Fondue no Al Moretto em Gramado

Gustavo Heldt

Tem poucas coisas mais prazerosas do que ser pago para escrever sobre fondues de Gramado. Em um trabalho como esse, não conta apenas a refeição, mas todo o conjunto gastronômico que delineia a experiência do visitante: o ambiente, a localização, o atendimento e a trilha sonora. E poucos restaurantes aliam tão bem esses quesitos quanto o Al Moretto.

O ambiente

Localizado na Av. Borges de Medeiros, a principal, o restaurante apresenta um mascote engraçado e um queijo gigante na entrada. Esses elementos lúdicos destoam um pouco da proposta do lugar, mas não estragam a experiência. As amplas janelas de vidro e os tijolos à vista demonstram a outra faceta do local, ideal para casais e encontros românticos. O violinista que dá as boas-vindas na entrada é prova disso.

Antes de sentar, o visitante pode escolher entre dois ambientes, o da frente, com as janelas para rua, e o de trás, mais reservado, ao lado da bela adega de vinhos. Ambos possuem luz baixa e esmero estilístico suficiente para o início da conversa.

Al Moretto - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Assim que o casal se acomoda, nota-se um dos diferenciais do estabelecimento: o atendimento. Os garçons são corteses e entendem perfeitamente o momento de ajudar na escolha do vinho, o de trocar algumas palavras e o de manter alguma distância. Eles explicam brevemente o funcionamento da casa e indicam as melhores pedidas do cardápio. Na nossa opinião, a sequência de fondue.

Os pratos

Além da sequência de fondue, o Al Moretto oferece também peixes grelhados, como salmão, e pratos da cozinha internacional. O restaurante também serve o fondue separadamente. Pode-se pedir apenas o de queijo ou o de carne, por exemplo.

Al Moretto - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

A sequência de fondue pode ser incrementada com a batata suíça, que acompanha bem o de queijo e o de carne. Um dos bons vinhos da carta também estimula as papilas gustativas e ativa todos os dispositivos sensoriais do corpo.

Os preços

A sequência de fondue custa .

A minha experiência gastronômica

Al Moretto: fondue - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Quando o fondue de queijo chega, tudo parece simples demais. “Só pão e batata?”, você pergunta. Mas é muito mais do que isso. Experimente: embeber a batatinha no molho de queijo constitui-se de uma das atividades mais intensas de todo o processo gastronômico pré-mordida. A partir do primeiro contato do queijo derretido com a boca, tudo faz sentido. Toda a espera, todos os caminhos percorridos até ali, todas as decisões que levaram até aquele momento. Tudo valeu a pena.

Al Moretto: fondue de queijo - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Logo se descobrem alguns aromas e sabores escondidos, como o vinho branco no queijo. A essa altura, qualquer mistura é recomendada – como pedir para o garçom trazer o fondue de carne sem retirar a tigela de queijo. Com essa medida, cria-se o que muitos consideram o maior espetáculo da noite: a carne envolvida em um manto de queijo se dirigindo velozmente para a boca do conviva.

Al Moretto: fondue de carne - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Nesse momento, muitos turistas, envolvidos em um frenesi de gula e delírio gastronômico, começam a se desesperar: “E o chocolate? Como vou encarar o chocolate?”. Só que o instinto sabe o seu caminho e, quase invariavelmente, o estômago se dilata, devido à injeção súbita de adrenalina que acomete o indivíduo na consumação final da gula, quando os olhos encontram as frutas e o nariz percebe a impossibilidade de se distanciar de aroma tão instigante.

Al Moretto: fondue de chocolate - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Mais informações

Agora é hora de ir para o hotel. Esperançosamente, você estacionou perto do restaurante. Não veio de carro? Então, peça pelo transporte gratuito do Al Moretto. Porque caminhar muito você não vai conseguir. O Al Moretto funciona diariamente, das 11h às 23h30min.

EndereçoAv. Borges de Medeiros, 3017 – Centro.

Mapa

Horário de atendimento: Diariamente, das 11h às 23h30min.

Site do Al Moretto

 

Veja mais fotos do Al Moretto

Veja também

Outros restaurantes de Gramado

Aqui pertinho

Largo da Borges

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta