- Maiores bolsas de valores do mundo: curiosidades e características - 3 de julho de 2020
- Mapa Do Mundo Para Viajantes: comece sua viagem por aqui - 4 de outubro de 2019
- 5 cursos de pós-graduação nos Estados Unidos - 18 de março de 2019
Começando a organizar uma viagem para o Chile?
Então você chegou ao lugar certo: neste post, vamos entender como planejar direitinho seu roteiro por um dos países mais interessantes, curiosos e bonitos da América do Sul.
O Chile é um destino fantástico para brasileiros que buscam conhecer um país estrangeiro e que seja equilibrado em termos de preço, distância e atrações turísticas.
O país de Pablo de Neruda é pequeno em território, mas não faltam passeios e atrações para fazer, seja sozinho ou em família.
Que tal aprender a planejar a sua viagem para o Chile de forma a não deixar nada para trás? Basta continuar mais 5 minutos de leitura.

Como organizar a viagem para o Chile
Antes de mais nada, é preciso conhecer os requisitos formais para visitar o país. E aqui já temos as primeiras gratas surpresas.
É necessário visto?
Não é necessário visto para a viagem para o Chile.
O país é membro pleno do Mercosul, mas é um membro associado, e como tal, compartilha de alguns dos regulamentos do bloco.
Assim, moradores de qualquer país pertencente ao Mercosul não precisam de visto para viajar ao Chile. A regra foi instituída em 2008 pelo bloco econômico.
Mas isso não significa que você pode simplesmente viajar e ficar o tempo que quiser. É permitido fica até 90 dias.
Mais do que isso é necessário renovar a permissão de permanência. A solicitação é feita no departamento de imigração e custa cerca de 100 dólares. Outra opção é você sair e entrar de novo no país, assim você tem mais 90 dias á sua disposição.
É necessário seguro viagem?
Seguro de viagem é sempre recomendado, pois te dá segurança e é fundamental em caso de acidentes ou emergências. No entanto, essa não é uma exigência do Chile.
Independente da exigência ou não, o sistema de saúde no Chile(como na maioria dos países) é caro e caso você precise de alguma coisa certamente irá gastar uma grana alta.
Lembre-se que o seguro cobre o risco de acontecer alguma coisa, e como você está fora do Brasil, faz todo sentido contratar um.
Quando viajar para o Chile?
Qual é a melhor época da viagem para o Chile?
Há quem diga que o Chile é um destino maravilhoso o ano inteiro, e de certa forma, realmente é. Mas dependendo dos seus gostos e o que quer fazer por lá, algumas épocas são melhores que outras.
Para curtir as trilhas andinas e os lagos azulados do país, a primavera e verão são mais indicados.
Caso você tenha o sonho de conhecer a neve e praticar esportes de inverno, como Ski e Snowboard, o Chile é uma ótima opção, desde que você viaje no inverno.
A baixa temporada turística é o Outono. É quando os preços estão mais deprimidos. É uma excelente época para curtir a capital Santiago.
Segurança e embaixada do Brasil
A segurança é sempre uma questão importante, especialmente para nós brasileiros. O Chile é de longe o país mais pacífico da América da Sul.
No entanto, esse dado deve ser relativizado, pois a América Latina e do Sul têm índices de violência muito elevados de forma geral.
Nos rankings mundiais o Chile comumente aparece entre as posições 20 e 30 dos países mais seguros. Dessa forma, pode-se dizer que é um país pacífico e com baixos índices de violência.
Apesar de tudo, atenção e cuidados são sempre recomendados, principalmente nas grandes cidades, onde inevitavelmente algum nível de criminalidade está presente.
Uma informação muito útil e que todo turista deve saber é onde estão os serviços diplomáticos brasileiros no Chile. Tenha o contato da embaixada e do consulado em mãos durante a viagem, eles podem ser úteis em caso de emergência.
Embaixada do Brasil em Santiago
Avenida Apoquindo 3039, piso 2, oficinas 201 y 202.
Las Condes, Santiago de Chile. Casilla: 1494
Tel: (+562) 2876-3400
Consulado do Brasil em Santiago
Endereço : Los Militares 6191, Térreo; Las Condes, Santiago Chile
Tel: (+56) 22820-5800
E-mail de contato: cg.santiago@itamaraty.gov.br
Dicas práticas de viagem para o Chile

Agora vamos às dicas práticas e ao roteiro. Com essas informações, sua viagem para o Chile estará quase pronta!
Como se locomover?
O transporte público no Chile é bom e atende aos visitantes muito bem.
Em Santiago o metrô é uma ótima opção e cobre a maior parte da zona urbana. Ao todo são 5 linhas com mais de 100 estações.
De forma geral, os chilenos utilizam muito ônibus e uma espécie de táxi lotação, que são carros que fazem trajetos fixos entre um ponto e outro.
Recomenda-se usar o transporte público para locomoção nos centros urbanos. Caso vá viajar para muitas cidades diferentes, pode-se planejar os trajetos de ônibus ou alugar um carro para ter mais mobilidade.
O que fazer no Chile?
Agora, sim, o que fazer na viagem para o Chile? Quais as melhores atrações? Vamos saber tudo sem demora!
Gastronomia e comidas típicas
O Chile também é famoso por suas empanadas, uma tradição compartilhada com a Argentina. O Curanto é outro prato típico, originário da região sul.
A Cazuela é outro prato que não se pode admitir ficar sem comer.
Conheça os detalhes sobre as comidas típicas do Chile aqui.
Ah! É claro que você não deve deixar de experimentar alguns dos ótimos vinhos chilenos. Aliás, as vinícolas do país promovem visitas muito interessantes.
Principais atrações turísticas na viagem para o Chile
As principais atrações que devem constar no seu roteiro são.
1 – Santiago do Chile
Santiago é unanimidade entre os brasileiros. É um hub de transporte, o que faz com que você passe por lá independente de qual seja seu destino final. A cidade possui vários museus, parques e ótimos restaurantes.
Conheça mais sobre as atrações da cidade para montar seu roteiro.
2 – Arredores de Santiago
Além de Santiago, pelo menos outras duas cidades merecem ser visitadas:
- Viña del mar
- Valparaíso.
As duas ficam no litoral e ficam a pouco mais de 100Km da capital. Valparaíso, em especial, é muito querida pelos turistas brasileiros.
3 – Deserto do Atacama
Não custa lembrar que um dos lugares mais fascinantes do mundo está na sua viagem para o Chile. O deserto do Atacama tem uma natureza exótica e inóspita ao mesmo tempo.
É uma das atrações mais desejadas por turistas de todo o mundo. Não deixe de conhecer!
4 – Patagônia
A Patagônia é conhecida mundialmente por meio de documentários sobre sua exuberante vida animal e vegetal e por ter sido parte das viagens de Darwin.
Parte da região está sob jurisdição Argentina, mas existem vários pacotes turísticos e roteiros famosos que podem ser feitos a partir do Chile. É um passeio que pode exigir um pouco mais de tempo.
5 – Cordilheira dos Andes
A região dos Andes é uma das partes mais bonitas do Chile e de toda América do Sul. Você pode visitar cidades como Puerto Montt e Puerto Varas. A paisagem é pintada de vulcões adormecidos, picos nevados, escarpas rochosas e os famosos Lagos Andinos.
E agora, o que está faltando para você decidir o roteiro da viagem para o Chile?
Anote todas as dicas que você aprender e se tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários para nós te ajudarmos!