Como visitar o Cemitério de Glasnevin

Gustavo Heldt

Passear em cemitérios pode parecer um pouco mórbido, mas alguns são verdadeiros pontos turísticos e merecem a sua visita. O Glasnevin Cemetery (Cemitério de Glasnevin), localizado em Finglas road, Glasnevin, em Dublin, é um deles.

O que você vê no Cemitério de Glasnevin

Fundado em 1832, por Daniel O´Connell (lembra da O’Connell Street?), com o propósito de enterrar católicos, protestantes e pessoas de todas as religiões, o cemitério de Glasnevin é o maior e mais importante cemitério da Irlanda.

Cemitério de Glasnevin
O cemitério de Glasnevin é o mais importante da Irlanda. Foto: Divulgação

O cemitério possui 124 hectares, onde estão enterradas mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais pessoas enterradas do que vivas em Dublin. Entre os sepultados, estão nomes importantes da história da Irlanda, como o próprio O´Conell e Michael Collins. Aliás, os restos de Daniel O’Connell estão enterrados em uma cripta da família, logo abaixo de uma torre de 51 metros, considerada a maior torre redonda da Irlanda.

quanto rende a poupança

Tour guiado pelo cemitério de Glasnevin

Para conhecer mais sobre a história do cemitério e das pessoas entererradas, é possível fazer um tour guiado, que dura aproximadamente uma hora. De outubro a março os tours ocorrem às 14h30min, de março a outubro, às 11h30min e às 14h30min, com tours extras em julho e agosto, às 13h. Outra forma de obter mais informações é visitando o museu, que fica junto ao cemitério.

Cemitério de Glasnevin
Tour guiado é um jeito interessante de conhecer o cemitério. Foto: Divulgação

Inaugurado em 2010, o Glasnevin Museum fica localizado ao lado da entrada principal do cemitério. O museu interativo oferece informações acerca das personalidades que descansam no cemitério. Na área “City of the Dead” você vai poder observar como eram os processos funerários, como os corpos eram roubados, entre outras curiosidades.

No andar superior você vai ter uma visão privilegiada do cemitério, além de conferir uma linha do tempo interativa, em uma mesa touch screen, onde você pode descobrir cerca de 200 anos de história. Caso você queira fazer uma pausa, o museu conta com café, onde é possível fazer um lanche. Se quiser levar uma lembrança, não deixe de passar na loja de souvenirs.

Como visitar o Glasnevin Cemetery & Museum

O museu e o cemitério funcionam de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. A entrada para o museu custa 6,00 euros, ou 15,00 para o ticket família. Para visitar o museu e fazer o tour pelo cemitério o ingresso sai por 12,00 euros ou 25,00 para a família. Se você é fã de museus e cemitérios, não deixe de incluir esse ponto turístico no seu roteiro de viagem.

Endereço: Finglas road, Glasnevin, Dublin 11. (Fica a 3km do centro de Dublin).

Mapa

Metrô: Estações de trem Connolly e Heuston.

Ônibus: 140 (que sai da O´Conell Street).

Funcionamento: O museu e o cemitério funcionam de segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. De outubro a março os tours ocorrem às 14h30min, de março a outubro, às 11h30min e às 14h30min, com tours extras em julho e agosto, às 13h.

Ingressos: A entrada para o museu custa 6,00 euros, ou 15,00 para o ticket família. Para visitar o museu e fazer o tour pelo cemitério o ingresso sai por 12,00 euros ou 25,00 para a família.

Site do Glasnevin Cemetery & Museum

E aí, curtiu as dicas para visitar o cemitério de Glasnevin? Comente.

Leia também

Conheça outros pontos turísticos de Dublin

Deixe uma resposta