Roteiros em Gramado: 1, 2 e 3 dias

Em busca de um roteiro em Gramado para aproveitar o melhor da cidade em sua primeira visita?

Então você chegou ao lugar certo.

Localizada na Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, Gramado é uma cidade pequena, mas cheia de atrações e pontos turísticos empolgantes.

Encanta turistas do Brasil inteiro e do exterior devido a suas belíssimas paisagens e a seus inúmeros pontos turísticos.

Sem um bom planejamento, você vai ficar perdido com tantas opções.

Por isso, preparamos três opções diferentes de roteiro conforme o seu tempo de visita: 1, 2 e 3 dias.

Roteiros em Gramado – GUIA 2019

Gramado
Gramado, cidade charmosa na Serra Gaúcha. Foto: iStock, Getty Images

Há roteiros em Gramado para todos os gostos.

Mas, se essa é sua primeira viagem, vale a pena partir de uma programação com o básico das atrações da cidade e então adaptá-la de acordo com suas preferências.

Preparamos 3 roteiros em Gramado que podem ser personalizados conforme seus interesses, para 1, 2 e 3 dias na cidade.

Importante: nós recomendamos que, em sua primeira visita, você fique pelo menos dois dias inteiros, de preferência três.

Preparado? Então confira, a seguir, as atrações que sugerimos para o seu roteiro. 😉

Roteiro de 1 dia em Gramado

Lago Negro
Lago Negro é um passeio imperdível em Gramado. Foto: iStock, Getty Images

O Lago Negro é um ótimo local para ser visitado no início do dia, pois o movimento de turistas e moradores é menor.

Assim, você pode aproveitar para andar de pedalinhos sem enfrentar fila.

Depois de conhecer o Lago a bordo do pedalinho, faça o reconhecimento também a pé e tire muitas fotos. Se não estiver com pressa, sente na grama e aprecie a paisagem.

Na sequência, aproveite e visite outro atrativo do Bairro Planalto, o Mini Mundo, que fica a menos de 2 km do Lago Negro.

O Parque apresenta uma cidade em miniatura com réplicas de construções reais. Após essas duas visitas, o ideal é parar um pouco pra descansar e almoçar.

O Centro da cidade oferece diversas opções de restaurantes, para todos os gostos e preços.

Na parte da tarde, o roteiro se concentra nos pontos turísticos localizados no Centro de Gramado, na Av. Borges de Medeiros.

Portanto vá até a Praça Major Nicoletti após a refeição e sente em um dos bancos, descanse e aprecie o movimento.

Recuperada as energias, atravesse a rua e conheça a Igreja São Pedro, conhecida pela sua arquitetura e por seus famosos vitrais.

Bem ao lado da Igreja, está o Palácio dos Festivais, palco do Festival de Cinema de Gramado.

Após tirar fotos em frente ao Palácio, com a tradicional fachada ornamentada com o Kikito, siga em direção à Rua Coberta, que fica na frente.

Lá você pode sentar em um dos bistrôs, tomar um café e sentir a sensação de estar em uma cidade europeia. Aproveite para olhar as vitrines e visitar a loja da Caracol, onde você pode comprar chocolates pra levar de lembrança.

Para fechar o dia, a dica é degustar a tradicional sequência de fondue, composta por queijo, carne e chocolate. Essa janta será pesada, então faça um almoço mais leve e não exagere nos lanches.

Em um dia, é possível visitar todos esses locais e ainda apreciar a gastronomia de Gramado. Só tome cuidado na volta, depois de comer tanto fondue.

Roteiro de 2 dias em Gramado

Confira nosso roteiro para dois dias em Gramado. Não será o suficiente para ver tudo, mas já dá para aproveitar mais do que um bate-e-volta:

Dia 1 do roteiro em Gramado

Na parte da manhã se prepare pra bater perna no centro de Gramado, principalmente na Av. Borges de Medeiros, que concentra os principais pontos turísticos da cidade.

Comece pela Igreja São Pedro, que abre cedo pra visitação, e aproveite pra fotografar os famosos vitrais. Repare também na torre de 46 metros.

Seguindo o passeio, conheça o Palácio dos Festivais, que fica bem ao lado da Igreja. Sede do Festival de Cinema, o Palácio também abriga o único cinema da cidade.

Preste atenção na calçada no entorno do prédio, onde diversos artistas deixaram suas assinaturas no chão, no conhecido “Caminho das Estrelas”.

Atravesse a rua e se depare com a famosa Rua Coberta, uma galeria que abriga diversas lojas, bares e bistrôs.

Aproveite pra fazer umas comprinhas de chocolate, na loja da Caracol, e não esqueça das malhas, mantas, luvas e toucas, vestuário que predomina no inverno de Gramado.

Feito isto, caminhe até a Praça Major Nicoletti, localizada bem ao lado da Rua Coberta.

É hora de sentar para descansar em um dos bancos, admirar o local e o glamour da cidade. Esse pequeno tour deve ocupar a manhã toda, o próximo passo é fazer uma pausa para o almoço.

Você vai estar bem ao lado da Rua Coberta, que junto com a Av. Borges de Medeiros oferecem diversas opções de restaurantes. Mas não exagere na comilança porque um Café Colonial te espera no fim de tarde.

Uma boa opção para curtir depois da refeição é visitar o Lago Negro, que fica no Bairro Planalto.

O ideal é se deslocar até lá de carro, mas caso você decida ir a pé, para ajudar na digestão, o trajeto deve demorar uns 15 minutos.

Não deixe de caminhar tranquilamente ao redor do Lago e tirar muitas fotos. Curta a natureza e aprecie a paisagem, você pode fazer isso sentado ao sol ou andando de pedalinho.

Depois de conhecer vários pontos turísticos ao ar livre, você pode fechar o dia com uma visita a um dos Museus mais famosos de Gramado, o Museu de Cera Dreamland.

De carro você chega lá em no máximo 15 minutos, se não pegar muito trânsito. O Museu apresenta diversas estátuas de personagens e artistas de cinema e figuras da cultura pop. Você tem até as 19h para fotografar tudo que desejar.

Importante: esse museu não é para todo mundo. Vale muito mais para quem tem crianças pequenas e ainda não teve oportunidade de conhecer os grandes museus de cera, ou seja, as franquias do Madame Tussauds em Londres, Nova York, Amsterdam e outras capitais.

Por fim, é hora de degustar um dos tradicionais Cafés Coloniais que a cidade de Gramado oferece.

Mesmo que seja ainda de tardezinha ou início da noite, pode ir sem medo, essa refeição recheada de quitutes da cozinha alemã vai servir como café da tarde e janta.

Descanse bastante depois porque você tem mais um dia de turismo pela frente.

Dia 2 do roteiro em Gramado

Procure não acordar muito tarde pra aproveitar bem o dia e tome um café da manhã reforçado. A primeira visita será no Mini Mundo, no Bairro Planalto, um Parque que encanta crianças e adultos com uma cidade em miniatura com réplicas de construções reais.

Depois de reparar em todos os detalhes e fotografar muito, o segundo local que merece uma visita é o Lago Joaquina Rita Bier, que fica a uma quadra do Mini Mundo.

Aproveite e vá a pé, até porque ao chegar lá a intenção é caminhar ao redor do Lago e admirar a paisagem.

Esses dois locais vão preencher sua manhã tranquilamente. Agora que você já conhece o Centro de Gramado, fique livre pra escolher o melhor restaurante pra almoçar.

Reserve a tarde para conhecer o Parque Knorr, onde fica a Aldeia do Papai Noel, mas aproveite e passe antes no Belvedere que fica bem próximo ao Parque, na Av. das Hortênsias. O mirante proporciona uma vista incrível do Vale do Quilombo.

Já no Parque Knorr, não deixe de conhecer a moradia do bom velhinho e suas renas e aproveite ao máximo todas as atrações que o espaço proporciona.

À noite se despeça da cidade apreciando a cozinha italiana, escolha uma das tradicionais galeterias de Gramado e buon appetito!

Roteiro de 3 dias em Gramado

Rua Coberta é ponto turístico em Gramado
Rua Coberta é ponto turístico em Gramado

Pronto, este a seguir é o nosso grande roteiro em Gramado, que inclui muitas atrações para famílias e casais.

Dia 1 em Gramado

Se o tempo estiver bom, aproveite pra conhecer a maioria dos pontos turísticos ao ar livre no primeiro dia, afinal, nunca se sabe como vai ser o tempo depois.

Reserve a manhã toda para conhecer o Lago Negro, no Bairro Planalto.

Caminhe pelas margens do Lago, admire a natureza e tire muitas fotos. Você pode aproveitar também para andar de pedalinho.

Ou, então, simplesmente leve uma toalha pra estender na grama, se recostar e relaxar.

Na sequência, vá até o centro da cidade, na Av. Borges de Medeiros ou nas ruas ao redor e procure um bom restaurante para almoçar.

Mas guarde um pouco da fome porque você vai se deliciar com um Café Colonial mais tarde. Após a refeição, sugerimos um passeio na Av. Borges de Medeiros, que possui os principais pontos turísticos da cidade.

A Igreja São Pedro, com sua arquitetura e vitrais, é um dos atrativos. Ao lado dela, você encontra o Palácio de Festivais, que é palco de um dos principais eventos da cidade, o Festival de Cinema.

Só de tirar foto em frente ao Palácio, com o famoso Kikito na fachada, você vai sentir o gostinho do glamour que a cidade vive durante o evento.

De frente para o Palácio está a Rua Coberta, uma galeria com toda a aparência de uma cidade europeia. Lojas, bares e bistrôs compõem o cenário.

Bem ao lado, você vai poder conhecer a Praça Major Nicoletti, que representa todo o charme da cidade e oferece diversos bancos como opção de descanso para os visitantes.

Se você ainda estiver com pique, pode aproveitar pra fazer umas comprinhas nas lojas de chocolate e malharias que se espalham pela Avenida. E, para terminar o primeiro dia, aproveite pra experimentar o tradicional café colonial oferecido em diversos locais da cidade.

Dia 2 do roteiro em Gramado

O segundo dia também vai ser repleto de atrações. Inicie o passeio pelo Lago Joaquina Rita Bier, no Bairro Planalto. Coloque um calçado e uma roupa confortável e aproveite para conhecer o local caminhando ao redor das margens do lago. A paisagem é belíssima e rende boas fotos.

Pertinho dali fica o próximo destino, o Mini Mundo, que apresenta uma cidade em miniatura com réplicas de construções reais reproduzidas em um tamanho 24 vezes menor que o original.

Neste local, você vai passar um bom tempo reparando em cada detalhe e querendo fotografar tudo. Pode aproveitar, porque depois disso a pausa vai ser para o almoço.

À tarde, pegue a Av. das Hortênsias e visite o Belvedere, localizado à direita da estrada: você terá uma vista deslumbrante do Vale do Quilombo. Depois de tirar muitas fotos vá até o Parque Knorr, que fica bem perto dali, e conheça a famosa Aldeia do Papai Noel.

Lá, você vai conhecer a casa onde vive o bom velhinho e suas renas, e vai poder se divertir com as diversas atrações que o Parque oferece.

Durante a noite, aproveite para passear no centro da cidade e, quem sabe, jantar em um dos bistrôs da Rua Coberta, admirando as luzes da cidade e a movimentação das ruas.

Dia 3 do roteiro em Gramado

Na parte da manhã, você vai conhecer um dos lugares mais incríveis da cidade, o Gramado Zoo.

Se você acha que zoológico é tudo igual, vai se surpreender ao conhecer esse empreendimento de Gramado. Lá, poderá ficar pertinho das aves no viveiro e de outros animais, separados do turista apenas por um vidro blindado.

O passeio pelo zoológico vai ocupar toda a sua manhã, sem esforço. O almoço pode ser no próprio restaurante do local, ou você pode voltar para o centro de Gramado e se preparar para os passeios que estão por vir.

Durante a tarde, a dica é conhecer um espaço dedicado aos fãs do automobilismo, o Super Carros, que fica a poucos minutos de carro.

Lá você vai poder admirar diversos modelos de super carros e, se estiver disposto a pagar, preço, pode até dirigir ou ser carona em um deles. Que tal? 🚗

Restaurantes para o roteiro em Gramado

Al Moretto: fondue de queijo - Mapa de Gramado. Foto: Mapa do Mundo
Fondue de queijo é uma das atrações deste roteiro em Gramado. Foto: Mapa do Mundo

Depois de visitar tantos pontos turísticos, a noite do seu roteiro em Gramado deve ser memorável.

Nossa dica, então, é aproveitar para degustar uma sequência de fondue. Há diversos restaurantes que oferecem essa opção na cidade.

Depois de se deliciar com os pratos de queijo, carne e chocolate, você vai desejar voltar a Gramado rapidinho pra repetir a dose.

Mas não dá para ficar só no fondue.

Com mais dias na cidade, você verá que há restaurantes para todos os gostos.

Veja dicas testadas e aprovadas pelo Mapa do Mundo:

  • Cantina Pastaciutta: as melhores massas de Gramado
  • Bela Vista: o melhor café colonial da cidade
  • Cara de Mau ou Kongo: pizzarias temáticas para as crianças
  • Takumi: sushi e culinária japonesa com um delicioso menu de degustação
  • George III: um belo restaurante com inspiração britânica e gastronomia europeia
  • Caceria: um dos melhores restaurantes com carnes de caça do Brasil.

Gostou das dicas para o seu roteiro em Gramado? Quais pontos turísticos você mais quer conhecer? Comente! 😉

Deixe uma resposta