Galeto Mamma Mia

Sou fã de comida italiana. Já disse isso algumas vezes aqui no Mapa de Gramado. Portanto, quando descobri que iria fazer a resenha do Galeto Mamma Mia, que fica Av. das Hortênsias, 3400, em Gramado, já avisei meu noivo: “vamos comer pouco durante o dia porque de noite vamos comer bastante”. E eu estava certa. Tanto que, no fim da noite, eu tentava, em vão, achar algum espaço no meu estômago para comer “só mais um pouquinho”.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

O ambiente

Inaugurado em 1984, o restaurante Mamma Mia é uma das galeterias mais tradicionais de Gramado. Localizado na Av. Gramado-Canela, bem numa esquina, ao lado do Bela Vista Café Colonial, o restaurante chama atenção pelo tamanho e por sua fachada, toda em madeira. Ao entrar no restaurante você vai perceber que o espaço interno é bem grande, e embora o Mamma Mia tenha um “Bar” na entrada, que funciona como uma sala de espera, é difícil de acreditar que você não vá conseguir uma mesa.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Na decoração do ambiente, nada de exageros. Na verdade, a madeira e a cor marrom predominam. Toalhas verde com branco, quadriculadas, embaixo da toalha branca, nas mesas, um verde quadriculado, bem discreto, junto à cortina branca, e azulejos verde com vermelho, junto à parede, são os únicos detalhes de cor que remetem à Itália. Alguns quadros, com imagens do interior de Gramado, e alguns utensílios de cozinha, como frigideiras, escorredores de massa e conchas, pendurados na parede, complementam a decoração e dão um toque interessante ao ambiente.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

A entrada do Galeto Mamma Mia, que possui um lustre bem grande, com velas, fica mais no alto. Para acessar os três ambientes do restaurante você desce as escadas. Nós optamos por ficar no ambiente mais à frente, que possui lustres de metal individuais para cada mesa, o que torna o espaço mais iluminado. Nos dois ambientes localizados mais ao fundo a iluminação é menor e você tem um pouco mais de privacidade, caso essa seja sua intenção.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Quando chegamos ao restaurante, às 20h, apenas duas ou três mesas estavam ocupadas. Meia hora depois esse número passava de dez, e olha que era uma segunda-feira. Mesmo assim, a quantidade de pessoas não comprometeu o atendimento. O número de garçons é bem grande e eles são muito simpáticos e solícitos.

Os pratos

Como o próprio nome já diz, a especialidade do Galeto Mamma Mia é o tradicional galeto ao primo canto. Mas você vai comer muito mais do que isso. O “rodízio” inclui sopa de capeletti, maionese de batata, radicci com bacon, salada mista e polenta frita e brustolada. Além disso, você pode solicitar quatro tipos de massa, com cinco opções de molho, lasanha de frango, canelone de queijo e polenta mole com queijo e linguiça colonial.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Assim, tudo que você precisa fazer é sentar e aguardar pela comida. E foi o que nós fizemos. E para completar, o rodízio ainda tem um bufê com sete tipos de sobremesa, que já está incluso no valor do rodízio. E você pode repetir aquilo que desejar, quantas vezes quiser.

Os preços

O rodízio de galeto, com todos os acompanhamentos, inclusive com sobremesa, custa R$ 48,80 por pessoa.

A nossa experiência gastronômica

Mal tínhamos sentado e o garçom já começou a trazer os pratos. Primeiro vem a sopa de capeletti, acompanhada de queijo ralado, raiz forte (crem), temperinho verde e pão, maionese de batata com cenoura (sem ovos), radicci com bacon, salada mista e polenta frita e brustolada. A sopa é deliciosa!

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Logo na sequência vem o galeto ao primo canto assado na brasa. Para acompanhar o galeto me servi de maionese de batata e polenta frita. Não sei dizer o que estava melhor, só sei que o nosso prato com polentas terminou logo, e tivemos que pedir mais. Além desses pratos, que vem à mesa, você ainda pode pedir massa (talharim, espaguete, nhoque ou tórtei) com molho (da Mamma, que é de carne de panela, queijo, ao sugo, ao pesto e alho e óleo). Nós escolhemos talharim ao molho da Mamma, que estava muito bom.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Você ainda pode solicitar lasanha de frango, canelone de queijo e polenta mole com queijo e linguiça colonial. Não resistimos e pedimos a lasanha e o canelone. As porções que vêm não são muito grandes, o que é bom, pois você pode experimentar de tudo (ou quase tudo, porque não aguentamos pedir a polenta mole). Tanto a lasanha quanto o canelone estavam maravilhosos, mas a gente não aguentava mais comer.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Opa! Ainda tinha sobremesa. Claro que pegamos um pouquinho, afinal, espaço pra sobremesa sempre tem. Era sete opções, mas eu peguei “só” o mousse de chocolate e o quindão. Os dois eram deliciosos e ajudaram a fechar a noite da melhor maneira possível.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Mais informações

O Mamma Mia abre diariamente, das 11h30min às 15h30min e das 19h às 23h30min. Se você deseja provar um vinho e não quer se preocupar em dirigir, o restaurante oferece transporte gratuito, para Gramado e Canela. Para quem for de carro, o Mamma Mia conta com um estacionamento na frente do restaurante.

Galeto Mamma Mia - Mapa de Gramado. Foto: Bárbara Keller

Se você é fã da típica culinária dos imigrantes italianos e procura por um lugar onde você possa experimentar vários pratos, à vontade, o Galeto Mamma Mia é uma ótima opção. O restaurante oferece o melhor da culinária italiana, em um ambiente espaçoso e com atendimento de qualidade. Só deixo um aviso: vá com fome, porque você vai precisar dela para dar conta de provar tudo!

Endereço: Av. das Hortênsias, 3400 – Gramado.

Mapa

Horário de atendimento: Diariamente, das 11h30min às 15h30min, e das 19h às 23h30min.

Site do Galeto Mamma Mia

Telefone: (54) 3286-1991.

Texto e fotos: Bárbara Keller

Veja mais fotos do Galeto Mamma Mia

Veja também

Aqui pertinho

Bela Vista Café Colonial

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta