Gramado 2020: Quando Visitar, Novidades e Programação

Conhecer Gramado em 2020 é uma das suas metas de viagem?

Então, saiba que há muito a explorar na cidade durante o ano todo, incluindo grandes eventos e pontos turísticos tradicionais.

Gramado em 2020 promete diversas festas e novidades: evento de Páscoa, Festival de Cinema e inauguração do Parque da Mônica são algumas delas.

E há ainda as atrações que funcionam durante o ano inteiro, como Mini Mundo, Snowland e fábricas de chocolate.

Como você pode ver, há muita coisa para explorar.

Então, é hora de analisar a programação da cidade, escolher a data preferida e montar o roteiro em Gramado.

Lembre-se de que, quanto mais antecedência no planejamento, melhor. Até porque se trata de um dos principais destinos na Serra Gaúcha e, dependendo do período, o movimento é intenso. 

Neste artigo, você vai conferir um panorama de Gramado 2020, dicas para montar a viagem e atrações obrigatórias no roteiro. Preparado? Vamos nessa, viajante.

Foto: Paulo Hulyk

Principais eventos de Gramado em 2020

Viajar a Gramado é algo que pode ser feito em qualquer época do ano, já que a cidade reserva diferentes atrações permanentes.

Mas, se você quiser fazer turismo na cidade em períodos de grandes eventos e movimentação, fique atento à programação para o próximo ano.

Para ajudar nessa tarefa, listamos abaixo os principais eventos e novidades de Gramado em 2020. Confira.

Natal Luz (até 12 de janeiro)

Foto: Edison Vara/PressPhoto

Para quem visitar Gramado no início de 2020, ainda é possível curtir a programação do Natal Luz.

O evento ocorre até 12 de janeiro de 2020 e tem programação cheia de espetáculos, como o show do lago Illumination, o desfile de Natal  e o show de acendimento. 

É um período em que a cidade tem um clima especial, com as ruas iluminadas e o espírito natalino em voga, além da programação intensa do Natal Luz.

Mas, se você visitar Gramado no fim de 2020, também pode curtir a programação do Natal Luz, que tem sua próxima edição de 22 de outubro de 2020 a 10 de janeiro de 2021.

Gramado in Concert (7 a 15 de fevereiro)

Músicas erudita e popular também têm espaço na programação de Gramado 2020. 

O Gramado in Concert é um festival que promove concertos de orquestras, solistas e grupos de câmara, além de uma programação com artistas e oficinas com músicos renomados.

Páscoa em Gramado (20 de março a 12 de abril)

Para os amantes de chocolate, a Páscoa em Gramado é a época perfeita para fazer turismo na cidade.

Além de reunir milhares de pessoas nas ruas, o evento oferece uma programação recheada, com atrações gratuitas para todas as idades, incluindo atividades lúdicas e religiosas.

Entre as principais atrações, estão as Paradas de Páscoa, que são desfiles pela Avenida Borges de Medeiros, e a Trupe de Páscoa, um espetáculo de interação com o público.

Se for viajar a Gramado nessa época, aproveite para se deliciar com os chocolates artesanais das fábricas de chocolate da cidade.

Festival de Cinema (14 a 22 de agosto)

Foto: Lidi Faria

O período do Festival de Cinema de Gramado é definitivamente um dos mais movimentados na cidade.

O festival é um evento tradicional, que ocorre todos os anos no Palácio dos Festivais, localizado na Avenida Borges de Medeiros.

É nesse evento que os famosos Kikitos são entregues aos vencedores nas diferentes categorias da premiação.

Se você tiver sorte, poderá até mesmo ver alguns famosos circulando pelo local do evento.

A programação de 2020 ainda não foi liberada, mas vale a pena conferir o site oficial com informações sobre a última edição.

Festival de Cultura e Gastronomia (4 a 20 de setembro)

Que tal participar de um evento que reúne os melhores profissionais de gastronomia em Gramado?

Se você gostou da ideia, visite a cidade em setembro, quando ocorre o Festival de Cultura e Gastronomia.

Festins, oficinas e workshops fazem parte da programação, além de um circuito gastronômico, em que os restaurantes da cidade criam pratos exclusivos.

Em 2020, a temática será Itália — então, prepare-se para a boa e tradicional comida desse país.

A programação para 2020 ainda será divulgada, mas o evento é excelente para quem acredita que a comida faz parte da experiência de viagem.

Parque da Mônica (segundo semestre)

No segundo semestre de 2020, a grande novidade de Gramado é a inauguração do Parque da Mônica, uma atração que promete divertir as crianças.

O parque terá mais de 20 atrações, semelhantes às atividades disponíveis no Parque da Mônica em São Paulo.

Também haverá brincadeiras que simulam profissões na Vila do Limoeiro, tradicional bairro onde se passam as histórias dos icônicos personagens de Mauricio de Sousa.

Roda-gigante, carrossel e montanha-russa são algumas das atrações do local, que também oferece praça de alimentação para o conforto dos visitantes.

O parque ficará em uma área de 25 mil metros quadrados, no bairro Carazal, em Gramado, próximo à ERS-235.

Gramado 2020: atrações abertas o ano todo

Conforme já mencionamos, Gramado tem atrações permanentes, o que a torna interessante para turistas em qualquer época do ano.

Então, mesmo que não ocorra um evento específico na data da sua viagem, sem dúvidas, haverá muitas atrações para conhecer na cidade.

Abaixo selecionamos as principais atrações de Gramado para explorar em 2020. Confira.

Lago Negro

Foto: Cristiano Casado

Um dos principais pontos turísticos de Gramado, o Lago Negro é um cartão-postal com pinheiros, azaleias e hortênsias, que ficam à margem de um enorme lago.

Dá para caminhar em volta do lago, tomar chimarrão, fazer piquenique na sombra das árvores e andar de pedalinho em formato de cisne.

Rua Coberta

Localizada no centro da cidade, a Rua Coberta é uma galeria com 100 metros de extensão onde estão concentrados restaurantes, cafés, bistrôs e lojas.

Em dias frios, os estabelecimentos ligam aquecedores e colocam cobertores nas cadeiras para manter os hóspedes aquecidos. Já o telhado de vidro protege os visitantes em dias chuvosos.

Trata-se de um ponto de parada obrigatória na cidade.

Avenida Borges de Medeiros

A Borges de Medeiros é a principal avenida de Gramado e reúne diferentes atrações, como Rua Coberta, Largo da Borges e a Paróquia São Pedro, por exemplo.

Vale caminhar pela avenida para conferir a arquitetura da cidade, além de conhecer restaurantes e lojas. 

Dica: é melhor fazer o trajeto da Borges a pé para aproveitar a cidade e conhecer diferentes pontos turísticos em uma única vez.

Mini Mundo

Foto: Cristiano Casado

Um passeio obrigatório em Gramado é o Mini Mundo, um parque ao ar livre com miniaturas de diferentes partes do mundo e de construções famosas.

Todas as réplicas foram feitas com tamanho 24 vezes que as obras originais, o que faz com que os turistas se sintam verdadeiros gigantes observando o mundo.

O Mini Mundo tem até mini pessoas e mini animais retratados. É um passeio para a família toda.

Snowland

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor da América Latina e garante diversão para adultos e crianças.

O parque oferece várias atrações, entre elas montanha de neve, boia gigante para escorregar na neve, patinação no gelo, snowboard, cinema 4D e Caverna do Yeti.

Ainda há o Snowland Night, que ocorre em datas específicas e tem programação especial noturna. 

GramadoZoo

Foto: Lidi Faria

Observar animais da fauna brasileira, alimentar alguns animais com supervisão, fazer passeio VIP e até mesmo conhecer o zoológico à noite são algumas atividades oferecidas pelo Zoológico de Gramado, o GramadoZoo.

Ao invés de grades e jaulas, há vidros blindados e viveiros de imersão que reproduzem o habitat das espécies, já que o bem-estar animal e a conservação ambiental são prioridades do zoo.

Fábricas de chocolate

Quer se deliciar com os melhores chocolates artesanais do Sul do Brasil?

A dica é visitar as fábricas de chocolate de Gramado, com destaque para as marcas Lugano, Prawer, Caracol e Planalto

Nesses locais, você vê de perto como ocorre a produção do chocolate artesanal, experimenta as iguarias e pode até personalizar o seu chocolate.

Vale lembrar que Gramado tem diferentes restaurantes e cafés, como a Casa da Velha Bruxa, que exploram o chocolate em diferentes doces, como chocolate quente e sorvete.

Por que visitar Gramado em 2020

Além da programação intensa oferecida pela cidade em 2020, vale a pena visitar Gramado por ser uma cidade capaz de agradar a todos os tipos de turistas.

Conheça três razões para colocar o destino na sua lista de próximas viagens:

1. Arquitetura alemã 

Foto: André Ribeiro

Dá para dizer que Gramado é um pedacinho da Alemanha no Brasil.

O destaque vai para a arquitetura alemã, com estilo enxaimel, o que dá à cidade uma paisagem urbana diferentes de todos os outros destinos no país.

Igrejas imponentes, canteiros de flores e uma cidade limpa e organizada é o que você vai encontrar em Gramado  — o que certamente torna o passeio ainda mais especial. 

2. Paisagens naturais

Se você curte natureza, vai se surpreender com as belezas naturais de Gramado.

Trata-se de uma cidade arborizada, com muitas flores (sobretudo hortênsias) e lugares para tomar ar fresco, como o Lago Negro.

A vista do Vale do Quilombo, que pode ser apreciada no Mirante Belvedere, é uma das paisagens mais bonitas da Serra Gaúcha.

Ainda é possível se deslocar a cidades próximas de Gramado, como Canela, onde as principais atrações na natureza são o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol

3. Gastronomia

Gramado é definitivamente um polo gastronômico no Sul do Brasil. 

A região tem forte influência da colonização alemã e italiana, razão pela qual há restaurantes com café colonial, massas, galetos e produtos artesanais, como queijos, vinhos e geleias.

Mas a verdade é que existem opções para todos os paladares.

Um dos destaques vai para as casas especializadas em sequência de fondue — uma parada obrigatória, principalmente no inverno.

Há ainda as fábricas de chocolate artesanal, que são uma atração à parte na cidade.

Dicas de viagem para Gramado

Agora que você já tem um panorama geral de Gramado em 2020, fique atento a algumas dicas essenciais para planejar a sua viagem à Serra Gaúcha. 

Quanto tempo ficar em Gramado?

O roteiro em Gramado pode ser bem democrático, pois dá para aproveitar a cidade em um dia, um fim de semana ou sete dias.

Um fim de semana ou feriadão já é um período adequado para conhecer as principais atrações de Gramado, principalmente se você quiser participar de um evento específico na cidade.

Mas também é possível permanecer uma semana inteira na cidade sem ficar entediado, principalmente porque dá para viajar para cidades próximas na Serra, como Canela, Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.

Qual é a melhor época para viajar a Gramado?

Conforme já mencionamos, Gramado é um destino preparado para receber turistas durante o ano todo.

Então, a melhor época de viagem varia conforme o seu objetivo.

Se quiser conhecer Gramado no inverno, onde as temperaturas podem chegar abaixo de zero e, ocasionalmente, pode haver neve, a dica é viajar entre maio e outubro.

Não dá para prever o tempo com total assertividade, mas, no geral, os demais meses são épocas de calor durante o dia, com noites frescas.

Considere também a sua preferência pelos eventos em Gramado para escolher a data da viagem. 

Garanta hospedagem com antecedência

Um cuidado essencial ao viajar para Gramado é reservar hotel com antecedência, principalmente em datas com grandes eventos, como Páscoa, Natal Luz e Festival de Cinema, além da alta temporada, de junho a agosto.

Nesses períodos, a cidade tende a ficar com a rede hoteleira cheia.

Portanto, pode ser difícil conseguir hotel, sobretudo perto do centro. Lembre-se de que o ideal é ficar justamente na área central da cidade para circular a pé, já que o trânsito fica intenso. 

Com essas dicas em mente, você já pode planejar a sua viagem a Gramado em 2020.

Em qualquer época do ano, sem dúvidas, você encontrará muitas coisas a explorar na cidade.

Quais atrações citadas neste artigo você pretende conhecer primeiro? Tem outras dicas para compartilhar com os leitores do blog? Deixe nos comentários abaixo.

Compartilhar

Deixe uma resposta