os morros e usufruir do mar de águas cristalinas. Na Bahia, praias como Porto Seguro e Arraial D’Ajuda também são excelentes opções para curtir as férias.

Melhores praias do Brasil: qual é a sua preferida?

As praias citadas aqui são apenas algumas das mais belas no Brasil. Várias outras também poderiam entrar na lista. Por exemplo: a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, a Prainha e Copacabana, no Rio de Janeiro, a Quarta Praia, no Morro de São Paulo e a Praia de Genipabu, em Natal. E ainda há muitas outras que poderiam ser citadas.

Por isso, perguntamos: e para você, quais são as melhores praias do Brasil? A sua favorita foi mencionada aqui? Comente!

E confira também

As 7 praias mais bonitas do mundo

As melhores praias do Rio de Janeiro

Deixe uma resposta