- Quais são os documentos necessários para tirar passaporte – e como reunir todos - 10 de dezembro de 2019
- O Que Fazer Em Gramado Com Crianças: Passeios Imperdíveis - 12 de novembro de 2019
- Gramado 2020: Quando Visitar, Novidades e Programação - 12 de novembro de 2019
Charme é o que não falta nas cidades da Serra Gaúcha, com suas influências da colonização alemã e italiana. Se você planejou uma visita até Gramado, a dica é descobrir o que fazer em Canela e apostar na dobradinha: conhecer dois belos municípios de uma só vez. Afinal, são menos de 10 km de distância entre ambos.
Canela, conectada a Gramado pela Avenida das Hortênsias, é uma pequena cidade com cerca de 45 mil habitantes. Mas não se deixe enganar pelo tamanho: atrações turísticas não faltam. Parques arborizados e temáticos, restaurantes e igrejas são alguns dos atrativos aos turistas.
A dica é aproveitar a subida à serra e dar um pulinho até lá, mesmo que só por um dia. Confira, a seguir, nossa sugestão de roteiro. ????

Roteiro de 1 dia: veja o que fazer em Canela
Prepare-se: só o caminho até Canela já é uma atração à parte. Os contornos dos morros da Serra Gaúcha são um verdadeiro cartão-postal. Se estiver de carro, aproveite para dar uma paradinha rápida no Mirante do Belvedere (também conhecido como Mirante do Vale do Quilombo), a 850 metros de altitude, que garante uma vista panorâmica imperdível dos morros serranos.
Na sequência, a sugestão é seguir pela Avenida das Hortênsias até chegar na Estrada do Caracol, que abriga um dos pontos mais conhecidos da cidade: a Cascata do Caracol. Com 130 metros de altura, ela é considerada a mais famosa queda d’água do Rio Grande do Sul. Não deixe de contemplar o espetáculo da natureza e tirar algumas fotos de recordação.
Nossa dica é aproveitar o resto da manhã no Alpen Park, que oferece atrações como tirolesa e escalada. Pode ser uma excelente opção para se divertir com as crianças. Na hora do almoço, não é difícil encontrar alternativas de cantinas com o melhor da culinária italiana (polenta e massas estão entre as especialidades). A Cantina 28 é famosa por suas polentas.
Para o período da tarde, aproveite para conhecer alguns dos monumentos mais marcantes de Canela. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Catedral de Pedra, é um deles. Construída em estilo gótico inglês, ela possui uma torre de 65 metros de altura e um carrilhão com doze sinos de bronze, fabricados na Itália e instalados em 1972.
O retorno da cidade é uma oportunidade para investir em passeios interessantes. Aproveite para fazer uma parada no Mundo a Vapor, museu que conta a história das máquinas a vapor ao redor do mundo. Lá, é possível contemplar as primeiras réplicas de trem construídas na região. Você também pode tirar uma daquelas fotos com trajes antigos para guardar de recordação.
O trajeto também é repleto de fábricas de chocolate com iguarias artesanais típicas da região, imperdíveis para o paladar. Faça uma parada na Caracol, Florybal ou Prawer e aproveite para levar alguns doces de lembrança.
Explore as principais atrações de Canela
Se você já conhece alguma (ou todas) as atrações que sugerimos para o roteiro de um dia em Canela, saiba que é possível fazer algumas adaptações. Há muito mais a ser explorado na cidade: se você ficar mais tempo no Parque do Caracol, por exemplo, pode até fazer um passeio de bondinho para contemplar a cascata.
Na Rua Felisberto Soares, em frente à Praça Matriz, você pode caminhar ou fazer uma paradinha estratégica para tomar um chocolate quente. Na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela, também ficam atrações turísticas como o Museu de Cera Dreamland e o Harley Motor Show.
Viu só como não é difícil achar o que fazer em Canela? Ficou interessado no roteiro? Compartilhe conosco seus planos de viagem nos comentários! 🙂